Guia de comunicação Celero

Esse guia de comunicação foi pensado para ajudar os funcionários da Celero na hora de escreverem textos dentro do Tom & Voz da marca. O guia também contém boas práticas de escrita.

Objetivos e princípios de escrita

Objetivos

Com todos os conteúdos que publicamos, independente do canal (site, blog, redes sociais, produto, etc.), os nossos principais objetivos são:

Educar/ensinar: mostrar para pequenos e médios empreendedores que entender sobre gestão financeira é essencial para manter o negócio funcionando a longo prazo sem dificuldades e que o assunto não é tão complexo quanto parece.

Respeitar: tanto clientes quanto potenciais clientes, ter empatia e consciência de que gestão financeira não é um assunto ensinado desde a base estudantil e que o conhecimento deles é mínimo, também levamos em consideração a rotina deles que é corrida e o tempo é escasso.

Guiar: lembre-se de que você é a ponte dos usuários e leitores com o universo da gestão financeira empresarial, muitas das pessoas que entrarem em contato buscando informações não saberão por onde começar, é seu papel servir como guia para informações que podem ser relevantes.

Objetivo: a gestão financeira não é tema principal na rotina da maioria dos empreendedores, então, não demore muito para mostrar informações relevantes e que possam responder uma pergunta rapidamente.

Como alcançar?

Para atingir os objetivos citados acima, nós garantimos que os nossos conteúdos são:

Úteis: antes de escrever um conteúdo tenha em mente que dúvidas ele responde. Para qual perfil de pessoa você está escrevendo? É para alguém com um conhecimento prévio sobre gestão financeira ou é para um leigo?

Claros: para um conteúdo ser claro, ele precisa ter um propósito: é conteúdo educativo (blog), chamativo (anúncios, redes sociais) ou voltado para alguma ação (usabilidade)? Com o propósito definido, seja claro nas informações que você deseja transmitir.

Fácil: evite usar jargões financeiros, use palavras simples e do cotidiano de qualquer pessoa, tente traduzir termos complexos oferecendo uma explicação ou legenda, se o tópico for um conteúdo técnico releia para ver se ele está compreensivo e, se possível, peça para outra pessoa ler a sentença e pergunte se ela entendeu o que está escrito.

Apropriado: adapte o tom de voz para o contexto onde o conteúdo está inserido. Por exemplo, use um tom mais sério caso a situação seja a solução de um problema que o cliente não está conseguindo resolver e siga o Tom & Voz da Celero nas situações cotidianas.

Tom & Voz

Para que os conteúdos da Celero sejam produzidos com qualidade e coerência é necessário conhecer o Tom & Voz que utilizamos. Nesta seção você vai conhecer qual é o tom e voz da empresa e as diferenças entre os dois elementos.

Diferença entre Tom e Voz

Voz: é o som da sua voz, ela não muda, ela pode ser fina ou grave, mas permanece a mesma independente de onde você esteja;

Tom: é a forma como você se comunica dependendo do contexto ou ambiente, ele também depende do seu estado emocional. Quando você sai para jantar com amigos, o seu tom é mais leve, descontraído e divertido, diferente de quando você está uma reunião de negócios, por exemplo;

Tom da Celero

No geral, o Tom da Celero é informal e divertido. Informal significa que evitamos o uso de termos técnicos da área de finanças e buscamos traduzir esses termos para uma linguagem mais cotidiana e de fácil assimilação para os nossos clientes e audiência. E é divertido no sentido de que somos alegres e otimistas em relação às circunstâncias. O nosso principal objetivo é passar informações financeiras com clareza.

Ao mesmo tempo, o nosso tom se adapta ao contexto da audiência, portanto, um tom mais sério não deve ser descartado quando necessário.

Voz da Celero

Somos sinceros, mas sem grosseria: nós entendemos que a rotina dos nossos clientes e audiência é corrida, por isso nos expressamos de forma direta, não escondemos informações e apresentamos o panorama real da situação financeira de forma gentil.

Amigável, mas sem perder o profissionalismo: tratamos os nossos clientes pelo nome e temos uma linguagem informal durante a conversa, mas estamos cientes de que o foco é melhorar a gestão financeira da empresa através da solução (plataforma) que oferecemos.

Especialista, mas sem arrogância: nossa intenção é compartilhar o conhecimento dos nossos especialistas financeiros com os clientes e a audiência através de conteúdos e atendimento educativos tendo a plena consciência de que o assunto pode ser complexo para outras pessoas (empatia).

