Por que algumas empresas gastam mais do que ganham?

Uma das coisas que mais ouvimos dos clientes da Celero e do público que nos acompanha é que suas empresas gastam mais do que ganham.. 

Isso é mais comum que parece no Brasil e está entre os principais motivos de muitas empresas decretarem falência nos primeiros anos de vida.  

Mas, se esse é o caso do seu negócio, não se preocupe, você ainda pode rever a situação e evitar fechar as portas por conta de uma má gestão financeira. 

Ficou interessado? Quer descobrir como? Continue lendo esse artigo até o final para entender porque isso acontece e como você pode evitar. 

Vamos lá? 

Por que as empresas gastam mais do que ganham? 

Muitas empresas não possuem um planejamento financeiro, isso é um dos principais fatores que as levam a gastar mais que lucrar. 

Esse planejamento faz parte do plano de negócios que todo empreendimento deve ter. O ideal é que ele seja desenhado antes mesmo da abertura do negócio.

Assim, ele deve servir como guia para que o objetivo principal da empresa seja alcançado de maneira rentável e lucrativa.

Dessa forma, o planejamento financeiro deve apresentar o levantamento dos saldos de todas as contas, despesas e previsões de entradas.

Sem falar, que também deve conter a ilustração da realidade financeira da empresa, sendo um espelho das finanças. 

Isso quer dizer que o planejamento financeiro é o “médico” da sua empresa, ele vai ser o responsável por manter a saúde do caixa. 

Quando a empresa não possui esse plano fica difícil que o crescimento seja estratégico e de maneira crescente, pois não se sabe que caminho é possível seguir. 

Não investir em automação financeira

Mesmo a tecnologia ocupando cada vez mais espaços nas empresas, muitos empresários ainda possuem resistência a adotá-la. 

Uma das principais vantagens em adotar o uso de plataformas de Automação Financeira é que todas as suas informações ficam reunidas em um único sistema.

Assim é possível acompanhar todas as movimentações financeiras da empresa e ter certeza de que todas as obrigações e tarefas estão sendo cumpridas, estando em qualquer lugar.

Além disso, o controle de orçamentos também fica mais fácil de visualizar, ficando claro se os custos e despesas estão dentro dos limites definidos.

Por isso, com o controle e segurança oferecidos pela automação financeira, os sócios e colaboradores podem focar em ações mais estratégicas para o sucesso do negócio.

Assim, a tendência é que a produtividade aumente e sua empresa cresça ainda mais.

Com esse crescimento, os lucros podem aumentar de maneira gradativa e previsíveis, evitando desperdícios e gastos não necessários. 

Ao automatizar os processos, sua empresa ganha com a diminuição de custos extras com extratos e taxas de operações, já que as informações estão interligadas com os bancos. 

Os gastos causados por retrabalhos e erros operacionais também diminuem com a automação financeira. 

Além disso, é possível redirecionar a mão de obra que antes estava focada apenas nas rotinas financeiras para atividades mais estratégicas, como dito anteriormente.

Não analisar o Fluxo de Caixa

Para manter a saúde financeira da sua empresa saudável, sem problemas futuros,você precisa evitar cometer alguns deslizes.

O fluxo de caixa costuma ser algo bastante negligenciado no setor financeiro de muitas empresas.

Isso acontece em empresas de todos os tamanhos, de todos os setores, quando elas têm algum problema de gestão financeira para resolver, costuma ser por erros no fluxo de caixa.

A análise do fluxo permite que você consiga ter previsibilidade sobre as finanças do escritório porque ele basicamente funciona como um controle financeiro.

Para te ajudar a analisar, você pode criar uma planilha para o fluxo de caixa do escritório de advocacia, você vai perceber que além dos valores que você paga e recebe também é necessário inserir datas.

Assim como saber o quanto você vai receber pela conclusão de um processo judicial ou o quanto você vai gastar com o pagamento de uma conta.

Em outras palavras, através das datas de pagamento e vencimento de débitos você saberá quando sua empresa vai receber pela conclusão de um serviço.

Olhando para a planilha com as informações (de datas e valores) você conseguirá se organizar para quando você tiver dinheiro em caixa e quando não.

Ao passo que você saberá quando haverá dinheiro suficiente em caixa para manter as operações e quando não haverá para ver se será necessário fazer alguma negociação para o pagamento de contas.

Sem falar que algumas plataformas de gestão financeira, já fazem isso automaticamente para você.

Conclusão

Agora que você já sabe como evitar que sua empresa esteja entre as empresas que gastam mais do que ganham.

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos e deixe sua opinião nos comentários.

Não esqueça que toda semana saem conteúdos exclusivos aqui no Blog da Celero.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me