Como calcular o pró-labore dos sócios?

Não existe uma regra, uma fórmula ou receita sobre como calcular o pró-labore dos sócios de uma empresa, mas é fundamental que os empresários entendam que o valor do pró-labore é diretamente relacionado ao lucro da empresa, às suas despesas pessoais e ao trabalho que um sócio desempenha dentro do negócio.

Por isso, as principais orientações para entender como calcular o pró-labore dos sócios são: avaliar as necessidades pessoais de quem receberá este valor, entender até que ponto a empresa consegue pagar o pró-labore sem influenciar o pagamento dos próprios custos e despesas e avaliar o sócio como um dos funcionários do negócio – quanto ele “merece” receber?

Continue acompanhando esse post e confira tudo o que você precisa saber sobre como calcular o pró-labore dos sócios de uma empresa.

Parece simples seguir esses três principais passos para calcular o pró-labore dos sócios de uma empresa, não é mesmo?

Mas a verdade é que, antes de qualquer coisa, é preciso garantir que sua empresa esteja financeiramente estável, com o planejamento em dia.

E isso só será possível se você seguir aquelas nossas três principais tarefas para um departamento financeiro ideal: controle 100% das entradas e das saídas e, noção clara dos objetivos e previsibilidade da empresa em curto e médio prazo.

Você não achou que seria fácil, certo? Mas calma, primeiro vamos entender um pouco mais sobre a importância de a empresa ter um pró-labore:

O que é pró-labore?

Pró-labore nada mais é do que uma despesa da empresa. Também pode ser definido como o salário dos sócios, apesar de apresentar algumas diferenças em relação a um salário tradicional.

Ele é fundamental para a administração da vida pessoal dos donos da empresa, afinal, ninguém consegue ficar mentalmente equilibrado com as contas vencidas e não pagas, não é mesmo?

Por isso, é importante que o pró-labore arque com as necessidades básicas pessoais dos sócios: aluguel, luz, água, comida, escola dos filhos, etc.

Regra de ouro: empresa rica e sócio pobre

É isso mesmo que você leu! O pró-labore é, normalmente, a última conta que uma empresa deve pagar.

Ou seja, uma empresa precisa ser rica e um sócio precisa ser pobre até o momento em que os valores possam se equilibrar.

A grande maioria dos casos de falências de empresas em que os sócios não sabem cuidar do próprio dinheiro, acontece quando a empresa começa a ter bons resultados e os sócios começam a ficar mais ricos do que a própria empresa, antes da hora certa.

É aquela velha história de matar a vaca, sabe?

Isso acontece quando os sócios adquirem despesas pessoais muito pesadas e não conseguem arcar com isso.

Consequentemente, o pró-labore sobe e a empresa fica sem dinheiro para pagar seus principais gastos.

O empresário precisa ter consciência de que ele trabalha para gerar lucro para a empresa.

Isso pode demorar um período de três meses, seis meses, um ano quem sabe.

E aí sim, a partir desse lucro, é possível considerar um planejamento para o futuro do negócio, e retirar uma quantia mais considerável do pró-labore.

Duas mãos masculinas sobre um teclado calculando o pró-labore
Como fazer o cálculo do pró-labore

Como calcular o pró-labore dos sócios?

Não existe exatamente uma fórmula de como calcular o pró-labore, mas ela é uma conta que precisa ser inserida dentro do planejamento.

Então, a partir do momento que você tem o controle 100% das entradas e das saídas, entende e define os objetivos e tem previsibilidade da empresa em curto e médio prazo, você consegue entender quanto é um pró-labore que a sua empresa não sofre para pagar.

Orientações para calcular o pró-labore

Na prática, temos algumas orientações para que você saiba como calcular o pró-labore dos sócios, confira:

  1. Avalie os resultados da sua empresa e quanto ela consegue pagar de pró-labore sem que isso interfira no planejamento. Isso significa que, se sua empresa não tem faturamento, o sócio também não tem pró-labore.
  2. Entenda quais são as suas necessidades pessoais: o que não pode deixar de ser pago. É fundamental que o pró-labore te ajude a cumprir essas obrigações, mas sem te fornecer muito mais conforto do que você precisa, principalmente no início de uma empresa.
  3. Defina quais são as atividades a serem realizadas pelos sócios da empresa e, a partir daí, entenda qual seria um valor adequado como um funcionário. Se for necessário, faça uma pesquisa de mercado para saber qual é a média salarial de um profissional que realiza as mesmas tarefas que você.

Para fecharmos, consideramos importante repetir que, inicialmente, o pró-labore precisa ser o mais enxuto possível – o suficiente para arcar com as suas contas pessoais, para que a empresa tenha mais lucro.

Lembrando que o objetivo de toda e qualquer empresa é gerar caixa, dinheiro. Sendo assim, quanto menores os custos e despesas, melhor.

Sobre a Celero

Como falamos no início deste texto, antes de saber como calcular o pró-labore dos sócios, é preciso que o departamento financeiro esteja em dia. Para isso, você pode contar com a gente!

A Celero é uma plataforma de gestão financeira que faz o controle de receitas, despesas e do fluxo de caixa, agenda as contas a pagar, faz a emissão de boletos, notas fiscais e realiza a conciliação bancária de forma automática.

A gente garante muito mais agilidade, confiabilidade e facilidade para vocês, empreendedores!

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me