Indicadores financeiros: quais são, por que são importantes e como calcular?

Uma das principais preocupações de todo empresário é mensurar os resultados e o crescimento da sua empresa, por isso ter indicadores financeiros é uma forma de garantir que essas informações possam ser metrificadas. 

Pensando nisso, no artigo de hoje, você confere o que são indicadores financeiros e como defini-los de acordo com a realidade do seu negócio. 

O que são indicadores financeiros?

De forma prática e simples, Indicadores são elementos que tem como objetivo informar algo. Quando falamos sobre finanças, esses indicadores são números que vão dizer muito sobre a sua empresa, seu planejamento e sobre as metas que você pretende alcançar.

Quando realizamos uma pesquisa rápida por indicadores financeiros no Google, por exemplo, conseguimos identificar centenas de listas com fórmulas e cálculos das mais variadas complexidades. Alguns inclusive dão a entender que se você não tem aqueles indicadores específicos, a sua empresa está em maus lençóis.

O que não é necessariamente verdade, cada negócio pode ter seus próprios indicadores financeiros, que se encaixam melhor com a realidade da empresa e da sua área de atuação. Por isso, é necessário entender a importância de definir esses indicadores e como eles ajudam o empresário. 

Por que indicadores financeiros são importantes?

Responder essa pergunta é o primeiro passo para compreender como os indicadores auxiliam na gestão de qualquer negócio. Mas, independentemente do tamanho ou segmento da sua empresa, não existe uma receita de bolo, como citado anteriormente. 

A utilização de todo e qualquer indicador deve ser em função do planejamento estratégico e dos objetivos que a sua empresa tem. Você deve estar se perguntando: já que não há uma seleção de indicadores financeiros que funcione para todos os negócios, por onde eu devo começar?

Uma dica que passamos aos clientes da Celero é: o primeiro passo é ter um planejamento estratégico. Nada muito complexo, pense de maneira clara o objetivo da sua empresa e como ela pretende fazer isso. A partir desse ponto, vai ser mais fácil entender quais são os controles e quais indicadores utilizar.

Quais são os principais indicadores financeiros?

Indicadores de liquidez

Quando falamos em indicadores, é preciso ficar atento aos de liquidez. Isso quer dizer que é fundamental  medir continuamente a performance do negócio para entender que ações podem ser tomadas para a sua melhoria constante.

Esses indicadores são índices financeiros que permitem a medição do crédito que uma empresa possui. De forma mais simples, qual o poder monetário que ela precisa para que suas obrigações sejam cumpridas. 

Com esses indicadores a empresa é capaz de analisar e conferir a sua saúde financeira a fim de desenvolver uma proteção patrimonial. Por isso os gestores ou sócios devem reuni-los para fazer um balanço patrimonial. Uma empresa que tem alto grau de liquidez é uma empresa que é capaz de cumprir seus pagamentos com o próprio fluxo de caixa. 

Existem 4 tipos de indicadores de liquidez, a seguir você confere quais são eles e como calculá-los:

  • liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante
  • liquidez seca = (ativo circulante – estoque) / passivo circulante
  • liquidez imediata = disponível / passivo circulante
  • liquidez geral = (ativo circulante + realizável a longo prazo) / (passivo circulante + passivo não circulante)

Indicadores de estrutura de capital e endividamento

Esses indicadores ajudam na realização de uma análise fundamentalista da sua empresa. Eles levam em consideração a análise contábil do negócio em questão. Isso quer dizer que eles são mais indicados para verificar se a empresa faz uma boa gestão do endividamento. 

Assim, a ideia é que sua empresa faça o comparativo com outras empresas que divulgam seus balanços, por exemplo na bolsa de valores, e verificar se a sua empresa é competitiva no mercado comparada a elas. 

Essa prática vai ser capaz de responder o quanto sua empresa é capaz de honrar as dívidas que ela possui. 

Os principais indicadores de estrutura de capital e suas fórmulas são: 

  • Fórmula Endividamento Geral = (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)/ Ativo Total
  • Fórmula Endividamento com Terceiros =  (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante) / Patrimônio Líquido
  • Indicador de Imobilização Sobre Recursos Não Recorrentes = Ativo Permanente / (Passivo Não Circulante + Patrimônio Líquido)
  • Fórmula Endividamento total/patrimônio = Total do Endividamento / Patrimônio Líquido
  • Fórmula Índice de cobertura de juros = Lucro antes dos juros e impostos (EBIT) / Despesas financeiras brutas
  • Fórmula Participação do Capital Próprio = Capital Próprio / Ativo Total
  • Fórmula Composição do Endividamento de Curto Prazo = Passivo Circulante / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)
  • Fórmula Composição do Endividamento de Curto Prazo = Passivo Não Circulante / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

Indicadores de valor de mercado

Os indicadores de valor de mercado, como o próprio nome já demonstra, são aqueles que trazem informações a respeito do mercado financeiro. Aquelas informações que são relevantes para o seu mercado. Eles servem como base para mostrar opções de caminhos a serem seguidos e trazem insights estratégicos.