Nós somos confiantes: nós confiamos que o nosso conhecimento financeiro irá ajudar pequenas e médias empresas a fazerem a gestão financeira delas com mais confiança.

Dicas de escrita

Aqui você vai encontrar algumas dicas rápidas de elementos de escrita usando o Tom e Voz da Celero, mas para mais detalhes confira a seção de Gramática.

  • Voz ativa: usamos a voz ativa e evitamos a voz passiva.

  • Jargões e gírias: evitamos o uso de termos financeiros e gírias locais e culturais.

  • Positividade: escrevemos de forma positiva e evitamos palavras negativas.

Gramática

Usamos alguns princípios básicos de gramática para tornar os nossos textos concisos e claros para a nossa audiência, nesta seção você vai encontrar algumas dicas simples que podem ser usadas no seu dia-a-dia, principalmente quando você estiver escrevendo em nome da Celero.

Voz ativa

Sempre que você for escrever algum conteúdo, escreva em voz ativa e não em voz passiva. A diferença entre voz ativa e voz passiva é a ação do “sujeito”, na voz ativa o “sujeito” realiza a ação e na voz passiva, o “sujeito” sofre a ação.

Caminho certo - voz ativa

"O menino comeu o iogurte."

"O motorista estacionou o carro."

"A atleta colocou o tênis."

"A plataforma agendou os seus documentos."

Caminho errado - Voz passiva

"O iogurte foi comido pelo menino."

"O carro foi estacionado pelo motorista."

"O tênis foi colocado pela atleta."

"Os seus documentos foram agendados pela plataforma."

Primeira pessoa no plural (nós)

Quando escrevemos artigos para blog, criamos postagens nas mídias sociais e campanhas de marketing, nós usamos a primeira pessoa no plural “nós” (Celero). Dependendo do contexto, o “nós” também pode ser usado dentro da plataforma.

Caminho certo

"Queremos que você melhore a gestão financeira da sua empresa."

"Esperamos ajudar você no seu planejamento financeiro."

Caminho errado

"A Celero quer que você melhore a gestão financeira da sua empresa."

"A Celero espera ajudar você no seu planejamento financeiro."

CTAs (Call-to-Action)

CTAs (Call-to-Action) são chamadas para ação em formato de botões ou links e como o nome já diz, eles indicam uma ação que deve ser realizada pelo usuário. Tanto para campanhas de Marketing quanto para elementos dentro do produto.

Deve-se usar verbo no imperativo, ou seja, que indicam uma ordem, um pedido, uma sugestão. E deixamos em letra maiúscula apenas a primeira letra da primeira palavra.

Caminho certo

"Assine agora."

"Compre ainda hoje."

Caminho errado

"Assinar agora."

"Comprar ainda hoje."

Gírias e jargões financeiros/técnicos

Para facilitar o entendimento e compreensão dos nossos conteúdos, nós evitamos gírias, principalmente as locais, e jargões financeiros e muito técnicos.

Caminho certo

"Acesse a sua lista de documentos registrados."

"Tudo certo. Todos os boletos e notas fiscais foram enviados."

Caminho errado

"Bora acessar a sua lista de documentos registrados."

"Não existem cobranças sendo processadas."

Escrevemos de forma positiva

Evitamos mensagens com tons negativos, principalmente no início de uma frase, sempre que possível troque palavras como “não”, “incorreto(a)” ou “infelizmente” por uma versão mais positiva.

Caminho certo - forma positiva

"Esqueceu a sua senha? Revise e tente de novo."

Caminho errado - forma negativa

"Senha incorreta, tente novamente."

Tempo verbal

Escrevemos as nossas mensagens e conteúdos no tempo verbal presente e futuro, evitamos o gerúndio.

Caminho certo - presente e futuro

"Documentos salvos, você será notificado quando eles forem liberados."

"Recebemos a sua solicitação, entraremos em contato em breve com uma resposta."

Caminho errado - gerúndio

"Documentos salvos, vamos estar enviando uma notificação quando eles forem liberados."

"Solicitação recebida, vamos estar entrando em contato em breve com uma resposta."

Números

No início da frase, escreva o número por extenso, no meio da sentença e em títulos (headlines), a escrita numérica está permitida.

Caminho certo - início da frase

"Oito pessoas se inscreveram para a vaga de atendimento ao cliente."

