5 vantagens de terceirizar a gestão financeira da sua empresa

Você já pensou nas vantagens de terceirizar a gestão financeira da sua empresa? Na real, você sabia que essa possibilidade existe?

Se a resposta é “não” para uma ou para as duas perguntas, esse artigo pode ser pode abrir uma porta de possibilidades que você nem imaginava hahaha

Então, vamos entender melhor como a terceirização da gestão financeira da sua empresa pode beneficiar o seu negócio e aumentar a produtividade da sua equipe?

Bora!

Por que terceirizar a gestão financeira?

Excelente pergunta e a resposta mais simples é: ter mais tempo e energia para outras atividades, aquelas que são consideradas mais relevantes para empresa.

Claro que relevância muda de empresa para empresa, mas não é massa poder diminuir os esforços em uma tarefa desgastante e burocrática para focar em outras que podem trazer mais oportunidades de negócios?

Eu acho isso sensacional hahaha

Mas para que você possa encarar a terceirização do setor financeiro da sua empresa como uma vantagem, primeiro você precisa saber como a maior parte das empresas tratam a gestão financeira atualmente.

Como funciona nas micro e pequenas empresas

Bom, nas micro e pequenas empresas é super normal as tarefas financeiras serem divididas entre os donos da empresa e é natural eles passarem o dia correndo atrás de boleto, cobranças e vendo planilhas no computador.

Se esse é o seu caso, você sabe muito bem do que eu estou falando.

A correria e o estresse para deixar tudo em ordem é bem desgastante, sem falar que se você não gosta de fazer, é um saco ver tanto processo e burocracia não é mesmo?

Como as empresas lidam com a gestão financeira
Como as empresas lidam com a gestão financeira atualmente

E as empresas maiores, como ficam?

Já em empresas maiores, a história já é um pouco diferente.

Na maioria das vezes, o nível de profissionalização da gestão é maior e elas já possuem departamentos financeiros internos estruturados.

Se você tem um departamento financeiro, isso significa que você tem funcionários para fazer a gestão financeira por você, certo?… Corretíssimo.

O problema é que eles ficam tão atarefados e cheios de demandas que não conseguem fazer direito as projeções, orçamentos e gerar o conhecimento financeiro que podem ajudar na tomada de decisão de forma mais inteligente.

Mesmo que você não seja o responsável direto pelo setor financeiro da sua empresa, a terceirização com certeza facilitaria muito a vida dos seus colaboradores.

Porque além deles fazerem o que eles devem fazer, que é todo o acompanhamento financeiro, eles também saberiam quais dados olhar para otimizar as finanças da sua empresa.

E no final do dia, é isso que importa não é mesmo?

Mas, continuando…

As vantagens de terceirizar a gestão financeira da sua empresa começa pelo fato de que você pode se preparar melhor para enfrentar possíveis desafios na queda de faturamento.

Sem falar que você também estará melhor preparado em caso de demissões e baixa no consumo em muitos setores da economia brasileira, enxugar a estrutura da empresa pode ser uma boa opção.

Agora que você já sabe mais ou menos como funciona a estrutura do setor financeira nas empresas brasileiras, vamos direto ao que interessa neste artigo…

As 5 vantagens de terceirizar a gestão financeira

Antes de partimos direto para a lista, tem algo muito importante que você precisa saber.

A consultoria PricewaterhouseCoopers lançou em 2017 a 6ª edição do Benchmarking PwC da Área Financeira e sabe o que esse relatório dizia?

Que uma das tendências para os próximos anos era a terceirização do setor financeiro nas empresas, mas a melhor parte vem agora…

Em 2016, as empresa que apresentaram os melhores padrões de excelência (preste bem a atenção: EXCELÊNCIA!) na gestão financeira tinham um custo com finanças 40% menor.

Com certeza é uma economia expressiva e os motivos que levaram esses top performers a alcançarem essa excelência foram a organização do modelo operacional, a correta gestão de pessoas e o uso da tecnologia para automatizar tarefas.

Detalhe: essa informação é de 3, 4 anos atrás.

Imagine o quanto a tecnologia para tornar a automação e, consequentemente a terceirização, não melhorou.

Então vamos conhecer as 5 vantagens de terceirizar a gestão financeira da sua empresa.

1) Aumento de produtividade das suas equipes

Isso mesmo, você terá uma equipe mais produtiva já que ela gastará menos tempo fazendo processos financeiros burocráticos e poderá analisar mais dados.

E, assim, ver onde é possível fazer melhorias nos gastos da empresa.

Na prática você também terá uma gestão financeira especializada com métodos e processos atualizados e melhor: de acordo com a realidade do mercado, o que significa maior qualidade em todos os aspectos da gestão.

