Inteligência financeira: muito mais do que contas a pagar e a receber

Ao contrário do que muita gente imagina, o papel da inteligência financeira dentro de uma empresa vai muito mais além de atribuições meramente administrativas como contas a pagar e a receber.

Coração do negócio, o setor tem a função primordial de oferecer mais segurança e previsibilidade para a tomada de decisões pertinentes ao dia-a-dia empresarial. O complexo processo de controle do fluxo de caixa permite enxergar e implementar maneiras de tornar a empresa mais rentável. É o que torna a vida mais tranquila e evita situações desesperadoras, caso do tradicional ditado “vender o almoço para comprar o jantar”.

Sem esse olhar atento, o empresário corre sérios riscos. Seria mais ou menos como caminhar no escuro, ou estar em alto mar sem vela, sem remo nem motor, sendo obrigado a aceitar e respeitar a vontade da maré. Só que neste caso, a maré é o mercado, que determina se o barco segue flutuando ou se bate contra as rochas e naufraga.

Além de dar a devida importância e reconhecimento ao âmbito financeiro, é preciso acompanhar de perto a sua operação.

Para avaliar se a gestão financeira está sendo feita de forma completa e eficiente (e não apenas o “arroz com feijão” contas a pagar e a receber), é fundamental analisar alguns pontos: a empresa sabe qual é o seu ponto de equilíbrio operacional? A empresa sabe qual é a margem líquida mensal? A empresa sabe quais são seus principais indicadores e quais as metas periódicas para cada um deles? A empresa sabe qual é o seu objetivo financeiro e mede o progresso ao longo dos meses?

Leia também: Indicadores financeiros para ficar atento

Essa percepção é essencial para saber se o trabalho está sendo realizado com maestria, ou se é a hora de focar no core business do seu negócio e migrar para uma solução que forneça informações relevantes e assertivas, concedendo mais tempo para a gestão da sua empresa.

A gestão de contas a pagar e a receber é apenas um dos recursos da solução desenvolvida pela Celero. Consulte-nos e conheça a plataforma de gestão financeira que possibilita desenhar planos e executá-los com calma, controle e total segurança.

Sobre a Celero

A Celero é uma plataforma de automação financeira que oferece os recursos de um sistema de gestão de alta tecnologia e a capacidade técnica de especialistas da área financeira que acompanham as rotinas diárias de seu negócio. Oferecemos tempo para que o empreendedor se dedique a atividade chave do negócio e dados para auxiliar a construir a melhor estratégia possível para empresa.

Clique aqui e descubra como otimizar o tempo que você gasta com a gestão financeira empresarial.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me