"Dezessete candidatos passaram para a próxima fase do teste."

Caminho errado - início da frase

"8 pessoas se inscreveram para a vaga de atendimento ao cliente."

"17 candidatos passaram para a próxima fase do teste."

Caminho certo - meio da frase

"A Ana faz aniversário no dia 8 de janeiro."

"Nós temos em estoque apenas 10 itens do produtos."

Caminho errado - meio da frase

"A Ana faz aniversário no dia oito de janeiro."

"Nós temos em estoque apenas dez itens do produtos."

Se em algumas frases a versão numeral parecer estranha, pode usar a versão escrita.

Exemplo:

  • Eu tive uma boa primeira impressão do responsável pelo setor financeiro.

OBS: nós abreviamos números e usamos 1k ao invés de 1.000 em espaços pequenos e/ou com limites de caracteres.

Datas

Para as datas, nós seguimos alguns padrões de grafia da língua portuguesa. Para abreviação de datas, nós usamos barras.

Caminho certo

15/01/2021

Caminho errado

Gramaticalmente falando, as duas formas são corretas na língua portuguesa, mas falando de comunicação digital é melhor manter um padrão.

15-01-2021

15.01.2021

A forma escrita de anos deve ser escrita sem ponto ou espaço.

Caminho certo

2019, 2020, 2021

Caminho errado

2.019, 2.020, 2.021

2 019, 2 020, 2 021

OBS: o primeiro dia do mês deve ser escrito dessa forma: 1º/01/2021. E não dessa forma: 01/01/2021. Na nossa comunicação nós usamos o zero a esquerda tanto no no dia quanto no mês, assim: 02/01/2021.

Em textos para o blog, procure escrever o nome inteiro do mês e com a primeira letra em minúsculo. Exemplo: janeiro.

Caminho certo

8 de janeiro de 2021

8 de jan. 2020

Caminho errado

8 de Janeiro de 2021

Horas

Em relação às horas, nós seguimos o padrão gramatical da língua portuguesa. Para horas redondas nós usamos a forma numérica e a palavra “horas”.

Exemplos:

  • 8 horas

  • 9 horas

  • 10 horas

A forma abreviada deve ser escrita com letra “H” em minúsculo e sem espaço entre número e letra. Não coloque “s” ou ponto depois do “h”.

Caminho certo

8h, 9h, 10h

Caminho errado

8 h, 9 h, 10 h

OBS: em espaços pequenos e/ou com limites de caracteres nós usamos a grafia com dois pontos, assim: 8:00, 9:00, 10:00.

Nós não usamos a sigla “am” para horários matinais e não usamos a sigla “pm” para horários vespertinos, nós usamos a forma crescente de horas.

Caminho certo

11h00, 12h00, 13h00, 14h00

Caminho errado

11:00am, 12:00am, 1:00pm, 2:00pm

Quando escrevemos horas quebradas, nós não damos espaço entre os elementos e não colocamos “s” ou ponto no final da letra “h” (horas) e da letra “m” (minutos).

Caminho certo

8h30m, 9h10m, 10h15m

Caminho errado

8 h 30 m, 9 h 10 m, 10 h 15 m

8 hs 30 m., 9 hs 10 m., 10 hs 15 m.

Moeda

Para escrever valores em moeda local, nós usamos a letra “R” maiúscula com o símbolo de cifrão antes do número e não usamos espaço entre os elementos.

Caminho certo

R$10, R$20, R$50

Caminho errado

R$ 10, R$ 20, R$ 50

Se escrevemos o nome da moeda de forma extensa, nós não usamos o símbolo de cifrão.

Caminho certo

"O produto custa 10 reais."

"O ingresso custa 200 reais."

Caminho errado

"O produto custa R$10 reais."

"O ingresso custa R$200 reais."

Quando escrevemos valores quebrados, valores em real e centavos, nós usamos a letra “R” maiúscula com o símbolo de cifrão antes do número que representa o preço em reais e usamos vírgula para representar os centavos, nós não usamos espaço entre os elementos.

Caminho certo

R$10,25

R$20,50

R$50,70

Caminho errado

R$ 10, 25

R$ 20, 50

R$ 50, 70

Telefone

Nós usamos parênteses para identificar a região do número de telefone e usamos hífen para separar a primeira e segunda sequência de números. Nós também usamos espaços para separar os parênteses da primeira sequência de números.

