Relatório Financeiro: como fazer um completo para sua empresa

A gente sempre fala por aqui, mas vale a pena repetir: o que não é medido, não pode ser gerenciado. E neste cenário, além de contribuir com a análise de dados da empresa, o relatório financeiro é uma excelente ferramenta para tomar decisões assertivas para o desenvolvimento do negócio. 

São esses documentos que trarão clareza aos empreendedores sobre a saúde financeira da empresa, necessários também para prestar contas a diferentes stakeholders, como órgãos governamentais e investidores, por exemplo. 

Para que possa saber o que é um relatório financeiro, quais são os seus objetivos, quais são os principais modelos, como fazer e alguns exemplos, preparamos um artigo de blog completo que você pode acompanhar aqui. Vamos lá?

O que é um relatório financeiro?

De forma objetiva, relatório financeiro é um documento que contempla uma série de informações da empresa, em números, de acordo com o seu objetivo. 

É importante que esses dados sejam transparentes e verídicos, para evitar qualquer tipo de incoerência ao serem entregues aos órgãos governamentais – e claro, para garantir a tomada de decisões correta aos empreendedores. 

Qual o objetivo do relatório financeiro?

O principal objetivo de um relatório financeiro é gerar informações para o gerenciamento financeiro de uma organização, representando a saúde do negócio. 

É a partir da análise do relatório financeiro que empreendedores podem decidir sobre cortes de gastos, os melhores investimentos ou medidas necessárias para aumentar o lucro da empresa, com a finalidade de garantir uma gestão eficiente para o negócio. 

O que considerar em um relatório relatório financeiro?

Como citamos anteriormente, um bom relatório financeiro contempla informações cruciais para determinar a saúde do negócio e facilitar a tomada de decisões, como:

  • Balanço patrimonial: Contempla todas as movimentações financeiras de determinado período – normalmente feito ao final do ano fiscal. Considera os ativos, passivos e patrimônio líquido do negócio.
  • Resultados obtidos: Identifica todas as receitas, gastos e lucro dos planejamentos anteriores. Para calcular os resultados obtidos são subtraídos os custos operacionais de todas as entradas de dinheiro da empresa.
  • Custos operacionais: Considera todos os gastos que a empresa teve com a operação das atividades, como: produção, água, luz, funcionários, entre outros.
     
  • Liquidez empresarial: Indica o tempo que algum ativo ou passivo da organização leva para se transformar em dinheiro, contribuindo com novos investimentos. 

Quais são os principais relatórios financeiros?

Além dos relatórios financeiros obrigatórios para alinhamento da empresa com os órgãos fiscais, existem ainda alguns outros documentos importantes para garantir os dados necessários para uma boa gestão financeira do negócio. Conheça:

DRE – Demonstração de Resultado de Exercício

É um dos documentos obrigatórios a serem entregues pela empresa ao final do ano fiscal. No entanto, para melhor análise financeira do negócio, os empreendedores podem optar por realizar uma DRE em períodos menores. 

Contemplam informações amplas sobre a performance financeira da empresa, que vão além de lucro, custos, faturamento e despesas e identificam também resultados líquidos, prejuízos, entre outras informações. 

BP – Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial também é o nome de um dos documentos de entrega fiscal obrigatória para as empresas. Conforme citamos anteriormente, é um relatório financeiro que permite identificar o crescimento da empresa por meio dos seus ativos e passivos. 

Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC)

Apresenta informações contábeis da empresa, com dados sobre o fluxo de caixa: entradas e saídas de capital. A estrutura de um DFC normalmente contempla: atividades operacionais, investimentos e financiamento. São feitos de acordo com o período escolhido para análise da empresa. 

Contas a pagar e contas a receber

Releva a situação das condições financeiras da empresa e o equilíbrio entre as entradas e saídas de dinheiro de acordo com prazos, dados de contrato e natureza das operações. Com esse relatório financeiro também é possível planejar possíveis cortes e investimentos a longo prazo. 

Como se faz um relatório financeiro?

Agora que você já sabe o que precisa ter em um relatório financeiro e quais são os principais documentos que revelam a saúde financeira de uma empresa, é hora de colocar a mão na massa e conferir as nossas dicas para desenvolver um.

Centralizar informações

O relatório também tem a função de agrupar todas as informações financeiras da empresa em um único documento, evitando que dados possam se perder e a análise fique incompleta ou errada.

A organização é fundamental nesse processo – mas além de centralizar as informações, uma boa dica é segmentá-las de acordo com as suas categorias, como as receitas, custos e despesas, por exemplo. 

Padronizar e atualizar informações

Já que provavelmente sua empresa precisará emitir mais de um relatório financeiro, a padronização de nomes, categorias e estruturas pode ajudar (e muito!) na hora de juntar e comparar as informações para realizar as análises. 

E tão importante quanto centralizar e padronizar é a atualização do seu relatório financeiro, para garantir que os dados sejam verídicos e demonstrem a situação real e atual do negócio. 

Investir em capacitação do time financeiro

Pouco adianta ter relatórios financeiros excepcionais sem um time capaz de analisá-los e tomar decisões estratégicas em cima dos dados gerados. Por isso, capacitar frequentemente a equipe financeira de acordo com as tecnologias e modelos adotados fará com que os colaboradores exerçam seus trabalhos da melhor forma, garantindo grandes resultados para a empresa. 

Automatizar tarefas manuais

Essa é uma ótima dica para otimizar seu trabalho e garantir mais tempo para as decisões estratégicas do seu negócio. Ao utilizar uma plataforma que automatiza a geração dos relatórios financeiros da sua empresa, você ganha em retrabalho, organização, agilidade, segurança e integração. É um ótimo pedido, a gente garante!

Simplificar a apresentação do relatório

Por fim, chega a hora de apresentar esses resultados. E para garantir que todos possam entender os números, procure utilizar uma linguagem clara, além de elementos visuais que facilitem o entendimento de qualquer pessoa. 

Os relatórios também têm a função de comunicação com os todos os interessados no desenvolvimento da empresa, por isso é fundamental que compreendam as informações de forma clara e transparente.

A Celero já tem um vídeo lá no YouTube falando sobre os relatórios mais importantes e como fazê-los. Confira:

Conclusão 

Pode parecer complexo traduzir tantas informações sobre o seu negócio em um documento que contribua com a tomada de decisões para a empresa, mas desenvolver relatórios financeiros periódicos, completos e organizados precisa fazer parte de uma organização que deseja crescer.

E para te apoiar nesse processo, queremos que você conheça a Celero, uma plataforma de gestão financeira que automatiza a geração de dados, gera relatórios e contribui com o sucesso do seu negócio!


Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me