O que é gerenciador financeiro, quais são os benefícios e as funcionalidades?

Muitos empresários buscam formas de otimizar o setor financeiro das suas empresas. Uma opção para realizar esse objetivo é o gerenciador financeiro. Pensando nisso, o artigo de hoje explica o que é essa ferramenta e como ela pode ser usada estrategicamente na realidade do seu negócio. 

O que é um gerenciador financeiro?

Gerenciador financeiro é uma ferramenta que ajuda a administrar os recursos financeiros de uma empresa ou organização. O seu intuito é auxiliar a atingir metas e objetivos financeiros de forma eficiente e estratégica para o negócio. 

Esse instrumento é fundamental para organizar as finanças de qualquer empreendimento, pois está ligado diretamente aos lucros e gastos da instituição. Isso permite uma visualização estratégica da empresa. 

Quais os benefícios do gerenciador financeiro?

Segurança

Quando a empresa investe no uso de um gerenciador financeiro, ela está garantindo maior segurança nos seus dados e nas análises estratégicas relacionadas à saúde financeira do negócio. 

É aquela famosa história, com dinheiro não se brinca, por isso dados precisos são essenciais para fazer projeções de crescimento do empreendimento, por exemplo. Sem falar que ajuda a empresa a saber quando vale a pena investir em determinada área. 

Mobilidade e acessibilidade

Outro aspecto positivo do gerenciador é que ele permite o acesso rápido e prático dos seus dados financeiros. A maioria das plataformas de gerenciamento podem ser acessadas pelo próprio celular por meio de aplicativos para mobile (celular). 

Essa facilidade também permite que você opere seu financeiro de qualquer lugar que esteja, podendo evitar locomoções desnecessárias ou adiamento de compromissos já firmados anteriormente. 

A própria Celero permite que você tire fotos dos documentos ou envie arquivos em formato de pdf. Isso agiliza os processos e evita burocracias necessárias, pois a inteligente artifical consegue fazer a leitura dos documentos financeiros enviados, como boletos. 

Planejamento das finanças

O planejamento financeiro é estratégico para o crescimento de qualquer empresa e para manter esse empreendimento fora do vermelho. 

Uma ferramenta para fazer esse planejamento permite a organização das finanças, com o intuito de facilitar a realização de objetivos estabelecidos, de forma saudável, progressiva e sem a necessidade de empréstimos ou pedidos de créditos. 

Controle de inadimplência

Empresas que usam um gerenciador financeiro têm menos chances de não cumprir algum compromisso financeiro. O gerenciador permite agendar o pagamento de contas, assim você não fica refém da sua memória ou da memória da sua equipe financeira. 

Por exemplo, uma das funções mais utilizadas pelos clientes da Celero é o agendamento de contas a pagar. Os usuários costumam afirmar que com essa função a inadimplência das suas empresas caiu, já que as vezes deixam de pagar no dia correto por falta de tempo e não de dinheiro. 

Economia de tempo

Com os seus processos financeiros automatizados, você economiza tempo para atividades de gestão e projetos mais estratégicos. 

Sem falar que a inteligência artificial de plataformas de gerenciamento tornam os pagamentos mais rápidos e evitam a necessidade de locomoção, como foi citado anteriormente e todo empresário sabe que tempo é dinheiro. 

Saúde financeira da sua empresa

Muitos gestores fazem o uso de indicadores financeiros para avaliar a saúde financeira da empresa. Entre eles, liquidez, rentabilidade e a correlação de custos com a receita, geram métricas que auxiliam os profissionais da área a atestar os problemas e planejar a execução de melhorias. 

O gerenciador vai te apresentar esse indicadores sem a necessidade de vários cálculos ou uso de planilhas, que levam tempo para ficarem prontas. Sem falar que essas informações ficam centralizadas e são de fácil acesso na plataforma de gerenciamento. 

Quais são as funcionalidades do gerenciador financeiro?

Agora que você entendeu a importância de um gerenciador financeiro para sua empresa, chegou a hora de saber quais as principais funções práticas dessa ferramenta estratégica.

