Como recuperar uma empresa em dificuldades financeiras?

A sua empresa está com dificuldades financeiras? Então leia esse artigo até o fim.

Abrir um negócio é um grande desafio! Mas tão difícil quanto começar a empreender, é tirar uma empresa do vermelho. Seja por conta de um novo concorrente, decorrência de crise econômica ou falha de gestão.

Mas, se este é o seu caso, respire fundo, estamos aqui para te ajudar se a sua empresa estiver em dificuldades financeiras!

Pare por um minuto e lembre-se do tempo investindo na empresa, os clientes, fornecedores e colaboradores que fizeram parte dessa história e que inegavelmente contribuíram de alguma forma para sua empresa chegar até aqui.

Visualize os acertos e erros desta jornada, e procure deixar claro na sua mente porque você começou. É a razão que te trouxe até aqui e que vai te ajudar em cada fase de sua vida como empresário.

Segundo alguns dados do Sebrae, a falta de cuidado com as finanças é o motivo da falência de 85% das empresas no Brasil.

Nós, aqui da Celero, sabemos na prática que o número é verdadeiro, e queremos ajudar os empreendedores com o intuito de mudar essa realidade!

Neste artigo, vamos apresentar 5 dicas para recuperar uma empresa em dificuldades financeiras. Vem com a gente!

1. É preciso saber onde está para planejar o próximo passo

Antes de mais nada, é necessário avaliar cada momento da sua empresa. Tente dedicar pelo menos uma hora por dia levantando todos os pontos para dar início ao plano.

Avalie as diferentes áreas da empresa: comercial, financeira, operacional, marketing etc. Quais são os pontos de dor, o que já deu certo ou errado em cada uma delas.

Convide seus colaboradores para conversar sobre suas áreas de atuação. Sem preconceitos, escute o que eles têm a dizer. Muitas vezes existem soluções dentro de casa, já que na correria do dia a dia passam despercebidas.

Além disso, o mercado está sempre mudando. Novos concorrentes e o cliente cada vez mais exigente. Por isso, é importante entender quais foram as evoluções do seu segmento, quem está dividindo o mercado com você, quais as práticas de mercado atuais e como o seu público está reagindo a seus produtos.

Retome contato com ex-clientes, procure seus concorrentes, pesquise sobre seus fornecedores e o que fizeram nos últimos anos. Pesquise novas tendências de mercado, para onde seu segmento está indo e avalie o quão atualizada sua empresa está.

Participe de feiras e eventos do seu segmento e do segmento de seus clientes, aproveite o network e a chance de falar da sua empresa com quem não a conheciam.

Assim você dará o primeiro passo para tirar a empresa em dificuldades financeiras do vermelho.

2. Elabore o plano de ação e determine as variáveis.

Chegou o momento de desenhar o plano de ação para reerguer sua empresa baseado no principal objetivo – o que direciona o negócio – são as tarefas que trazem dinheiro mais rápido para dentro da empresa.

Aquisição de Clientes 

Sem clientes não existe negócio. E provavelmente você já percebeu que os clientes que sua empresa tem não são suficientes. Os principais motivos, em pequenas e médias empresas, para que a carteira de clientes ou o volume de vendas não atendam a expectativa de rentabilidade são:

  • Processo comercial mal desenhado; 
  • Falta de metas de vendas;
  • Produtos com baixa margem de contribuição;
  • Custo de aquisição de cliente alto e difícil de recuperar.

Recursos necessários para recuperar o negócio

Sabendo o quanto você precisa vender e quanto isso vai custar, você precisa saber quanto deve investir para manter o negócio. Por isso, revise os custos e despesas da sua empresa, direcione o investimento e corte todos os outros gastos desnecessários. Para ajudar nessa etapa, confira nossa planilha de controle dos custos e despesas.

3. Procure ajuda fora da empresa.

É comum em fase de planejamento ou revisão de negócio, nos depararmos com oportunidades e necessidades que não podemos deixar passar. O problema é quando não temos caixa para investir. E aí, será que o banco é tão vilão assim?

O fato é que temos mesmo as maiores taxas, comparando a outros países, mas em alguns momentos a melhor saída será buscar seu Gerente e recompor o caixa da sua empresa para não prejudicar a operação.

