O que é pedido de venda, para que serve e como fazer e organizar seus pedidos?

O pedido de venda é um processo importante durante uma transação inicial, ele contém informações que podem ser acessadas tanto pelo cliente quanto pela empresa.

Para o cliente, é apenas uma forma de visualizar os dados da compra realizada. Mas para a empresa essas informações impactam no controle do estoque e também na gestão financeira já que elas são uma maneira de acompanhar e controlar como anda o faturamento do negócio

O que é pedido de venda?

Pedido de venda é uma documentação comercial oficial que é emitida por um vendedor para o cliente. Esse documento registra e descreve o acordo comercial do processo de venda que acontece no mercado externo, um exemplo disso: preços acordados para os produtos ou serviços.

Para que serve o pedido de venda?

Talvez você esteja se questionando, mas na prática, para que serve o pedido de venda? O primeiro passo é entender que o controle dos pedidos de vendas ajuda a organizar e garantir a disponibilidade de um produto em estoque.

Mas além disso, no caso da prestação de serviços, ajuda a prever quando o profissional está disponível para atender o cliente. Como também esse controle é importante para o funcionamento e desenvolvimento da empresa se manter saudável e rentável.

Onde fica o pedido de venda? 

Antigamente, assim como tudo, esse controle era feito de forma manual com a ajuda de blocos de papel onde o(a) vendedor(a) fazia as anotações referente ao pedido.

Com o tempo chegou a tecnologia e uma das primeiras ferramentas a substituir os blocos de papel foi o Excel. De início, a ajuda foi bem-vinda, facilitou um pouco o processo, mas ele ainda era bem manual.

Atualmente, o excel não é mais a única opção já que existem plataformas online que ajudam em todo o processo de controle de pedidos de vendas, onde é possível ver o total de faturamento, controlar o estoque, gerir e etc.

Como fazer um pedido de venda?

Existem sistemas que fazem pedidos de venda de forma automática, mas também é possível fazer manualmente, nos próximos tópicos você conhece alguns modelos. 

Mas para entender como fazer um, o primeiro passo é saber que o pedido de venda precisa conter o registro da intenção do cliente de adquirir uma mercadoria da sua loja ou serviço que você oferece. 

Sim, gerar um pedido de vendas é diferente de emitir uma nota fiscal, já que ele pode ser registrado sem tributações, apenas com os dados do cliente e os produtos que foram selecionados por ele.

Como organizar pedidos de venda?

Em primeiro lugar, o controle dos pedidos de vendas ajuda a organizar e garantir a disponibilidade de um produto em estoque ou, no caso da prestação de serviços, ajuda a prever quando o profissional está disponível para atender o cliente.

Já em segundo lugar, esse controle é importante para o funcionamento e desenvolvimento da empresa se manter saudável e rentável. Por isso existem alguns formatos para fazer esse pedido e modelos que podem auxiliar no procedimento, a seguir você confere quais são eles: 

  • Pedido de venda word: Com a vantagem de ser editado de forma rápida e fácil, a sua desvantagem é a facilidade com que outras pessoas podem editar e falsificar esse documento;
  • Pedido de venda pdf: A forma mais segura contra falsificações, pode ser feito no word ou excel e salvo como pdf, permitindo que seja fácil apenas para você editar estes dados;
  • Pedido de venda excel: Aqui a facilidade está na hora de calcular os produtos e serviços e passar um valor total ao cliente. Pois, no excel isso é resolvido facilmente aplicando fórmulas nas células de valores unitários, quantidade, desconto, aplicação de imposto, valor total, dentre outras.

Não importa qual das plataformas você usa para fazer o pedido de vendas, o essencial é que ele contenha todas as informações necessárias. Assim, a maioria das empresas prefere utilizar um sistema de gestão, como o ERP, que significa em inglês Enterprise Resource Planning, e pode ser traduzido como Planejamento dos recursos da empresa. 

Esse sistema costuma ser um software instalado no computador, que funciona para integrar os diferentes processos do negócio, como armazenando dados e fazendo fluxos bem estruturados. 

Conclusão

Agora você já sabe que um pedido de vendas é um dos recursos essenciais nas empresas que vendem algum produto ou serviço. Mas, para aproveitar de forma estratégica as informações existentes no pedido de vendas, você precisa fazer a gestão delas no fluxo de pedidos de vendas. 

Para isso, o primeiro passo é monitorar os pedidos de venda, como dito anteriormente você pode fazer isso por meio de um sistema que gerencie as vendas, para que as análises sejam precisas. 

Dessa forma, a Celero, plataforma de análises financeiras, pode te ajudar a executar as tarefas do setor financeiro de forma muito mais rápida e segura para aumentar a sua produtividade e focar no crescimento do seu negócio.

Mas o que você deve analisar? A seguir você descobre:

  • total de oportunidades em aberto — vendas em andamento 
  • preço médio das vendas — para potencializar o ticket em médio e longo prazo em cada canal de venda;
  • tempo médio do despacho do pedido — verificação de cada processo realizado, desde a entrada do pedido até o envio ao cliente

Preparado para olhar essa ferramenta de maneira mais estratégica a partir de agora? Então aproveite o conteúdo. 

Não esqueça que toda semana você confere artigos de gestão e finanças aqui no blog! 

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Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

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