Emitir Notas fiscais e Boletos de forma automática: Aprenda como fazer

Já é possível encontrar no mercado algumas ferramentas para emitir notas fiscais e boletos automaticamente de tal forma que facilitam muito a rotina do departamento financeiro de empresa.

A maioria delas são pagas, mas também oferecem funções estratégicas que podem te ajudar a planejar as finanças do seu negócio, focando no crescimento da empresa.

No geral, a princípio emitir notas fiscais e boletos automaticamente é muito simples.

Basta incluir as informações necessárias no sistema e os planos e valores variam conforme o produto vendido, serviço prestado, tamanho e a necessidade de cada empresa.

A principal diferença entre eles é a recorrência, ou seja, a programação da cobrança.

Dessa forma, continue acompanhando este post e confira mais detalhes sobre como emitir notas fiscais e boletos automaticamente.

Logo após abrir uma empresa, todo empreendedor precisa decidir qual será a sua forma de recebimento: dinheiro, transferência, cartão, boleto…

Cada uma das opções tem suas vantagens e desvantagens, mas a verdade é que emitir notas fiscais e boletos faz parte da rotina financeira de grande parte das empresas.

Sou obrigado a emitir notas fiscais?

Se você presta serviços ou vende produtos, então é obrigatória a emissão de notas fiscais.

Porém, com a chegada da nota fiscal eletrônica (NF-e), algumas regras mudaram e, portanto, passaram a existir algumas situações em que a empresa não precisa emitir.

Um exemplo disso é o caso dos MEIs (Microempreendedores Individuais).

Só para ilustrar melhor a situação, quando a prestação do serviço é feita entre o MEI e uma pessoa física, a emissão da NF não é obrigatória, porém, em uma troca com outra pessoa jurídica, volta a ser obrigatório.

Por isso, é importante conferir lista de obrigatoriedades do seu estado para entender se a sua empresa realmente precisa realizar este processo e em quais ocasiões.

Emitir notas fiscais e boletos

Quais são as vantagens do recebimento por boletos?

Em primeiro lugar, o boleto bancário é uma das formas de pagamento e recebimento mais usadas no Brasil, tanto por estabelecimentos físicos quanto por lojas virtuais.

Eles são emitidos de forma fácil e rápida, e ainda garantem o controle de recebimento por conta dos emissores.

Em seguida confira mais algumas vantagens:

Segurança:

Além de evitar o problema das clonagens, como pode acontecer com cartões, ele pode ser armazenado facilmente (de forma física ou virtual), o que confere confiança, principalmente para quem gosta de guardar comprovantes de recebimento.

Facilidade nas formas de pagamento:

Primeiramente, essa é uma vantagem tanto para quem compra, quanto para quem vende.

Ou seja, os consumidores podem escolher o local em que vão fazer esse pagamento.

E são vários: bancos, lotéricas, correspondentes bancários ou até na palma da própria mão, por meio de aplicativos ou internet banking.

Facilitando a vida de quem compra, garante que o pagamento seja feito rapidamente, com o propósito de evitar atrasos.

Facilidade na emissão:

A forma de emitir boletos também é muito simples, ainda mais quando a empresa conta com uma plataforma para emitir notas fiscais e boletos automaticamente, como a Celero!

Com a nossa plataforma, você consegue:

  • Emitir notas fiscais e boletos automaticamente, sendo apenas um ou vários de uma vez só.
  • Definir se a cobrança será por meio de valor único, parcelado ou recorrente – essa última função é um dos grandes diferenciais da Celero. Você pode programar uma cobrança e as demais são realizadas automaticamente. 
  • Indicar informações do serviço, como juros ou multas.
  • Relacionar de forma muito prática, com o fluxo de caixa da nossa plataforma.

Veja como emitir notas fiscais e boletos automaticamente na plataforma da Celero.

Além de emitir notas fiscais e boletos automaticamente, a plataforma de automação financeira da Celero faz o controle de receitas.

Assim como despesas e do fluxo de caixa, agenda as contas a pagar, tem conciliação bancária automática, acompanha as metas financeiras e gera relatórios confiáveis.

Efetividade no fluxo de caixa:

As operadoras de cartão cobram uma taxa para a empresa, que pode fechar até 6%, além da possibilidade de demorar mais ou menos um mês para “entregar” o dinheiro.

Isso pode diminuir o capital de giro, prejudicando a atualização do fluxo de caixa – o que não acontece com os boletos, em que a liberação pode ser feita na hora da compra.

Você já parou para pensar no tempo que o seu departamento financeiro demora para realizar este processo todo o mês?

Será que não é a hora de começar a emitir boletos e notas fiscais automaticamente?

Com a Celero, além de emitir notas fiscais e boletos automaticamente, a gente garante que consegue ajudar sua empresa a deixar o departamento financeiro em piloto automático.

Oferecendo mais tempo e esforços para que você possa focar nas atividades mais estratégicas!

Artigo atualizado em 28 de maio de 2021.


Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me