Como otimizar o setor financeiro da sua loja de forma prática

As finanças da sua loja estão sendo gerenciadas de maneira efetiva? No Brasil é comum que a gestão financeira seja uma competência deixada de lado pelos empresários/empreendedores.

Acima de tudo pela falta de educação financeira, muitos gestores acreditam que gerenciar o departamento financeiro se resume em duas atividades: conferir se o que foi vendido caiu na conta e pagar as contas que chegam.

O que confirma essa tese é uma pesquisa do SEBRAE, que aponta que cerca de 85% das pequenas e médias empresas brasileiras não fazem a gestão financeira, e 74% faliram em 2016 por não acompanharem com rigor suas finanças.

É o cenário da sua loja?

Em primeiro lugar, para saber se a sua loja ou empresa pertence ao grupo que pratica a gestão financeira de maneira efetiva, responda 3 perguntas:

  • Os controles gerenciais/sistemas de gestão têm o mesmo saldo que o valor disponível no seu caixa (dinheiro em espécie + banco)?
  • Os objetivos da sua empresa são claros e você sabe como atingi-los?
  • Há previsibilidade do fluxo de caixa para as próximas 3 ou 4 semanas?

Se a sua resposta foi negativa para qualquer uma das questões acima, dedique os próximos minutos para entender e começar a praticar algumas tarefas vitais dessa forma você conseguirá um departamento financeiro ideal no seu negócio.

Por fim, listamos abaixo as 3 tarefas de controle financeiro que a sua empresa não pode deixar de praticar.

Tenha controle 100% do seu setor financeiro ideal

De onde vem, para onde vai e por que existe. Esses são os questionamentos que você deve fazer!

Tenha o controle de todas as entradas e saídas da empresa. Em outras palavras, isso significa saber de onde vem as suas receitas e para onde estão indo os seus custos e as suas despesas.

Se você não sabe por onde começar, definir o ponto de equilíbrio operacional pode ser um bom início.

Se você não sabe criar o seu ponto de equilíbrio, baixe gratuitamente o template que preparamos para você.

E assim você estará dando o 1º passo para um departamento financeiro ideal.

Previsibilidade

É fundamental ter a previsão de como serão as suas próximas semanas, desse modo você pode acompanhar as entradas, saídas e avaliar constantemente se a sua previsão de entrada é suficiente para arcar com todos os compromissos previstos.

Se a sua análise for negativa, é provável que não haja dinheiro para arcar com os custos e despesas previstas, é hora de parar para entender o quanto você vai precisar vender e se isso é possível de ser feito.

Leia também: Inteligência financeira: muito mais do que contas a pagar e a receber

Defina objetivos precisos

Sem objetivos você não sabe para onde quer ir e, portanto, não terá um departamento financeiro ideal. Sem controles você não sabe se está no caminho certo e nem se é possível atingir o objetivo.

Quais são os maiores erros que você pode estar cometendo?

  • Pensar que empresas pequenas não precisam de controles financeiros;
  • Que planilhas ou softwares mal preenchidos são a solução;
  • Pensar que controlar as finanças é complexo demais.

A gestão financeira salva pequenas, médias e grandes lojas da falência. O seu faturamento pode ser de 5 mil ou 5 milhões, gerenciar as finanças da forma correta vai evitar que a sua empresa faça parte do alto índice de falência de empresas no Brasil.

Resumo para ter o departamento financeiro ideal

Gerir as finanças é algo que precisa de atenção diária. Existem diversas ferramentas tecnológicas que podem te ajudar nessa tarefa.

Algumas exigem que você cadastre e classifique todos os documentos financeiros ou contrate alguém para fazer isso para você, outras, no caso a Celero, permitem que você tenha TUDO isso ocupando menos de 5 minutos do seu dia, através da automação da gestão financeira.

Artigo atualizado em 28 de abril de 2021.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me