Caminho certo

(41) 9111-2222

(41) 9 2222-3333

Caminho errado

(41)9111-2222

(41)9 2222-3333

Extensão de arquivos

Quando estamos falando do arquivo de forma geral, escreva o nome todo em letras maiúsculas sem ponto no final e com a letra “S” em minúsculo para representar a forma plural.

Caminho certo

PDF

JPG

GIFs

HTML

Caminho errado

pdf

jpg

gifs

html

Se estamos nos referindo a um arquivo em específico, a escrita deve ser toda em letras minúsculas.

Caminho certo

comprovantedepagamento.pdf

ferias2020.jpg

nicholascage.gif

site.html

Caminho errado

comprovantedepagamento.PDF

ferias2020.JPG

nicholascage.GIF

site.HTML

Nomes de setores

Quando nós falamos de um setor de dentro da empresa, nós escrevemos apenas a primeira letra é em maiúscula e palavras como “setor”, “departamento”, “área” e etc permanecem em minúsculo.

Caminho certo

setor de Marketing

setor Comercial

departamento de Vendas

Caminho errado

Setor de Marketing

Setor Comercial

Departamento de Vendas

OBS: há exceções quando é o início de um novo parágrafo ou o início de uma nova frase seguida de ponto final.

Nome de cargos

Quando nos referimos ao cargo de alguém em específico, nós escrevemos as letras iniciais do título em maiúscula exceto a preposição.

Caminho certo

Lucas, Diretor de Marketing

Gabriela, Analista de Conteúdo

Thiago, Editor de Vídeo

Jorge, Consultor de Vendas

Caminho errado

Lucas, diretor de Marketing

Thiago, editor de Vídeo

Jorge, consultor de Vendas


Lucas, Diretor De Marketing

Gabriela, Analista De Conteúdo

Thiago, Editor De Vídeo

Jorge, Consultor De Vendas

Quando nos referimos ao cargo de forma geral, em textos no blog, e-mail e redes sociais, a primeira letra do cargo permanece minúscula e apenas a primeira letra do nome do setor se mantém maiúscula.

Caminho certo

"Geralmente, o diretor do setor Financeiro é responsável por essa tarefa."

"Estamos em busca de um(a) novo(a) analista de conteúdo para a nossa empresa."

Caminho errado

"Como saber se o Diretor do setor Financeiro está fazendo um bom trabalho?"

"Encontre os melhores Analistas de Conteúdo."

Sigla

Sigla é a abreviação de nomes próprios como, por exemplo, ONU. Sempre existe a chance da audiência não estar familiarizada com alguma sigla, por isso que na primeira menção nós escrevemos o nome completo da instituição ou elemento que estamos falando, inserimos a sigla entre parênteses e depois usamos apenas a sigla como referência.

Caminho certo

Organização das Nações Unidas (ONU)

Supremo Tribunal Federal (STF)

Nota Fiscal Eletrônica (NFe)

Caminho errado

ONU

STF

NFe

Pontuação

Ponto de interrogação (?)

Use ponto de interrogação quando você não tiver certeza em relação a resposta e, sempre que possível, transforme uma frase interrogativa em uma frase afirmativa.

Em uma citação, o ponto de interrogação vai dentro da citação caso o ponto faça parte da frase.

Caminho certo

“Você está em casa?”, a mãe perguntou.

Caminho errado

“Você comeu hoje”?, perguntou o irmão.

Ponto de exclamação (!)

O ponto de exclamação é usado para representar emoções como surpresa, espanto, indignação, entusiasmo, ordem e muitas outras, ou seja, por representar diversas emoções é importante saber usar de acordo com o contexto da frase.

Por isso, use o ponto de exclamação com moderação.

Caminho certo - onde usar

Textos para o blog

Mídias sociais

Páginas de captura

Páginas de venda

Caminho errado - onde não usar

Mensagens de erro

Mensagens de alerta

OBS: caso você tenha dúvidas em como o leitor vai interpretar o ponto de exclamação, é melhor não usar essa pontuação.

Citações (“ “)

Citações são representadas por aspas duplas (“ “) e são usadas para mencionar uma pessoa ou alguma coisa. Pontos finais, de interrogação e de exclamação vão dentro das aspas caso façam parte da frase e fora caso não façam parte da frase original.

Caminho certo

Quem disse: “Deus ajuda quem cedo madruga”?

O nome da nova funcionalidade é “calculadora financeira”.

