Quais são as rotinas do setor financeiro e por que são importantes?

Muitos empresários se perguntam quais são as rotinas do setor financeiro e por que elas são tão importantes. Um dos motivos é que o financeiro da empresa é o coração dela. Sua empresa pode ser comparada ao corpo humano, um corpo saudável é um corpo em equilíbrio, uma empresa com saúde financeira, é um empresa sem risco de falir. 

Quais são as atividades do setor financeiro?

Existem várias características que tornam as rotinas do setor financeiro eficientes, como: possuir uma ferramenta própria para gerir suas finanças, manter uma rotina operacional propícia ao seu modelo de negócio, colaboradores qualificados e um bom relacionamento entre setores. Dessa forma, uma rotina financeira proporciona um setor financeiro eficiente.

Liberação de verba

Um ponto importante das rotinas do setor financeiro é a gestão da liberação de verbas. Isso significa que o empresário ou o responsável pelo financeiro da empresa, deve acompanhar de perto o fluxo de caixa do negócio, entradas e saídas, para então liberar verbas de maneira coerente para não causar prejuízos ao negócio. 

Isso significa que quando a liberação de verba for necessária, como nos casos de adquirir um novo equipamento, uma nova contratação ou para a compra de materiais de limpeza do espaço físico. A melhor forma de fazer esse controle é que a solicitação para a liberação seja justificada e acompanhada por orçamentos que mostrem melhores preços e opções de pagamento. 

Pagamento de fornecedores

O pagamento de fornecedores deve ser um ponto de atenção importante e precisa de planejamento estratégico, já que envolve interações com pessoas de organizações externas à empresa. 

Por isso, escolher dias estratégicos para pagamento dos fornecedores e para solicitação de novos produtos é importante, evitando erros de pagamento ou falta de dinheiro no caixa, como também que não falte matéria prima para nada. 

Registrar movimentações financeiras

1.Entradas 

Quando falamos no registro das entradas de uma empresa, significa registrar o dinheiro que entra no caixa, envolvendo desde pagamentos de clientes ou investimentos externos. Dessa forma, o registro desse fluxo é muito importante para acompanhar o fluxo de caixa. 

As entradas garantem que o negócio tenha dinheiro em caixa e possa cumprir com seus deveres, como pagamento de funcionários e fornecedores, por exemplo.

2.Saídas

O registro das saídas mensais do fluxo de caixa de uma empresa é imprescindível para manter a saúde financeira da sua empresa. As saídas representam dinheiro que sai do caixa do negócio. Por isso possuir uma planilha ou sistema de gestão financeira garante que essas saídas sejam categorizadas e evita desperdícios ou gastos desnecessários para a empresa em questão. 

Investimento em cursos de especialização e treinamentos

O setor financeiro define o investimento em cursos de especialização e treinamentos para os colaboradores da empresa. Essa é uma verba que deve ser reservada de acordo com planejamento do setor de recursos humanos e com o fluxo de caixa da empresa. Pois manter a equipe satisfeita e atualizada é um diferencial para se manter competitivo no mercado. 

Realocação de verba

A realocação de verba é a ação de remanejar, ou seja, transferir recursos de um setor da empresa para outro. Essa prática deve ser praticada com cuidado, já que essa transferência não pode prejudicar o setor de origem da verba. Tudo isso deve ser feito após uma análise cuidadosa e com um planejamento estratégico. 

Qual a importância do setor financeiro?

Estabilidade

Com o controle de todas as entradas e saídas do seu fluxo de caixa, diminui os riscos de atrasos, confusões entre um pagamento e outro e assim, as contas são pagas dentro do prazo. Dessa forma seu financeiro deixa se ser incerto e passa a ser estável.

Previsibilidade

Ter um setor financeiro permite previsibilidade, por exemplo, saber quanto a sua empresa tem a receber e quanto a sua empresa tem a pagar daqui a uma semana, um mês, dois meses e assim por diante. Essa previsibilidade é adquirida tendo uma base de todas as suas entradas e saídas futuras; essa base precisa ser fácil de visualizar para poder ter uma visão mais detalhada da previsão do seu saldo em cada semana, mês, trimestres, etc. 

