Já pensou em terceirizar o departamento financeiro da sua empresa?

Terceirizar o departamento financeiro das empresas já é uma realidade.

E, ao contrário do que possa parecer, terceirizar um setor tão importante para uma empresa não significa delegar toda a administração do seu dinheiro para outra pessoa.

Mas para entender melhor o que eu quero dizer, continue lendo esse artigo para saber como terceirizar o departamento financeiro da sua empresa em virtude de conquistar processos mais ágeis e simples.

Então, vamos começar.

Formas de terceirizar o departamento financeiro

Primeiramente, é importante que você saiba que há duas formas bem comuns de terceirizar o seu setor financeiro:

1) contratando um analista financeiro, ou seja, um profissional da área caso você não tenha conhecimento, ou 2) contratando um software de gestão financeira.

Contratar um analista financeiro

Contratar um profissional financeiro que não é interno é a primeira opção da maioria das empresas porque foi a única opção disponível por muito tempo.

E também porque é mais fácil contratar outra pessoa para executar uma tarefa que você não gosta de fazer do que separar um tempo para aprender algo que você não entende muito bem.

E tudo bem, se você dispõe de um orçamento que permite a contratação desse profissional, aproveite, não há nada de errado nisso.

No entanto, ainda será necessário conversar (fazer reuniões) periodicamente com o profissional que você contratou para fazer o acompanhamento da gestão financeira da sua empresa.

E saber se é necessário fazer algum ajuste como, por exemplo, cortes ou reorganização de investimentos.

Essa é primeira opção disponível, agora vamos falar sobre a alternativa que eu mencionei anteriormente.

Contratar um software de gestão financeira

Se você procura por uma alternativa com a finalidade de gastar pouco, talvez assinar um software de gestão financeira seja o que você precisa já que os custos tendem a serem bem menores do que contratar um profissional qualificado.

É bom ter em mente que desse modo você irá economizar, mas também terá que separar um tempo para aprender a mexer no software ou destinar para alguém para ser responsável por essa tarefa.

Além do preço mais conta, uma das principais vantagens de software online sem dúvida é a possibilidade de ter acesso às informações 24 horas por dia, 7 dias por semana.

E não apenas só isso, mas também poder acessar relatórios precisos para fazer uma análise de dados mais eficiente.

Agora que você conhecer as duas formas disponíveis de terceirização do departamento financeiro, bora conhecer a lista de vantagens.

Conheça 4 vantagens de terceirizar o setor financeiro

As vantagens de terceirizar o setor financeiro

Se você está lendo esse artigo é porque você realmente está considerando em deixar os processos de gestão financeira nas mãos de outra pessoa.

Ou em usar um sistema automatizado.

E para ajudar você a tomar essa decisão, segue uma pequena lista das vantagens que você terá se resolver terceirizar.

Conheça as 4 vantagens que você pode alcançar

1) Maior produtividade: não importa quem é o responsável pela gestão financeira, se é você ou um funcionário, depois que você terceirizar as funções financeiras você notará um aumento na produtividade.

Já que nem você ou a pessoa responsável precisará focar 100% do tempo na execução de tarefas financeiras.

E, assim, poderá focar em atrair novas oportunidades de negócios ou permitir que seu funcionário desenvolva habilidades mais analíticas.

2) Qualidade no controle financeiro: se você optar pela contratação de um(a) profissional financeiro terceirizado, ele(a) focará na coleta de dados e terá que apresentar relatórios que mostram o progresso ou estagnação da sua empresa e explicar o que cada informação significa.

Já no caso do software, é provável que o sistema gere relatórios automaticamente baseados nas informações que foram inseridas durante a configuração da plataforma.

Em resumo, não importa qual das opções você use, a qualidade do controle financeiro será maior porque estará centralizado em um lugar ou pessoa.

3) Redução de prejuízo e problemas de caixa: através dos relatórios gerados tanto pelo profissional contratado quanto pela plataforma de gestão financeira, você terá a capacidade de identificar problemas de forma mais rápida.

Dessa forma você conseguirá tomar decisões que vão otimizar os custos da empresa e, assim, é possível estancar um problema antes que ele vire uma bola de neve e uma dor de cabeça bem grande.

4) Agilidade e redução de custo: quando você sabe quais dados olhar, tomar decisões se torna algo muito rápido assim como fazer ajustes de orçamento. Você também passa menos tempo coletando dados e passa mais tempo fazendo análises.

A princípio, análise de dados pode parecer algo chato e monótono, mas através dela você pode ter novas percepções de oportunidades de negócios, ver riscos com mais clareza e saberá como se preparar.

Ufa, enfim terminamos as vantagens da terceirização do seu departamento financeiro, agora, vamos falar de pesquisas.

Relatório da Price relaciona terceirização do setor financeiro ao ganho de eficiência em grandes corporações

A 6ª edição do Benchmarking PwC da Área Financeira foi gerada a partir de mais de 400 projetos realizados pela consultoria PricewaterhouseCoopers em empresas de diversos setores pelo mundo.

Para acessar esse relatório completo é só clicar aqui.

Mas, o objetivo dessa análise foi fornecer insights sobre boas práticas de outras empresas, além de indicar as tendências no setor e alertar os empresários sobre oportunidades da área financeira.

