Indicadores financeiros para ficar atento

Existem alguns sinais que nos fazem ficar alerta: quando a luz do painel do carro acende, sabemos que é a hora de buscar uma oficina; o alarme de casa disparando mostra que devemos acionar imediatamente o serviço de vigilância; o termômetro indicando febre acima de 39° exige correr para o médico.

Com as empresas não é muito diferente. Alguns indicadores financeiros permitem ao empresário saber o momento exato de tomar medidas para assegurar a saúde financeira do seu negócio.

  • O primeiro deles é a margem de contribuição, ou seja, o que sobra do que se ganha com a venda de um produto ou serviço, depois de deduzidos os devidos impostos, comissões e custos variáveis. É onde o lucro está efetivamente, então, para a margem existir, é fundamental que os custos fixos sejam menores que a margem. Se forem maiores, está dado o primeiro alerta.
  • O segundo é vislumbrar claramente todas as informações relacionadas a investimento, que seriam quaisquer gastos que tenham a expectativa de retorno em receita. Aí figuram aportes em marketing, maquinário e upgrade no setor comercial.
  • O terceiro item da lista seria traçar a relação entre custos x receita, lembrando da importância de diferenciar antes o que seria custo do que seria despesa. Custos são todos os gastos ligados diretamente à atividade-fim da empresa, como matéria-prima, estoque e salários. Já as despesas não têm conexão direta com a atividade-fim, como comissões e publicidade.
  • Por fim, é preciso estar atento ao resultado líquido, medindo continuamente a performance do negócio para entender que ações podem ser tomadas para a sua melhoria constante.

Resumindo

Podemos dizer que não existe uma receita de bolo para fazer esse acompanhamento, uma vez que isso se define de acordo com o ciclo financeiro de cada negócio e depende da complexidade da empresa. O que precisa estar claro é que a análise completa só é conseguida a partir do cruzamento de diversos indicadores financeiros.

E, ao contrário do que pensam muitos empresários, o controle vai muito além do que simplesmente entender o que cortar – ele pode alçar a empresa a um nível muito mais elevado. Não deixe a luz vermelha acender!

Sobre a Celero

A Celero é uma plataforma de automação financeira que oferece os recursos de um sistema de gestão de alta tecnologia e a capacidade técnica de especialistas da área financeira que acompanham as rotinas diárias de seu negócio. Oferecemos tempo para que o empreendedor se dedique a atividade chave do negócio e dados para auxiliar a construir a melhor estratégia possível para empresa.

Clique aqui e descubra como otimizar o tempo que você gasta com a gestão financeira empresarial.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me