Reduzir custos da minha empresa: por onde começar

Sabemos que estamos passando por tempos difíceis ultimamente e mais do que nunca precisamos controlar tanto as despesas pessoais, como reduzir custos da organização. 

Quando falamos em redução de custo, devemos pensar de forma estratégica de modo que isto não afete a operacionalização da empresa e consigamos diminuir os gastos, porém mantendo a qualidade do produto/serviço.

Pensando nisso, nós preparamos este artigo para que possa de alguma maneira, ajudar a identificar possíveis excessos na sua empresa e dar ideias de como voltar a bandeira verde do seu financeiro. 

Fique com a gente até o final que daremos uma dica de ouro e que poderá ajudar a sua empresa a reduzir muitos custos.

O que é custo

Custo é o valor pago por um serviço ou produto para realizar determinada tarefa.

Os salários de quem trabalha na produção, os equipamentos e a energia são exemplos de custos.

Custo x Despesa

Bom, o primeiro passo é verificar o que realmente é um custo. Isto é bastante importante na hora de saber o que pode ser reduzido ou eliminado. 

Pois bem, custo é todo o gasto que é desembolsado para entregar o seu produto/serviço, ou seja, se você possui uma empresa que presta serviço de Advocacia, logo toda sua equipe de advogados são classificados como custo. 

Já a despesa, é necessária para manter a operação da sua empresa funcionando, mas que não interfere diretamente na entrega da sua atividade fim, usando o exemplo nesta mesma empresa de advocacia, o funcionário responsável pela recepção dos clientes é considerado como despesa. 

Por que isso é importante? Caso você opte por reduzir ou eliminar os custos, verá que isto será impactado diretamente em seu produto/serviço, no entanto, fazer isto com as despesas faz com que a operação não seja afetada. Analise isto muito bem antes de tomar uma decisão!

Processos

O segundo passo, e um dos mais importantes, é olhar atentamente para seus processos.

Muitas vezes em nossa rotina despendemos muito tempo para realizar uma determinada atividade, e como sabemos que tempo é dinheiro, consequentemente faz com que o processo custe muito para a empresa

Otimizar processos, rever possíveis gargalos, ajuda muito e pode melhorar produtividade, que resulta em mais receita e não seja necessário reduzir algum custo.

Contas à pagar

A terceira dica é verificar suas contas de luz, água, internet, telefone, entre outros. Geralmente estas contas com valores fixos acabam passando despercebidas em nossa análise. 

O ideal é identificar o que pode ser melhorado para que reduza estes valores. Não descarte a possibilidade de negociação com seus fornecedores, eles sabem que estamos passando por momentos delicados e te ajudará nesta parceria.

A nossa última dica é referente às dívidas que estão rodando aí na sua empresa. Você sabia que pode reduzir uma boa parcela de juros destas contas? Financiamento, cartão de crédito.. 

Todos eles são regulados pela SELIC , a taxa básica de juros. Quando ela está em alta, os juros tendem a ser altos também, no entanto atualmente a SELIC está relativamente baixa, em 2,75% isto significa que os juros para quem contratar algo relacionado a financiamento, etc será baixo. 

Mas você pode reajustar a taxa de juros dos seus contratos em andamento também e é aí que entra a economia. 

Baixando o juros do contrato, você reduz sua dívida. Então pegue seu telefone e liga para seu gerente pedindo o reajuste do seu contrato conforme a SELIC e depois conta pra gente 🙂

Eu posso demitir algum funcionário para reduzir custos?

Você precisa ter consciência que alterar o quadro de colaboradores quando está em alerta vermelho de caixa é muito perigoso, uma vez que há custos envolvidos de demissões, alterações, multas e outros. 

O ideal é pensar em outras formas de tentar reduzir ou eliminar gastos… Por exemplo, será que o custo de um treinamento para um colaborador que não está performando bem é menor do que um custo de demissão? Vale a pena pensar nisso

Dica Extra

Como queremos muito ajudar a melhorar a gestão financeira da sua empresa, separamos esta dica extra. 

Antes mesmo de saber se é necessário realizar alguma redução de custo, você precisa ter o controle financeiro da sua empresa muito bem acertado e isto se faz com a gestão de caixa. 

A Celero é uma ferramenta que pode te ajudar neste quesito, nós otimizamos os processos, te mostramos onde é necessário ter atenção e muito mais, dê uma olhada em nosso site!

Artigo produzido pela Nicole Pertercen do time de CS Backoffice da Celero.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me