Entre essas tendências encontramos a terceirização do setor financeiro.

A Price separou um grupo de empresas que apresentavam os melhores padrões de excelência na gestão financeira. Essas empresas, em relação ao grupo imediatamente inferior na escala de excelência, tinham um custo 40% menor com finanças.

Sem dúvidas, é uma economia expressiva, e os motivos que levaram esses top performers a alcançar tais níveis de eficiência foram, segundo a análise da Price, a organização do modelo operacional, a correta gestão de pessoal e o uso da tecnologia para automatizar tarefas.

Em boas práticas do modelo operacional, destacamos que:

“(…) algumas equipes de finanças estão indo mais longe, deslocando as áreas de tesouraria, impostos e relatórios para centros de excelência dedicados, deixando para profissionais selecionados a tarefa de gerenciar o desempenho de toda a empresa e fornecer uma visão e um direcionamento estratégico”

Viu, com o intuito de ter maior agilidade e reduzir custos, as empresas que optaram por terceirizar a sua gestão financeira, principalmente, terceirizar para um sistema online, estão obtendo mais efetividade e sucesso.

Mas calma que ainda não acabou, tem mais.

Como uma empresa saiu de R$ 200 mil em dívidas com o banco

Quando a Celero fazia apenas consultoria financeira, há anos atrás, fomos apresentados a uma loja que estava com dificuldades em gerenciar o seu dinheiro.

Essa loja, ao final de dois anos, foi um de nossos clientes-modelo para o começo do desenvolvimento da nossa plataforma, pois os sócios já estavam cansados de ter que colocar dinheiro próprio na empresa.

Tomavam, com frequência, empréstimos de amigos, além de terem feito empréstimos no banco para bancar o 13º salário e comprar estoque para as vendas de final de ano.

A primeira coisa a ser feita era a análise do fluxo financeiro dos últimos 3 anos.

Com isso foi possível identificar os maiores rombos que faziam o dinheiro dos lucros desaparecer, e o maior deles eram os juros pagos mensalmente para “segurar” o crédito rotativo que já estava acumulado e somado a outras dívidas.

A solução foi terceirizar o departamento financeiro.

Nosso cliente dizia que era amigo do gerente do banco e que por isso conseguia negociações diferenciadas. Bem, sabemos que o banco é amigo da empresa que vai bem financeiramente, pois poderá fazer dinheiro com ela. Mas, para o banco, é mau negócio ter uma empresa endividada na sua carteira!

Outro rombo financeiro vinha da retirada dos sócios, quase diárias, em espécie e diretamente no caixa. Era um dinheiro usado para pagar contas pessoais, para jantar com a família ou para comprar alguma coisa para casa.

Para o empresário que colocou suas economias no negócio, é fácil se sentir no direito de tirar de volta logo que “sobra” um dinheiro no caixa. Mas se você quer que a empresa ande pelas próprias pernas, é preciso respeitar o dinheiro que entra e sai dela.

A solução foi implementar uma gestão financeira terceirizada

Ao identificar essas deficiências, foi elaborado um plano de ação e passamos a gerenciar as finanças dessa empresa. Limitamos os pró-labores dos donos, com isso conseguimos contratar um novo colaborador para dar conta dos horários de pico da loja.

O dono da loja barganhou com o banco a redução de diversas tarifas, renegociou as dívidas com prazo e juros menores.

No 1º ano todas as dívidas com fornecedores foram quitadas

No segundo ano foi possível quitar a dívida com o banco. Ajudamos os sócios a comprar a parte de um sócio que estava insatisfeito com o negócio.

No começo do terceiro ano, era outra empresa: sem dívidas, com o nome limpo, bem vista aos olhos dos fornecedores. Até a energia da loja melhorou: os clientes eram mais bem atendidos, os colaboradores trabalhavam melhor.

Sobrou dinheiro no caixa para investir em marketing, e com isso as vendas aumentaram. Sobrou dinheiro para trocar um ar-condicionado, para reformar algumas partes da loja.

Um dia a loja foi roubada. Mas tinha dinheiro no caixa para trocar o vidro quebrado e a fechadura destruída, repor o estoque roubado e instalar um sistema de alarme.

O caixa estava em dia, os sócios se reuniam para discutir estratégias de crescimento e vendas, e não de pagamento de dívidas. Um belo dia um cliente se interessou em investir na empresa. Com o aporte de capital foi possível comprar direto do distribuidor, com uma margem melhor. Enchemos os estoques e agora a loja consegue fazer mais dinheiro.

Hoje a Celero deixou de ser uma empresa focada em consultoria financeira e passou a entregar uma plataforma de automação financeira como solução.

Se você também quiser alcançar os mesmos resultados, dê o primeiro passo e clique aqui para agendar uma demonstração da Celero.

Por fim, se você gostou desse artigo deixe a sua opinião nos comentários abaixo e você acha que esse texto pode ser útil para mais alguém, fique a vontade para compartilhar.

Celero

A Celero é uma empresa que ajuda pequenos & médios empreendedores a descomplicar a rotina do setor financeiro empresarial através de um software para gestão financeira fácil de usar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me