Uma dessas funções é a geração de relatórios, que podem ser: 

  • Relatório de Fluxo de caixa
  • Demonstrativo de Resultado e Exercício (DRE)
  • Relatórios de contas a pagar e receber 
  • Previsto x Realizado 
  • Demonstrativo Financeiro Mensal (DFM)

Outra função importante é a automatização de processos. Alguns deles são: 

  • Cronograma de Contas a Pagar e Receber 
  • Emissão de boletos e notas fiscais 
  • Geração de links de pagamento via cartão de crédito 

Sem falar que você tem segurança a respeito dos dados gerados, já que a tecnologia evita erros que geralmente acontecem quando essas atividades são realizadas por pessoas. 

Qual o melhor app gerenciador financeiro?

Com todas as informações que você absorveu até aqui, talvez esteja se perguntando qual o melhor gerenciador financeiro para o seu negócio. Para ter essa resposta é importante levar em consideração alguns fatores. 

O ideal é escolher uma plataforma especializada em gestão financeira, que consiga fazer esses processos financeiros de forma automatizada e eficiente, que você consiga acessar do seu próprio celular, por exemplo. 

Sem falar que não são todos os sistemas existentes no mercado que são capazes de fazer a leitura de documentos por meio de fotos e pdf, alguns ainda pedem que você preencha os dados manualmente e esse pode ser uma fator decisivo, caso seu volume de movimentações financeiras seja grande.

Por isso, a Celero oferece uma plataforma de gestão financeira que pode ser acessada tanto pelo navegador do seu computador, como também pelo aplicativo no celular. Com ela você tem acesso desde relatórios estratégicos, iguais aos citados anteriormente, como também a geração de boletos e notas fiscais para os seus clientes de forma automática. 

Outro diferencial, que é sempre citado pelos clientes Celero, é o atendimento dos consultores, cada cliente tem seu gerente de conta, que auxilia a empresa estrategicamente. 

Como baixar o gerenciador financeiro?

Para ter acesso a aplicativos de gestão financeira como o aplicativo da Celero, após fazer a contratação você pode baixar pela loja virtual do seu celular, android ou iOS. O app está disponível para os dois sistemas de aparelhos móveis. 

Assim, para ter um gerenciador de finanças é só ter um celular com internet para começar a usar e desenvolver visões mais estratégicas para o seu negócio, tudo isso com apenas alguns cliques. 

Como acessar o gerenciador financeiro?

Para acessar a Celero, por exemplo, você pode fazer a contratação de um dos planos disponíveis, entrando em contato com um consultor O seu plano pode ser escolhido  a partir das necessidades específicas da sua empresa, e logo depois você pode começar a usar. 

Um profissional especializado ajuda nos primeiros passos e nos primeiros cadastros de documentos na plataforma, como também nas liberações que envolvem o acesso às suas contas bancárias, para que tudo seja feito de forma segura e prática. 

Como usar o gerenciador financeiro?

Usar um sistema de gestão financeira é uma tarefa mais simples que parece. Basta você ter facilidade com o uso de computador e celular, o que hoje é algo comum. Nenhum conhecimento técnico é necessário. 

A parte difícil é feita pela inteligência artificial e o seu papel é garantir que o sistema esteja sendo alimentado com as documentações necessárias, para que possa operar e gerar dados estratégicos para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio. 

Conclusão

Depois de entender o que é gerenciador financeiro, quais suas vantagens e funções, você já pode começar a procurar o ideal para sua empresa.

A Celero é um gerenciador que otimiza o setor financeiro da sua empresa e pode te ajudar a elevar o nível do seu negócio com praticidade e segurança. 

Não esqueça que toda semana você pode conferir conteúdos exclusivos sobre gestão e finanças. Você também pode compartilhar esse artigo com outras pessoas que querem saber mais sobre finanças automatizadas.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

2 Comments

  1. Anísio Costa Castelo Branco Reply

    Bom dia , gostaria de contratar uma ferramenta rápida para implantar, foco no contas a pagar e receber e relatórios de fechamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me