Proteção contra golpes



Anexo I

A Celero se dedica em promover e difundir a segurança. Por isso, preparamos este material para dar dicas e orientações aos clientes sobre como evitar golpes e outras ameaças.

Sugestão: Encaminhe este material também para todos os seus clientes.


Como usar este material?

Para tirar melhor proveito deste material, faça o seguinte:

  • Leia com atenção;
  • Tome as providências descritas aqui;
  • Treine o seu time com as informações deste documento;
  • Já que a Celero pode enviar comunicações aos seus clientes, envie este material para os seus clientes também.

Antes de começar...

É importante que você mantenha os seus colaboradores e os seus clientes avisados sobre possíveis golpes, e maneiras de minimizar os riscos.

PREVENIR É SEMPRE MELHOR. Se você desconfiar de qualquer situação ou comunicação, entre imediatamente em contato com a gente. A forma mais segura de falar com a gente é pelos nossos CANAIS OFICIAIS.


Dica 1: Como evitar cair em golpes

Primeiro, saiba como a Celero opera:

  • A Celero só aceita pagamento por meio de boleto bancário ou cartão de crédito, sendo assim, qualquer solicitação de pagamento por outro meio é suspeito e deve ser confirmado;
  • Sempre confira o código de barras: Os 3 primeiros dígitos devem ser iguais ao número do banco emissor e os últimos dígitos correspondem ao valor a ser pago;
  • Antes de confirmar o pagamento, verifique se os dados do beneficiário final estão corretos;
  • Se possível, utilize o DDA (Débito Direto Autorizado). O DDA é um tipo de serviço em que o boleto é enviado diretamente para a sua conta. Ele é mais prático e seguro, já que dessa forma o boleto é acessado somente por você, por meio eletrônico.

Dica 2: Cuidado com mensagens duvidosas

  • Sempre que receber uma mensagem em nome da Celero, seja por e-mail, telefone ou SMS, CONFIRA O REMETENTE REAL, que geralmente está entre os caracteres "<" e ">". Qualquer email cujo domínio não seja @celero.com.br é suspeita
  • Cuidado ao enviar seus dados por aplicativos de mensagens, sempre confirme para quem está enviando.
  • Se os textos tiverem erros gramaticais, solicitarem dados pessoais ou bancários ou pedirem para clicar em links e fazer downloads, desconfie! Golpistas utilizam e-mails e sites para coletar informações ou instalar vírus no computador ou celular, por isso é importante ficar atento.
  • Se tiver dúvidas sobre a origem da mensagem, entre em contato com a gente através dos nossos canais oficiais.

Dica 3: Cuidado com ataques de phising

O QUE É: Um atacante pode enviar um email para você em nome da Celero pedindo para você realizar um pagamento para um fornecedor seu, enviando um boleto ou informações de Pix. Dessa forma, se o ataque for bem-sucedido, o atacante pode obter vantagem financeira. Do inglês "pescar", é um tipo de ataque cibernético que consiste em enviar uma mensagem em nome de outra pessoa, em geral um email se passando pela empresa, e solicitando dados, permissões ou até mesmo ações com o objetivo de obter vantagem, acesso indevido ou de causar dano.

EXEMPLO: Um atacante pode enviar um email para você em nome da Celero pedindo para você realizar um pagamento para um fornecedor seu, enviando um boleto ou informações de Pix. Dessa forma, se o ataque for bem-sucedido, o atacante pode obter vantagem financeira.

COMO IDENTIFICAR:

  • No topo da mensagem de email, sempre verifique se o nome do remetente é compatível com o email. Você pode fazer isso passando o mouse em cima do nome, mas sem clicar. Se estiver acessando no smartphone, toque e segure sobre o nome para ver o endereço de email. Por exemplo:

    Pedro Silva <pedro@celero.com.br> o email é mesmo do Pedro
    Pedro Silva <sd21565we@c123.com> o email não é do Pedro

  • Se a mensagem de email solicita uma resposta com senso de urgência ou pede algo fora do comum, verifique melhor e procure confirmar isso com o suposto remetente através de nossos canais oficiais.
  • Se a mensagem de email promete uma grande recompensa por uma pequena ação, verifique melhor e procure confirmar a autenticidade do remetente.
  • Se a mensagem de email contém um link, verifique se o link leva para um site suspeito passando o mouse por cima mas sem clicar. Se estiver acessando no smartphone, toque e segure sobre o link e veja para onde o link realmente leva. Por exemplo:

    Clique aqui: http://celero.com.br <http://celero.com.br> Este link leva para o verdadeiro site da Celero.
    Clique aqui: http://celero.com.br <cellero.com.br> Este link não leva para o verdadeiro site da Celero.
    Clique aqui: http://celero.com.br <e1001.net> Este link não leva para o verdadeiro site da Celero.

COMO SE PROTEGER:

Já que não é possível impedir alguém de enviar um email na internet, se você recebeu um email de phishing, faça o seguinte:

  • Não responda nem clique em links, se houver;
  • Avise os envolvidos, como seu fornecedor, ou a Celero, se o email foi enviado em nome desses;
  • Se estiver usando o Gmail, apenas abra o email, clique nos 3 pontinhos no canto superior direito da tela, e clique em "Denunciar phishing".

COMO REMEDIAR:

E se você já respondeu enviando informações ou clicou em um link suspeito de um email de phishing, mas só percebeu isso depois? Nesse caso, avise imediatamente os envolvidos, inclusive a Celero, se o email foi enviado em nome da Celero.


Dica 4: Proteja seus dispositivos móveis

A chance de você perder ou ter seu dispositivo móvel furtado é maior do que ser hackeado. Por isso é bom se preparar com antecedência caso isso aconteça. Você pode fazer o seguinte:

Se você perder ou tiver seu aparelho roubado, faça o seguinte:

  • Altere todas as senhas;
  • Se possível, apague remotamente seu dispositivo;
  • Se o aparelho for corporativo, informe imediatamente os administradores;
  • Notifique sua operadora e ajude a evitar golpes;

Quer saber mais? Entre em contato com a Celero pelos canais oficiais.