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.", Nelson Mandela.

Caminho errado

Quem disse: “Deus ajuda quem cedo madruga?”

Ponto e vírgula (;)

Nós usamos ponto e vírgula em listas de itens. E evitamos usar em frases contínuas.

Caminho certo

- Nota fiscal;

- Boleto;

- Cartão de crédito;

- Comprovante de pagamento;

Caminho errado

Nota fiscal; Boleto; Cartão de crédito; Comprovante de pagamento;

Escrevendo para web

E-mail

E-mail é um dos nossos canais de comunicação com potenciais clientes e clientes, nós usamos esse canal para comunicar sobre novidades, agendar demonstrações, compartilhar materiais e educar a nossa audiência.

Para manter a nossa comunicação consistente não esqueça de conferir o nosso Tom & Voz e seguir a estrutura abaixo.

Básico

Antes de começar, é importante que você saiba que nós enviamos os seguintes tipos de e-mails para a nossa audiência:

  • E-mail marketing (fluxos de nutrição e vendas);

  • Newsletter externa (novidades sobre nossos conteúdos para os leads e clientes);

  • Newsletter interna (apenas para os times da Celero);

  • Novas funcionalidades da plataforma;

  • Comunicados sobre horário de atendimento;

Para falar com a nossa audiência, nós usamos uma plataforma de envio automático e antes de clicar no botão de “agendar” ou “enviar” tenha certeza que os elementos abaixo estão configurados.

Remetente

É o endereço de e-mail usado por nós (Celero) para enviar uma mensagem, pode ser o e-mail de alguém de um dos times (nome.sobrenome@celero.com.br) ou pode ser um e-mail empresarial (comercial@celero.com.br).

Assunto

A linha de assunto é importante para o destinatário ter uma ideia de qual será o conteúdo do e-mail, não existe número de caracteres ideal, em caso de dúvidas no tamanho do assunto, siga as recomendações da plataforma de envio automático, o importante é ser descritivo e conciso.

Corpo do e-mail

O conteúdo do corpo do e-mail deve ser coerente, tente manter cada parágrafo entre duas e três linhas para os blocos de textos não serem muito grandes. Na plataforma de envio, escreva os textos com tamanho de fonte 15 ou 16 e, caso seja necessário enviar um e-mail da sua caixa de entrada do Gmail, utilize o tamanho de fonte padrão. Insira imagens como recurso auxiliar se necessário.

Texto alternativo

Se você colocar uma imagem no corpo do seu e-mail, não esqueça de inserir um texto alternativo, também conhecido como “alt text”, que é uma breve descrição do que a imagem está ilustrando.

Call-to-action (CTA)

A tradução de “call-to-action” é “chamada para ação” e essa ação pode ser um convite para agendar uma demonstração, ler e/ou compartilhar um artigo, ver um vídeo, se inscrever para um evento online, responder um e-mail e etc. Independente de qual seja a ação é importante destacar essa parte da mensagem com botões ou destacando o texto com um link e deixe claro o que o leitor deve fazer.

Rodapé

Todos os e-mails de uma campanha devem conter rodapé com link de descadastro (unsubscribe) e com o endereço físico da sede da empresa.

Facilite a leitura

A maioria dos leitores vão apenas olhar rapidamente o conteúdo do e-mail ou vão abrir a mensagem em um dispositivo de tela pequena, como um smartphone por exemplo, então, torne a leitura fácil, destaque as informações importantes nos primeiros parágrafos e destaque as informações relevantes com negrito.

Segmente a lista de leads

Dentro da plataforma que usamos para enviar os e-mails automaticamente estão todos os contatos de e-mails da nossa audiência (leads e clientes), antes de enviar a mensagem faça uma segmentação da lista de contatos e envie o e-mail apenas para a segmentação que terá interesse pelo conteúdo da mensagem.

Teste o e-mail

E antes do envio oficial, envie um e-mail teste para você mesmo(a) ou para outra pessoa que faz parte da campanha de e-mail para ver se está tudo certo com a formatação da mensagem, se o e-mail chegou como deveria e se os links do corpo do e-mail estão funcionando.

Blog

Usamos o blog para educar a audiência sobre gestão financeira empresarial, empreendedorismo, tecnologia e startups. Este canal é de responsabilidade do time de Marketing, mas qualquer pessoa da Celero pode escrever artigos para compartilhar conhecimento que vão ajudar nossos leitores.

