Software de gestão financeira, qual o melhor e como escolher?

Seja empresa pequena, média ou grande, a gente sabe que muitas vezes a rotina dos empreendedores é sobrecarregada pelas mais diversas atividades e, claro, consumida por processos manuais. Em cenários como esse, é comum que o cuidado com as finanças fique um pouco de lado e não ganhe toda a atenção necessária.

No entanto, se você deseja que a sua empresa cresça de forma sustentável, está mais do que na hora de garantir uma administração eficiente das suas finanças. Já pensou em contar com um software de gestão financeira? Vem cá que a gente conta tudo o que você precisa sobre esse modelo de sistema.

O que é software de Gestão Financeira?

Um software de gestão financeira pode ser um dos grandes aliados estratégicos do seu negócio, a ferramenta ideal para descomplicar a rotina do setor financeiro, trazendo mais agilidade e produtividade para as pessoas.

Por meio desse tipo de software, você encontra em um único local todas as informações financeiras da sua empresa de forma ágil, digital e com menos chances de erro.

Quais as vantagens de utilizar um software de gestão financeira?

Acesso remoto

Se tem um cenário que veio para ficar é o do trabalho remoto. Trabalhar de onde estiver já é uma realidade, por isso, contar com um software de gestão financeira te dá a liberdade de fazer esse monitoramento quando e onde quiser.

De um lado, estão as pessoas com mais flexibilidade e autonomia. Do outro, está o seu negócio ainda mais produtivo e eficiente.

Acompanhamento de indicadores financeiros

Quanto tempo você precisa para verificar a saúde financeira da sua empresa? Se você tiver um bom controle dessa gestão, é possível monitorar rapidamente indicadores como:

  • Lucro líquido
  • Faturamento bruto
  • Margem de lucro bruta
  • Ticket médio
  • Rotatividade de estoque

Tendo essas informações de forma fácil e didática, fica muito mais simples de entender o rumo do seu negócio e tomar as decisões necessárias.

Centralizar informações

Garantir que todas as informações estejam no mesmo lugar é sinônimo de organização e padronização, o que é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Um software de gestão financeira é capaz de reunir e interligar os dados de diferentes áreas da empresa, agilizando a consulta de quem precisar.

Aumento da segurança

Ao centralizar as informações em um único sistema, os dados da empresa certamente estarão mais seguros e organizados, o que nem sempre acontece quando os arquivos são compartilhados entre várias plataformas e formatos, ou entre muitas pessoas.

Monitorar as finanças

Com essas primeiras dicas, acreditamos que foi possível entender a relevância desse tipo de sistema, não é? Ao contar com um software de gestão financeira especializado, fica muito mais simples e rápido de monitorar as finanças e, de quebra, você pode aproveitar o ‘tempo extra’ para se dedicar a outras questões importantes e estratégicas do negócio.

Qual o melhor software de Gestão Financeira? 

A resposta é: o que possuir a maior variedade de funcionalidades que combinem com o seu tipo de negócio e com as demandas que você precisa. Na hora da escolha, opte por uma plataforma como a Celero, que garante os processos financeiros de forma automatizada e eficiente.

Mais do que fornecer um software de gestão financeira robusto, nós ajudamos você a entender a situação financeira da sua empresa de uma maneira fácil e simples. Confira abaixo alguns dos diferenciais do software de gestão financeira da Celero:

Indicadores financeiros

Sabemos o quanto pode ser trabalhoso e complexo manter todos os controles financeiros atualizados. Pensando nisso, facilitamos a atualização dos seus indicadores financeiros, gerando relatórios personalizados.

Agendamento de contas a pagar

Essa função é uma das mais utilizadas pelos clientes. Por meio desse agendamento, a equipe financeira costuma ter uma preocupação a menos no dia a dia. 

Você sabia? Empresas que usam um gerenciador financeiro têm menos chances de não cumprir algum compromisso financeiro e controlam melhor a inadimplência. 

Automação

Aqui na Celero, permitimos que você tire fotos dos documentos ou envie arquivos em formato de pdf. Isso agiliza os processos e evita burocracias necessárias, pois a inteligência artificial consegue fazer a leitura dos documentos financeiros enviados, como boletos e cupons fiscais.