Uma equipe mais produtiva também significa fazer mais com menos, ou seja, você não precisará contratar mais funcionários do que o necessário para continuar operando com qualidade.

Incrível não é mesmo?

Agora que você conheceu a primeira vantagem, vamos o que mais a terceirização da gestão financeira guarda para você.

Maior qualidade para o controle financeiro
Busque por um melhor controle financeiro

2) Maior qualidade para o controle financeiro

Não importa qual tipo de terceirização que você for escolher, se contratar uma consultoria ou software/plataforma online, você vai acabar ganhando qualidade no setor financeiro.

Na primeira opção, provavelmente, você vai contratar alguém que será responsável por toda a gestão e análise do seu setor financeiro ou ao menos vai treinar alguém da sua equipe para fazer isso.

E na segunda opção, as informações que você precisar estarão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

E a visualização dos dados é muito mais rápida e fácil já que você terá o suporte de gráficos e, óbvio, a ajuda da tecnologia.

Sem falar que uma empresa especializada em gestão financeira tem métodos e processos atualizados e de acordo com a realidade do mercado, ou seja, uma maior qualidade em todos os aspectos da gestão.

Então, fica mais uma dica para terceirizar o seu setor financeiro.

3) Redução de prejuízos e problemas envolvendo caixa terceirizando a gestão financeira

Voltando as opções de terceirização disponíveis para você no mercado: contratar uma empresa para assumir o seu setor financeiro, ou treinar alguém para fazer isso, ou assinar uma plataforma/software online.

Nos dois casos, o controle é o ponto central da história. Porque você terá mais capacidade para detectar problemas de forma antecipada.

Tenha em mente que contratando uma empresa terceirizada, ela será obrigada a mostrar para você dados e relatórios que mostrem como está a saúde financeira da sua empresa para você saber quais decisões tomar para otimizar custos.

Agora, se você optar pela contratação de uma plataforma online, você terá acesso aos relatórios de forma automática e quase instantânea diariamente.

Dependendo da ferramenta, a leitura desses dados podem ser fácil ou não, mas de qualquer forma você saberá em tempo real como estão as finanças da sua empresa.

Independentemente da sua escolha, nos dois casos você terá algo chamado previsibilidade.

Esse termo é muito conhecido no mundo das finanças e ajuda você a prever como está o fluxo de caixa da sua empresa.

A previsibilidade te dá o poder de tomar decisões baseadas em fatos, você sabe quando uma quantia de dinheiro sairá e quando entrará e, assim, ficará mais fácil decidir onde você deve realizar otimizações, beleza?

Depois dessa, chegou a hora de partimos para o próximo tópico: privilégio!

4) Geração de informações privilegiadas

Quem não ama ter um privilégio aqui e ali? Eu sei que eu adoro e quando você consegue gerar situações de privilégio que facilitarão a sua vida é melhor ainda, não é mesmo?

Pois bem, terceirizar a gestão financeira da sua empresa também significa ter controle regular e frequente das suas finanças, sem falar que a gestão de indicadores ajuda na criação de um big data financeiro.

E esse big data será de grande importância na tomada de decisões porque ele também vai ajudar você a ter previsibilidade e não tem coisa mais legal do que prever o futuro.

Mesmo que seja apenas o futuro financeiro da sua empresa.

E estamos quase lá, você está quase descobrindo quais são todas as vantagens de terceirizar a gestão financeira que eu separei para a sua empresa 😎

5) Agilidade e redução de custo através da terceirização

Sim, agilidade e redução são a alma do negócio hahaha

Tá, eu já disse que uma das vantagens é a maior produtividade da sua equipe entra no pacote e a agilidade não fica para atrás.

Não sei quem ficará responsável pela terceirização do seu setor financeiro da sua empresa, se é você ou algum funcionário, mas se prepare.

Sabendo quais dados olhar ficará ainda mais rápido tomar decisões, você terá mais agilidade na realização de orçamentos e na gestão do seu caixa.

Você também passará menos tempo coletando dados e mais tempo analisando relatórios.

Análise até parece algo chato, mas só assim você terá mais percepção de novas oportunidades e riscos com maior clareza e saberá como se preparar.

E essas são as 5 vantagens de terceirizar a gestão financeira da sua empresa e aí, gostou? Se sim, deixe nos comentários, vou adorar saber o que você achou.

Se você não gostou, não tem problema, você também pode deixar nos comentários o que faltou para esse artigo atender às suas expectativas, tá bom?

E antes de finalizar, não deixe de compartilhar esse conteúdo caso você ache que ele pode ajudar mais alguém e nos vemos no próximo texto.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me