Por exemplo, alguns desses indicadores mostram qual o atual comportamento do mercado em que sua empresa ou negócio está inserido. Os principais indicadores dessa área são: 

  • Preço / Lucro: 
  • Enterprise Value /EBITDA
  • Dividend Yield
  • Shareholders Yield
  • Preço / VPA

Para entender seus significados clique aqui. 

Indicadores de atividade

Esses indicadores são responsáveis pela mensuração das etapas do ciclo de vida de uma empresa. Esses processos envolvem desde os processos relacionados a vendas até a gestão do estoque, nos casos de empresas varejistas. 

Dessa forma, os indicadores de atividade permitem que a gestão da empresa funcione de forma correta e que seu capital de giro seja bem administrado. 

Alguns desses indicadores e suas fórmulas são: 

  • Prazo Médio de Estocagem: CPV/EM
  • Prazo Médio de Recebimento dos Clientes: (Duplicatas a Receber/Vendas)*360 
  • prazo Médio de Pagamento aos Fornecedores: (Fornecedores* 360/Compras)*360

Como definir os indicadores financeiros?

Para definir os melhores indicadores financeiros hoje para sua empresa, não adianta uma lista robusta e aleatória de indicadores sem contextualizar nada. Por isso,  a diante você confere um exemplo para  aplicar na realidade do seu negócio.

Vamos supor que o objetivo da sua empresa é gerar uma renda para você de R $10.000,00.  Esse caso é muito comum, não tenha vergonha dos seus objetivos iniciais. É natural, principalmente quando a empresa ainda está no começo, buscar um volume mínimo de lucro para sustentar os sócios, ainda mais em casos de empreendedorismo por necessidade.

Podemos pensar em 2 indicadores bastante usados: ROI – Return On Investment ou Retorno Sobre Investimento e MC – Margem de Contribuição, mas no caso específico do exemplo, o caminho seria você se preocupar com a MC, afinal de contas o seu objetivo é gerir o lucro do seu negócio para poder obter o resultado desejado.

O ROI não é menos importante, mas para o exemplo acima, o indicador Margem de Contribuição dará informações mais relevantes. O exemplo é muito simples, mas serve apenas para você entender que não adianta um painel de indicadores refinados se eles não fizerem sentido com a sua estratégia e os seus objetivos.

Como analisar os indicadores financeiros?

Essa análise de indicadores financeiros para tomadas de decisão não é uma receita de bolo, uma vez que ela deve ser definida de acordo com o ciclo financeiro de cada negócio e depende da complexidade da empresa. 

O que precisa estar claro é que a análise completa só é possível a partir do cruzamento de diversos indicadores financeiros. E, ao contrário do que pensam muitos empresários, o controle vai muito além de simplesmente entender o que cortar, ele pode levar a empresa a um nível muito mais elevado. 

A seguir você confere o passo a passo para analisar esses indicadores financeiros para investimentos na empresa ou para organização e planejamento empresarial: 

Compare o resultado

A comparação dos resultados obtidos pelos indicadores que você definiu acompanhar é fundamental. Ela pode ser realizada em intervalos definidos por semanas, meses e até anualmente. Depende do objetivo dessa comparação.

Quando esse comparativo é analisado, as chances de mudar de estratégia para uma mais assertiva e lucrativa são bem maiores, evitando prejuízos financeiros, por exemplo. 

Interprete os resultados

Quando se fala de análise de indicadores financeiros, o ideal é que eles sejam usados para pensar de maneira estratégica no crescimento e desenvolvimento da empresa. Por isso, não adianta estabelecer os indicadores e não buscar desenvolver atividades a partir dos dados que eles apresentam. 

O ideal é que eles sejam o guia para os próximos passos a serem seguidos pelos setores e membros da empresa. Sempre buscando colocar estratégias baseadas em dados em prática. 

Discuta as variáveis envolvidas no resultado

Assim, como no tópico anterior, o segredo dos sucessos dos indicadores financeiros é a possibilidade de desenvolver ideias a partir deles. 

Para isso, nada melhor que reunir diferentes pessoas, até mesmo de diferentes áreas, para analisar as possibilidades de crescimento e melhorias que eles indicam para a empresa. 

Decida ações e projetos

Após todo esse processo de listagem, levantamento, reunião e sugestões de estratégias, é a hora de partir para ações práticas no dia a dia da empresa. 

Isso significa que a empresa deve buscar alcançar metas e objetivos estabelecidos com base nos dados que os indicadores mostraram, assim a chance de sucesso e assertividade é maior. 

Conclusão

Agora que você entendeu o que são os indicadores financeiros, como defini-los e como analisá-los de maneira estratégica dentro da sua realidade. Que tal colocar em prática esses ensinamentos?

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

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