Tomada de decisão

Também garante que a tomada de decisão fique muito mais confiável e assertiva quando temos controle, estabilidade e previsibilidade do nosso financeiro. Tendo a necessidade de realizar uma tomada de decisão urgente, por exemplo, terá os dados confiáveis e atualizados para poder elaborar a melhor estratégia para o seu financeiro naquele momento. 

Quais são as rotinas do setor financeiro?

Tesouraria

Dentro do setor financeiro, a tesouraria é quem controla as finanças, ou seja, é ela a responsável pelo fluxo de caixa e pelo plano de contas. Assim, a tesouraria tem como objetivo organizar o financeiro e garantir que não falta verba para o funcionamento da empresa. Além disso, ela evita prejuízos financeiros a longo e a curto prazo, já que o controle feito é baseado em um planejamento financeiro.

Gestão de Contas a Pagar e a Receber

A gestão de Contas a pagar significa administrar e cumprir com os compromissos e obrigações financeiras de responsabilidade da empresa, como pagamento de fornecedores e funcionários. Já a de contas a receber representa a administração e acompanhamento das entradas de dinheiro no caixa da empresa e representam tudo aquilo que a empresa deve receber em determinado período.

Contabilidade

Uma das responsabilidades do financeiro é cuidar da contabilidade. Mas você pode estar se perguntando o que faz a contabilidade. A contabilidade é responsável por documentar, organizar e fazer a análise de todos os ativos e passivos patrimoniais da empresa. 

O que isso quer dizer? Ativos são os bens que são de propriedade da empresa, como equipamentos. Já os passivos são os valores que a empresa deve, como os pagamentos e financiamentos de responsabilidade dela. Ao cuidar de todas essas informações e documentações relacionadas, a contabilidade consegue calcular o lucro e as despesas.

Planejamento Financeiro

A aplicação de um planejamento financeiro é uma ferramenta de administração financeira, que vai ajudar a organizar as finanças da empresa, tudo isso com o intuito de realizar determinado objetivo, que pode ser por exemplo, expandir a empresa fisicamente ou aumentar o time de colaboradores. 

O planejamento financeiro de uma empresa faz parte do plano de negócios que foi desenhado para ela. Dessa forma, ele deve servir como guia para que o objetivo principal da empresa seja colocado em prática de maneira rentável e lucrativa.

Gestão de Riscos

Quando se fala em gestão de risco, quer dizer que a análise financeira consegue apontar informações sobre a saúde financeira da empresa, ou seja, mostra pontos de atenção nos recursos que a empresa possui. Muitas vezes esse mapeamento evita situações de crise financeira ou desperdícios de dinheiro que coloque o negócio em risco de falência. 

Folha de pagamento

A semana de folha de pagamento é uma das mais importantes durante o mês dentro de uma empresa, afinal de contas, dependendo do tamanho do negócio, o número de funcionários é grande e toda atenção é necessária. Por isso, ela é uma das responsabilidades mais importantes entre as rotinas do setor financeiro de uma empresa. 

Organizando as rotinas do setor financeiro

Se você conseguir conhecer suas dívidas e renegociações, todas as suas contas a pagar e controlar e conciliar tudo isso com as suas entradas, terá uma visão muito mais clara do seu negócio, o que vai ajudar a organizar o financeiro da empresa.

Uma forma de conseguir organizar e centralizar os dados necessários para deixar o setor financeiro mais eficiente é usar uma plataforma de gestão financeira. A Celero é uma solução disponível no mercado para isso. 

Ela funciona como um departamento financeiro online, que permite centralizar dados, fazer fluxo de caixa e programar pagamentos. Tornando todo o processo financeiro mais eficiente, rápido e estratégico. 

No vídeo a seguir, você confere outras dicas para implementar uma rotina financeira empresarial:

Conclusão

Agora que você já sabe quais são as rotinas do setor financeiro e por que elas são tão importantes, que tal compartilhar este artigo com outras pessoas interessadas no assunto. 

Não esqueça que toda semana você confere artigos exclusivos sobre finanças e gestão financeira aqui no Blog. 

Você também pode deixar sua opinião nos comentários e sugerir outros temas que gostaria de ver por aqui e ajudariam sua empresa na prática.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me