E tem mais:

Além dos planos que já disponibilizamos aos nossos clientes, você ainda pode potencializar ainda mais a gestão financeira da sua empresa com módulos e serviços adicionais:

  • Centro de Custo: para comparação, verificação de viabilidade e rentabilidade de produtos, serviços e projetos.
  • Usuário multi-empresas: por meio deste módulo, permitimos acesso a mais de um CNPJ em um único login.
  • Plano de contas customizado: criação de um plano de contas, divisão de receitas e despesas, customizado para a realidade da empresa.
  • Emissão de cobranças: emissão de boletos ou geração de links de pagamento para cartão de crédito direto na plataforma.
  • Emissão de notas fiscais eletrônicas de serviço diretamente pela plataforma.
  • Análise e acompanhamento: os nossos especialistas em finanças vão ajudar você a avaliar os resultados da sua empresa.
  • Planejamento e estratégia: nosso time ajuda a pensar no futuro através de projeções mapeadas exclusivamente para o seu negócio.

Confira o depoimento do Marcos Pereira, da JB Comércio:

Como escolher um software de gestão financeira?

Agora que você já conhece as vantagens de contar com um software de gestão financeira, é a hora de saber o que levar em conta na hora da decisão.

A interface é intuitiva e simples?

A usabilidade do sistema é um dos primeiros fatores a se levar em conta, afinal, se você vai investir em um software de gestão financeira, é preciso que ele seja fácil de navegar.

Isso significa que as pessoas devem entender a interface em poucos cliques e sem muitas explicações. De nada adianta um programa complexo em que os funcionários perderão mais tempo para entender a navegação do que para executar suas atividades.

Por isso, opte por um software com visual intuitivo e amigável.

É possível gerenciar documentos?

Você tem ideia do volume de informações e documentos que são acessados pelos funcionários em uma empresa? É um volume gigantesco! 

Por esse motivo, é muito importante gerenciar tudo isso de maneira prática e, principalmente, que facilite o compartilhamento.

É necessário se certificar de que o software de gestão financeira conte com um GED, gerenciador eletrônico que é controlado por registros em vez de arquivos.

Há limitações de uso?

Se tem algo que o seu negócio não precisa é de limites. Na hora de contratar um software de gestão financeira, garanta que a ferramenta atenderá toda a capacidade que a sua empresa precisa.

Isso inclui capacidade de armazenamento, de cadastro de fornecedores, disponibilidade de recursos, emissão de relatórios e o que mais for essencial para uma gestão de qualidade.

O sistema é atualizado?

Assim como o seu negócio evolui com o passar do tempo, nada mais justo do que contar com ferramentas que acompanhem esse crescimento e as necessidades que surgem pelo caminho.

Por isso, é importante observar se o software oferece atualizações constantes e o suporte técnico necessário em qualquer situação. É fundamental que o sistema acompanhe a evolução da tecnologia e ofereça a você o que há de mais moderno e eficiente.

O software é flexível?

Um software flexível é aquele que proporciona autonomia e liberdade para você adaptar os recursos digitais de acordo com a sua realidade. Na prática, significa que você conseguirá realizar desde alterações no plano contratado até garantir o controle dos acessos feitos no sistema.

Por isso, é importante se certificar de que conseguirá personalizar o software de acordo com a sua necessidade.

O software emite nota fiscal?

Seja qual for o tamanho ou o ramo da sua empresa, você certamente precisará emitir notas fiscais em algum momento. Sabia que esse processo pode ser feito por meio de um bom software de gestão financeira? 

Para isso, garanta que o programa que você está buscando tenha essa funcionalidade e que a ferramenta esteja integrada ao sistema de emissão de notas fiscais da sua cidade.

Quais recursos o software permite gerir?

Como mencionamos anteriormente, é preciso que o sistema seja flexível e ofereça soluções que se adequem às suas demandas, como:

  • Controle de contas a pagar, contas a receber e contas correntes;
  • Registro das movimentações financeiras;
  • Armazenamento de comprovantes e cópias das contas.

Antes de decidir pelo seu software de gestão financeira, avalie se ele é compatível com as suas necessidades.

Você pode testar gratuitamente?

Sabe como você pode confirmar se o software de gestão financeira vai dar match com o seu negócio? Apenas testando.

É na hora do teste que você vai perceber se todas as dicas anteriores se encaixam perfeitamente ao sistema e, assim, terá muito mais confiança na hora da decisão. Aqui na Celero, oferecemos teste gratuito por 14 dias, sem necessidade de inserir dados bancários ou de cartão. Que tal começar já esse teste?

Conclusão

Agora que você já conhece as vantagens oferecidas por um software de gestão financeira, já pode começar a busca pelo que mais combina com a sua empresa.

A Celero é um gerenciador que otimiza o setor financeiro da sua empresa e pode te ajudar a elevar o nível do seu negócio com praticidade e segurança.

Celero

A Celero é uma empresa que ajuda pequenos & médios empreendedores a descomplicar a rotina do setor financeiro empresarial através de um software para gestão financeira fácil de usar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me