Como fazer a gestão financeira nas empresas de engenharia

A Gestão Financeira é um dos temas que mais abordamos por aqui e no artigo de hoje vamos falar de uma boa gestão financeira para empresas de engenharia. 

Engenheiros são conhecidos por serem bons com números, mas isso não significa que sabem o necessário para fazer uma boa gestão de sua empresa ou escritório. 

Pensando, no artigo de hoje levantamos alguns pontos que podem ajudar os empresários da área a aplicarem a gestão financeira de maneira estratégica e até mesmo prática. 

E aí, preparado para conferir esse conteúdo exclusivo sobre Gestão e Finanças para engenheiros? 

Então vamos lá! 

O que é gestão financeira?

Para você entender o que é Gestão financeira, você precisa enxergá-la como o conjunto de processos, atividades e procedimentos que buscam alcançar a saúde financeira da empresa.

Além disso, ela visa organizar o caixa e potencializar a arrecadação de lucros, tudo isso de maneira estratégica, mirando o crescimento e desenvolvimento do negócio.

De maneira prática, a gestão financeira de uma empresa, que pode ser de engenharia ou de outra área, é a administração e manutenção dos recursos econômicos que ela possui.

Assim, ela engloba tudo o que entra, tudo o que sai, o que precisa ser mantido em caixa, levando em consideração possíveis imprevistos, as obrigações fiscais e econômicas, os relatórios, as análises, as decisões estratégicas, números, percentuais, gráficos, tabelas e tudo mais. 

Isso deixa claro que realizar uma boa Gestão Financeira, não é uma tarefa fácil, como também não pode ser feita de qualquer maneira.

Por outro lado, atualmente, existem vários sistemas de gestão financeira no mercado que podem ajudar nessa gestão eficiente e estratégica que é tão necessária. 

Siga um planejamento financeiro nas empresas de engenharia

Quando falamos em seguir um planejamento financeiro, queremos dizer que sua empresa deve criar o próprio planejamento. 

Esse planejamento deve levar em conta os objetivos que a empresa possui, os gastos fixos e variáveis, custos com materiais e tudo que está ligado a entradas e saídas de dinheiro. 

Por isso, um aspecto crucial do Planejamento Financeiro é que ele pode aumentar os lucros do seu escritório de engenharia. 

Além disso, ter esse planejamento pronto e em mãos, é o que você precisa para fazer seu negócio crescer sem dívidas. 

Dessa maneira, esse planejamento deve estar de acordo com a realidade da empresa, do mercado e com os objetivos que devem ser alcançados.

Com isso, é possível ter maior controle sobre as finanças, fazendo o escritório manter as contas em dia.

Sem falar que ele vai te ajudar a tomar decisões e realizar investimentos mais assertivos e lucrativos. 

Construa uma base de dados 

Quando se possui uma empresa ou é gestor de uma, você precisa armazenar informações que te ajudem a pensar estrategicamente. 

Por isso é fundamental que você possua uma base de dados que te auxilie nesse processo diário. 

Dessa forma, o mais indicado é criar seu próprio histórico de dados, tudo que for ligado ao financeiro da agência deve ser armazenado.  

Isso deve incluir desde as movimentações com o fluxo de caixa da empresa aos relatórios contábeis e investimentos realizados.

Assim, quando você cria esse banco de dados, você consegue tomar decisões com base em números e visualizar melhor para onde caminhar. 

Use uma plataforma de gestão financeira

Atualmente, existem sistemas de gestão financeira disponíveis para automatizar o financeiro da sua empresa de engenharia. 

Utilizando o sistema da Celero, por exemplo, você pode programar tanto a data para o pagamento dos valores, como definir as quantias de reserva mensais para esse pagamento. 

Sem falar, que você também pode fazer a análise de relatórios que demonstram como está a saúde financeira da sua empresa.

Isso quer dizer, que é possível analisar o impacto das retiradas que realiza ou conferir se o planejamento financeiro está dentro da estimativa.

Outra vantagem é checar se vai conseguir realizar novos investimentos que gerem lucro para a empresa.

Dicas extras para a gestão financeira das empresas de engenharia:

Conclusão

Agora que você já sabe como fazer a gestão financeira da sua empresa de engenharia, a saúde financeira do seu negócio pode melhorar. 

Não esqueça que é necessário acompanhar os dados e ações que estão ligadas às finanças da empresa. 

Dessa forma, você pode tomar decisões mais estratégicas e que vão alavancar seus negócios. 

Esse conteúdo te ajudou? Conte sua opinião nos comentários e compartilhe nas suas redes sociais. 

Toda semana você pode conferir artigos exclusivos aqui no Blog.

Nossos conteúdos são feitos pensando em te ajudar! 

Isabela de Meneses

Analista de Conteúdo na Celero, graduada em Comunicação Social com Bacharelado em Jornalismo pela UFPI, especialista em Gestão de Marketing pela UP e apaixonada por estratégias de conteúdo digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me