Aprenda como gastar menos no seu escritório de engenharia

Querendo aprender como gastar menos no seu escritório de Engenharia?

Neste artigo separamos algumas dicas práticas de como você pode fazer isso. 

Continue com a gente para descobrir como aplicá-las na sua rotina de maneira simples. 

Quando uma empresa precisa cortar gastos, logo surge aquela dúvida, em qual setor mexer ou fazer cortes financeiros. 

Muitos pensam logo em diminuir funcionários, mas essa não é a única solução, muito menos a ideal. 

Pensando nisso e nas dúvidas que surgem, nós produzimos esse artigo para te guiar em momentos de cortes de gastos. 

Controle os custos variáveis

Eles estão entre as boas práticas financeiras e são eles que determinam o quanto de margem temos para cobrir todas as outras despesas de uma empresa. 

Em princípio, o próprio lucro de um negócio está ligado a como os custos variáveis são aplicados.

Por isso, compreender a diferença entre custos fixos, custos variáveis e despesas é tão importante. Vamos falar mais sobre isso nos próximos textos do blog, mas vai aí um spoiler:

  • Custos fixos: gastos ligados ao produto final que fazem parte da estrutura do negócio e permanecem constantes independentemente do que for produzido ou vendido. 
  • Custos variáveis: gastos ligados ao produto final que variam diretamente com a quantidade produzida ou vendida.
  • Despesas: gastos relacionados à administração da empresa, como áreas comerciais e financeiras.

Invista em Tecnologia

Além do controle financeiro, a tecnologia também é sua aliada, ela virou uma necessidade para que seja possível sua empresa se manter competitiva no mercado. 

Por isso, investir em tecnologia deve ser uma das suas prioridades, mas isso não significa que você precise desembolsar rios de dinheiro, ou seja, você pode contratar um serviço externo, não necessariamente desenvolver dentro do próprio negócio.

Atualmente, existem softwares disponíveis com valores acessíveis para diferentes realidades de negócio, você só precisa entender qual o melhor para o seu escritório de engenharia. 

A própria plataforma da Celero atende escritórios de engenharia, auxiliando na gestão financeira e otimizando os processos, que muitas vezes precisam ser feitos por um funcionário exclusivo. 

Sem falar, na facilidade de que você tem de acompanhar as finanças do seu escritório de qualquer lugar, já que o software funciona online, você só precisa ter acesso a internet. 

Dessa maneira, fica claro como está cada dia mais fácil fazer análises mais estratégicas do seu financeiro para saber como gastar menos no seu escritório de engenharia.

Planeje a folha de pagamento

Talvez, você já tenha escutado por aí a importância de manter um quadro de funcionários qualificados e de bom rendimento no seu escritório. 

Mas, isso não significa que você pode fazer contratações novas todas as vezes que desejar ou que um novo talento surgir em busca de oportunidade. 

Isso porque realizar contratações custam dinheiro e os custos com a folha de pagamento precisam ser planejados de acordo com as finanças da sua empresa.

Dessa forma, tanto para manter o pagamento dos funcionários atuais em dia, como para guardar reservas para novas contratações, é necessário que você tenha um planejamento.

Todas essas questões devem ser levadas em consideração, pois às vezes a demanda por algum serviço aumenta e você não tem dinheiro para contratar um novo funcionário. 

Assim, você não pode esquecer de fazer análises constantes das reservas da empresa e buscar criar um planejamento financeiro para novas contratações. 

Faça um Planejamento Financeiro

Em outros artigos já te explicamos o que é Planejamento Financeiro, mas caso você aina tenha alguma dúvida, nós temos um material completo falando sobre isso. 

Com isso, um aspecto crucial do Planejamento Financeiro é que ele pode aumentar os lucros do seu escritório de engenharia. 

Outra vantagem de ter esse planejamento pronto e em mãos, é que você pode fazer seu negócio crescer sem dívidas e de maneira gradual. 

Por isso, esse planejamento deve estar de acordo com a realidade da empresa, do mercado e com os objetivos que devem ser alcançados.

Desse jeito, você consegue ter um controle sobre as finanças, fazendo o escritório manter as contas em dia.

Sem contar que ele vai te ajudar nas decisões sobre investimentos mais assertivos e lucrativos. 

Conclusão

Agora que você já conferiu as dicas para gastar menos no seu escritório de engenharia, você já pode colocá-las em prática na sua realidade. 

Ao seguir esses passos, você pode formular estratégias mais econômicas para alavancar seu negócio. 

Não esqueça, todas as semanas, você pode conferir conteúdos exclusivos aqui no Blog da Celero. 

Deixe sua opinião e feedback nos comentários. Você também pode compartilhar esse conteúdo nas redes sociais.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me