Como fazer a gestão financeira nas empresas de engenharia

A Gestão Financeira é um dos temas que mais abordamos por aqui e no artigo de hoje vamos falar de uma boa gestão financeira para empresas de engenharia. 

Engenheiros são conhecidos por serem bons com números, mas isso não significa que sabem o necessário para fazer uma boa gestão de sua empresa ou escritório. 

Pensando, no artigo de hoje levantamos alguns pontos que podem ajudar os empresários da área a aplicarem a gestão financeira de maneira estratégica e até mesmo prática. 

E aí, preparado para conferir esse conteúdo exclusivo sobre Gestão e Finanças para engenheiros? 

Então vamos lá! 

O que é gestão financeira?

Para você entender o que é Gestão financeira, você precisa enxergá-la como o conjunto de processos, atividades e procedimentos que buscam alcançar a saúde financeira da empresa.

Além disso, ela visa organizar o caixa e potencializar a arrecadação de lucros, tudo isso de maneira estratégica, mirando o crescimento e desenvolvimento do negócio.

De maneira prática, a gestão financeira de uma empresa, que pode ser de engenharia ou de outra área, é a administração e manutenção dos recursos econômicos que ela possui.

Assim, ela engloba tudo o que entra, tudo o que sai, o que precisa ser mantido em caixa, levando em consideração possíveis imprevistos, as obrigações fiscais e econômicas, os relatórios, as análises, as decisões estratégicas, números, percentuais, gráficos, tabelas e tudo mais. 

Isso deixa claro que realizar uma boa Gestão Financeira, não é uma tarefa fácil, como também não pode ser feita de qualquer maneira.

Por outro lado, atualmente, existem vários sistemas de gestão financeira no mercado que podem ajudar nessa gestão eficiente e estratégica que é tão necessária. 

Siga um planejamento financeiro nas empresas de engenharia

Quando falamos em seguir um planejamento financeiro, queremos dizer que sua empresa deve criar o próprio planejamento. 

Esse planejamento deve levar em conta os objetivos que a empresa possui, os gastos fixos e variáveis, custos com materiais e tudo que está ligado a entradas e saídas de dinheiro. 

Por isso, um aspecto crucial do Planejamento Financeiro é que ele pode aumentar os lucros do seu escritório de engenharia. 

Além disso, ter esse planejamento pronto e em mãos, é o que você precisa para fazer seu negócio crescer sem dívidas. 

Dessa maneira, esse planejamento deve estar de acordo com a realidade da empresa, do mercado e com os objetivos que devem ser alcançados.

Com isso, é possível ter maior controle sobre as finanças, fazendo o escritório manter as contas em dia.

Sem falar que ele vai te ajudar a tomar decisões e realizar investimentos mais assertivos e lucrativos. 

Construa uma base de dados 

Quando se possui uma empresa ou é gestor de uma, você precisa armazenar informações que te ajudem a pensar estrategicamente. 

Por isso é fundamental que você possua uma base de dados que te auxilie nesse processo diário. 

Dessa forma, o mais indicado é criar seu próprio histórico de dados, tudo que for ligado ao financeiro da agência deve ser armazenado.  

Isso deve incluir desde as movimentações com o fluxo de caixa da empresa aos relatórios contábeis e investimentos realizados.

Assim, quando você cria esse banco de dados, você consegue tomar decisões com base em números e visualizar melhor para onde caminhar. 

Use uma plataforma de gestão financeira

Atualmente, existem sistemas de gestão financeira disponíveis para automatizar o financeiro da sua empresa de engenharia. 

Utilizando o sistema da Celero, por exemplo, você pode programar tanto a data para o pagamento dos valores, como definir as quantias de reserva mensais para esse pagamento. 

Sem falar, que você também pode fazer a análise de relatórios que demonstram como está a saúde financeira da sua empresa.

Isso quer dizer, que é possível analisar o impacto das retiradas que realiza ou conferir se o planejamento financeiro está dentro da estimativa.

Outra vantagem é checar se vai conseguir realizar novos investimentos que gerem lucro para a empresa.

Dicas extras para a gestão financeira das empresas de engenharia:

Conclusão

Agora que você já sabe como fazer a gestão financeira da sua empresa de engenharia, a saúde financeira do seu negócio pode melhorar. 

Não esqueça que é necessário acompanhar os dados e ações que estão ligadas às finanças da empresa. 

Dessa forma, você pode tomar decisões mais estratégicas e que vão alavancar seus negócios. 

Esse conteúdo te ajudou? Conte sua opinião nos comentários e compartilhe nas suas redes sociais. 

Toda semana você pode conferir artigos exclusivos aqui no Blog.

Nossos conteúdos são feitos pensando em te ajudar! 

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me