Se você é especialista em algum tema relacionado aos assuntos citados acima, você é a melhor pessoa para compartilhar esse conhecimento, caso você queira falar sobre algum tópico, mas não se sinta muito confiante, peça ajuda para o(a) seu(sua) líder e veja como ele(a) pode te ajudar.

Assim que você estiver pronto(a) para escrever sobre o tópico que você deseja, siga as recomendações abaixo.

Básico

Para manter a nossa comunicação coerente não esqueça de conferir o nosso guia de Tom & Voz e as recomendações de gramática.

Tamanho do artigo

Os artigos que são publicados no blog têm no máximo 2.000 palavras. Procure fazer parágrafos com até 3 linhas para facilitar a leitura e destaque informações relevantes com negrito. Seja objetivo e não enrole para passar as informações que você deseja.

Links no artigo

  • Links internos: são links para outros artigos do blog da Celero, não há limites para a quantidade de links internos que você pode inserir no seu artigo, mas seja coerente, direcione apenas para artigos que têm alguma relação com o que você está escrevendo.

  • Links externos: são links para artigos de outros blogs ou links de portais de notícias, pesquisas, vídeos e etc. Recomendamos que você coloque no máximo até 3 links externos, mas há exceções caso você mencione pesquisas que foram publicadas.

Conteúdos superficiais e plagiados

Como dissemos no tópico sobre o tamanho do artigo, o mínimo de palavras é de 2.000, lembre-se que o nosso objetivo é ensinar a nossa audiência, então, quanto mais informações passarmos, melhor.

Conteúdo plagiado é inaceitável, você pode pesquisar para aprimorar o seu conhecimento para gerar um conteúdo de qualidade, mas sempre mencione a fonte de onde você tirou os dados e pesquisas e mencione o(a) responsável por citações e discursos.

Regras SEO

Sempre que possível, mande o seu texto para o time de Marketing com as regras básicas de SEO que você vê abaixo.

  • Palavra-chave: defina uma palavra-chave para o seu texto, ela será o tema central do seu conteúdo. Insira ela no título do artigo e no corpo do texto, mencione ela ao menos 3 vezes ao longo do artigo.

  • Título: além do título principal do artigo, utilize subtítulos para separar o texto em tópicos e facilitar a leitura.

  • Links: não esqueça de inserir links no seu texto e siga as recomendações do tópico “links do artigo”.

Temas

E para reforçar, os artigos do blog da Celero envolvem gestão financeira empresarial, empreendedorismo, tecnologia e startups para atender as necessidades do nosso público-alvo.

Caso você tenha alguma dúvida ou dificuldade é só falar com o pessoal do time de Marketing.

Mídias sociais

Nós usamos as mídias sociais para se relacionar com a nossa audiência e gerar engajamento, nós aproveitamos esses canais para compartilhar artigos do blog e materiais como e-books, planilhas e qualquer tipo de conteúdo rico.

Básico

A Celero está presente apenas nas seguintes mídias sociais:

  • Facebook: usamos para divulgar materiais ricos (e-books, planilhas, etc) e artigos do blog, dar dicas sobre gestão financeira empresarial, divulgação de eventos, notícias sobre a Celero, vídeos do nosso canal do youtube, fazemos postagens sobre datas específicas e sobre o horário de funcionamento da empresa.

  • Instagram: usamos para aumentar a percepção da Celero como marca. Também aproveitamos para dar dicas sobre gestão financeira empresarial, para divulgar novidades do produto, mostrar a cultura da empresa e compartilhar conteúdos rápidos.

  • Linkedin: usamos para compartilhar as vagas que estão abertas, materiais ricos e artigos do blog, também aproveitamos essa rede para mostrar como é trabalhar na Celero e quais são os benefícios de fazer parte do nosso time.

  • Youtube: usamos para compartilhar conteúdo audiovisual e para realizar eventos online.

Todos esses canais são gerenciados pelo time de Marketing da Celero.

Assim como nos outros canais de comunicação que usamos, nas mídias sociais nós seguimos o nosso Tom & Voz e as recomendações de gramática, mas não esqueça que cada mídia social tem suas características, por isso siga as recomendações adicionais abaixo.

  • Facebook e Instagram: não existe limite de caracteres, mas tente ser objetivo e escreva legendas com no máximo dois parágrafos com três linhas cada, você é livre para usar emojis como recurso visual.

