Como manter o foco ao tirar sua empresa do vermelho?

A produção de conteúdo da Celero não para e hoje você vai descobrir como tirar uma empresa do vermelho.

A série de conteúdos sobre como recuperar sua empresa tem uma grande notícia: chegamos na melhor parte! Depois de toda análise realizada e do planejamento escrito no papel, chegou a hora de colocar a mão na massa.

Por incrível que pareça, é aqui que muito projetos de alto potencial morrem. O motivo é quase sempre o mesmo: falta disciplina. 

Toda mudança é difícil. Ainda mais com tantas dificuldades – o tempo é curto, o dinheiro é escasso e o emocional já não está como no dia da inauguração da sua empresa.

É preciso focar e executar cada um dos passos do plano que traçou de forma disciplinada, aplicando seus conhecimentos da melhor maneira possível.

No papel é tudo lindo, mas na prática a coisa muda e é parte do perfil resiliente do empreendedor se adaptar ao cenário, por mais complicado que ele seja. Foco é a palavra-chave. E nós estamos aqui para te ajudar nesta etapa. Confira algumas dicas para manter o foco ao tirar sua empresa do vermelho:

1. Divida seu tempo e suas tarefas

Não adianta querer otimizar todas as tarefas que encontrar pela frente. É importante dar a atenção necessária para cada um dos passos do plano de ação para que ele tenha sucesso e você consiga recuperar sua empresa.

Por isso, antes de começar, defina o tempo que pretende investir em cada uma das tarefas e busque cumprir o cronograma. Se for necessário, faça listas de prioridades. Você vai poder perceber a sensação incrível de dar um “check” e ver o plano acontecendo!

2. Organize seu espaço de trabalho

É muito mais fácil perder o foco quando está trabalhando no meio de um caos. Sendo assim, organize seu ambiente de trabalho, deixe à vista somente o necessário e o que pode te ajudar no processo. Isso vai melhorar sua concentração e fazer com que todas as atividades sejam realizadas com mais eficiência.

3. Encontre um time para te apoiar e delegue funções

É claro que você não precisa passar pelo processo de recuperar uma empresa sozinho. É fundamental que você tenha um time te apoiando, principalmente nas tarefas que não vai conseguir dar tanta atenção, já que está focado no plano de ação.

Além disso, seja a referência para a equipe! Não vale mover forças contra a falência da empresa se o dono não der exemplo. Procure engajá-los e deixar claro que você não poderá estar presente em todos os processos da empresa por um tempo, mas que é para um bem maior de todos.

4. Estabeleça pequenas premiações para aumentar a motivação

Não há maior premiação do que ter sua empresa de volta a todo vapor. Mas até lá, é legal estabelecer alguns pequenos reconhecimentos, tanto para você, quanto para seu time, após a conclusão de cada tarefa.

Pode ser desde um e-mail de agradecimento até um happy hour para todo mundo. Cabe a você escolher o que faz mais sentido para a situação, o importante é que tenham momentos de motivação ao longo do caminho.

5. Procure manter o equilíbrio entre o corpo e a mente

De nada adianta você se esforçar fisicamente se sua cabeça não estiver 100%. Por isso, é muito importante que você mantenha o sono em dia, pratique atividades físicas sempre que possível, e que não esqueça de fazer algumas pausas durante o dia para refrescar a mente. Além disso, busque uma alimentação saudável e não pule refeições.

Estamos quase lá! Esse é o penúltimo conteúdo da nossa série sobre como reerguer uma empresa – isso significa que, ao ter seguido nossas dicas até agora, é muito provável que você esteja a um passo de conquistar seu objetivo. Vale repetir: o caminho não é simples, mas pode acreditar, o investimento de tempo, esforços e dinheiro vale a pena no final.


Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me