Ponto de Equilíbrio Operacional: importância para a empresa

No artigo de hoje você vai aprender as vantagens de conhecer o ponto de equilíbrio operacional da sua empresa. 

Antes de te apresentar quais são essas vantagens, vamos relembrar o que é ponto de equilíbrio operacional e qual sua função. 

O ponto de equilíbrio operacional é o momento em que o lucro da empresa é zero. Ou seja, todas as entradas de capital são suficientes para cobrir as saídas, sejam impostos, custos ou despesas. 

Uma empresa com as contas em dia e sem dívidas pode respirar e conseguir planejar o futuro com mais tranquilidade.

Dessa forma, para atingir o chamado ponto de equilíbrio operacional é imprescindível para o empresário avaliar se as necessidades da sua empresa são compatíveis com a capacidade de gerar receita.

Relembrando como calcular

A fórmula para encontrar as respostas para as perguntas acima é:

Ponto de Equilíbrio Operacional = Custos Totais / Margem Média (%)

É um cálculo bem simples e direto. Ao realizá-lo você conhece o ponto de equilíbrio operacional da sua empresa e pode desenvolver novas estratégias a partir dele. 

Função do Ponto de Equilíbrio Operacional 

Saber qual é o seu ponto de equilíbrio vai te ajudar de muitas maneiras, mas principalmente, a correr menos riscos nas decisões que tomar estrategicamente. 

Ele vai permitir que você saiba, por exemplo, quanto você deve vender no mês para não ter prejuízos. 

Sem falar, que esse cálculo garante que você faça uma gestão financeira de qualidade, visando objetivos alcançáveis e possíveis para a realidade do seu negócio. 

Portanto, para atingir, você precisa avaliar se as necessidades da sua empresa são compatíveis com a capacidade de gerar receita. 

O ponto de equilíbrio aponta se a sua empresa está atuando, ou seja, operando dentro da margem de prejuízo ou de lucro. 

Isso fala muito sobre a saúde financeira do seu negócio e a forma que você está conduzindo a gestão financeira da empresa. 

Por isso, hoje, eu também trouxe algumas dicas de gestão financeira. 

Importância da Gestão financeira

A gestão financeira visa organizar o caixa e potencializar a arrecadação de lucros, tudo isso de maneira estratégica, mirando o crescimento e desenvolvimento do negócio, dessa forma vai utilizar o ponto de equilíbrio como base.

De maneira prática, a gestão financeira de uma empresa, que pode ser de engenharia ou de outra área, é a administração e manutenção dos recursos econômicos que ela possui.

Assim, ela engloba tudo o que entra, tudo o que sai, o que precisa ser mantido em caixa, levando em consideração possíveis imprevistos.

Como também as obrigações fiscais e econômicas, os relatórios, as análises, as decisões estratégicas, números, percentuais, gráficos, tabelas e tudo mais. 

Isso deixa claro que realizar uma boa Gestão Financeira, não é uma tarefa fácil, como também não pode ser feita de qualquer maneira.

Por outro lado, atualmente, existem vários sistemas de gestão financeira no mercado que podem ajudar nessa gestão eficiente e estratégica que é tão necessária. 

Agora que você já entendeu a importância do Ponto de Equilíbrio Operacional, você pode calculá-lo com a nossa calculadora. 

Ela vai permitir que você saiba qual deve ser a receita mínima do seu negócio para que ele não entre no vermelho.

Baixe a planilha gratuitamente e descubra quanto a sua empresa precisa vender para não ficar no prejuízo.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me