  • Linkedin: tem um limite de 1.300 caracteres, mas para ser objetivo, siga as mesmas recomendações para Facebook e Instagram e só passe se realmente for necessário.

Glossário

Recomendadas

Celero: empresa que oferece uma plataforma online para automatizar os processos de gestão financeira empresarial.

Automação financeira: automação financeira é o uso de tecnologia para padronizar processos operacionais e rotinas financeiras desde contas a pagar e a receber até a gestão de cobrança e análise de relatórios financeiros no ambiente online.

Gestão financeira: ação de administrar as despesas, rendimentos e receitas de um estabelecimento comercial ou administrar as finanças pessoais.

Planejamento financeiro: elaboração de um plano para organizar despesas, rendimentos e receitas do setor financeiro.

Planejamento estratégico: elaboração de um plano para atingir um objetivo específico.

Plano de negócios: conjunto de medidas a serem tomadas para administrar um empreendimento comercial, industrial ou financeiro.

Plano de contingência: conjunto de medidas a serem tomadas caso um imprevisto aconteça.

Fluxo de caixa: a movimentação de dinheiro para pagamentos e de recebimentos dentro do setor financeiro de uma empresa.

Saúde financeira: equilíbrio nas despesas, rendimentos e receitas financeiras de uma empresa.

Gestão orçamentária: administração dos custos previstos para a produção de um produto, manutenção da entrega de um serviço e desenvolvimento/crescimento de uma empresa.

Educação financeira: compartilhamento de conhecimento sobre finanças empresariais para ensinar o usuário sobre o tema.

Setor financeiro: área dentro da empresa que administra as receitas, despesas e rendimentos financeiros.

Custos: o valor pago por um serviço, produto, recurso e etc para realizar determinada tarefa.

Despesas: gastar dinheiro com algo específico. Exemplo: a despesa com o concerto do carro foi baixa

Gestão de pessoas: busca por novos funcionários para uma empresa e a administração de tarefas que vão garantir o bem estar destas pessoas durante o período em que elas vão permanecer trabalhando para a corporação.

Investimento: colocar dinheiro em um determinado recurso com o objetivo de obter lucro.

Empréstimo: pegar dinheiro de uma instituição financeira ou pessoa para pagar uma dívida com a intenção de devolver o valor fornecido futuramente, geralmente, com juros.

Tecnologia: geração de conhecimento e desenvolvimento de novas ferramentas para facilitar a gestão financeira de pequenos e médios empresários.

Inteligência artificial: sistema online criado pelo time de desenvolvedores capaz de aprender habilidades para resolver problemas e facilitar a gestão financeira empresarial.

Empreendedorismo: capacidade de gerar novos negócios e inovar dentro de uma empresa.

Marketing: processos e estratégias baseados em pesquisa de mercado com o intuito de aumentar o lucro de uma empresa.

Organização financeira: colocar os processos financeiros de uma empresa em uma ordem que seja fácil compreender e analisar.

Análise de dados: leitura e interpretação de um conjunto de informações como, por exemplo, valores e entender o impacto dessas informações no crescimento de uma empresa.

Centro de custo: ponto principal onde acontece a maior despesa para realizar uma tarefa.

Precificação: ação de determinar o preço para um produto/serviço que se queira vender.

Capital de giro: é a quantidade de dinheiro que uma empresa possui para se manter operando e pagar as despesas enquanto não recebe pelo produto ou serviço oferecido.

Guestpost (Guest post): parceria entre o setor de marketing da Celero com o Marketing de outra empresa para trocar a publicação de artigos para ambos os blogs.

Para evitar

Jornada: usamos essa palavra internamente para explicar o processo de compra do cliente durante a execução das estratégias de marketing e vendas.

Dor: usamos essa palavra internamente para exemplificar os problemas que o nosso cliente em potencial enfrenta. Use como alternativa a palavra “objetivo” ou similares como, por exemplo, “meta” e entre outros sinônimos.

Contingenciamento: é um substantivo para se referir a contenção e/ou controlar despesas, a melhor opção é usar sinônimos porque é uma palavra difícil de falar e escrever e muitas pessoas podem não conhecer o seu significado.

Termos técnicos em inglês: como “setup”, “onboarding”, “hand-off” e similares. Nós somos uma empresa brasileira, portanto, nos comunicamos em português assim como nossos clientes e audiência, sem contar que apenas 5% da população brasileira fala inglês.