Como escolher o melhor tipo de crédito para sua empresa?

Para saber escolher entre as opções de crédito disponíveis é preciso entender para que serve cada uma delas, o que está envolvido nas negociações e, principalmente, o momento da sua empresa. Sendo assim, a proposta de empréstimo é baseada em três principais pilares: a taxa de juros, o prazo para quitação do contrato e o valor emprestado.

Taxa de juros 

Ela varia de acordo com o risco identificado pela Instituição. Os principais pontos que vão compor a taxa de juros são: a garantia oferecida no contrato e o seu histórico de bom pagador. O momento da economia influencia também, mas isso não depende de você. 

A remuneração da Instituição e demais despesas de transação também são incluídas na taxa. Sendo assim, quando for comparar produtos bancários, o ideal é que avalie produtos semelhantes, assim você vai poder recorrer efetivamente a taxa mais competitiva.

Prazo do contrato de empréstimo

O prazo de um contrato de crédito pode variar entre um dia e anos. Existem operações de curtíssimo prazo, para devolver o dinheiro em 15 dias, ou para cobrir a conta só por uma semana até um financiamento de mais de 35 anos.

Para efetivar uma operação a longo prazo é preciso oferecer uma garantia. Normalmente, os financiamentos imobiliários colocam o próprio imóvel a ser comprado como garantia do contrato. Por conta disso, a taxa acaba se diluindo nas mais de 400 parcelas da operação. 

Empréstimos de curto prazo já são ofertados pelo banco automaticamente, baseado em sua movimentação. O cheque especial, operações para folha de pagamento e para cobertura de um eventual descompasso de caixa já têm um valor pré-aprovado. A utilização deve exclusiva para emergências ou para momentos de dificuldade de caixa.

Valor da operação

A primeira conta feita por quem quer efetivar uma operação de crédito é multiplicar o valor das parcelas pela quantidade delas. É aí que se encontra o erro: vai comparar o valor emprestado com o que vai pagar no final, e vai se assustar.

Emprestar dinheiro tem um custo para a Instituição, ainda mais no caso de um país com alto endividamento como o Brasil. Sendo assim, negocie somente o necessário, avalie nas suas projeções o quanto você realmente precisa e dê um destino fixo para esse dinheiro.

4. Tenha disciplina!

Toda mudança é difícil. Ainda mais em uma situação já ruim – o tempo é curto, o dinheiro é escasso e o emocional já não está como nos primeiros dias do negócio. Por isso, é preciso redobrar o foco e executar cada um dos passos de forma disciplinada, aplicando seus conhecimentos da melhor maneira possível.

E lembre-se: ser líder também significa se referência. De nada vai adiantar mover forças contra a falência da empresa se o dono do negócio não der exemplos aos demais. Para motivar sua equipe a reverter a situação, assuma a frente e deixe os objetivos claros desde o início. 

5. Análise dos resultados

Essa análise não se trata de um exercício técnico financeiro, mas de uma análise profissional como empreendedor e gestor do negócio sobre tudo que foi trabalhado. É comum se deparar com decisões difíceis neste momento, como alterar o modelo do negócio, o produto vendido ou até o segmento de atuação. Tudo o que puder recuperar sua empresa é válido neste momento.

É muito importante deixar a vaidade de lado. Normalmente, as operações que realmente dão certo são aquelas que não os gestores e proprietários e tomam decisões com base na razão e não na emoção.

Então, talvez a melhor palavra para definir a volta por cima em situações ruins é: resiliência. A situação na qual você ou sua empresa estão atualmente não precisa durar para sempre. Com tempo, dedicação e força de vontade, tudo pode ser ajustado e você pode sim tirar sua empresa do vermelho.

E essas foram as dicas que eu separei caso a sua empresa esteja em dificuldades financeiras. E por fim, aproveite para conhecer a plataforma da Celero, agende um horário clicando no banner abaixo.

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João Augusto

João Augusto
CFO – Chief Financial Officer na Celero
É administrador especialista em Finanças, Auditoria e Controladoria. Fez o atendimento consultivo para mais de 100 empresas, focando na redução de custos e auxiliando os usuários da plataforma a cuidar melhor de suas finanças.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

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