Descubra se você comanda uma empresa de tecnologia

Esse post é para você, que comanda uma empresa de tecnologia e talvez ainda não tenha se dado conta disso.

Primeiramente, se tem algo que todos concordamos é que a tecnologia pode ajudar a empresa a crescer exponencialmente, se bem utilizada.

Alguns processos da área de marketing, vendas ou atendimento ao cliente, por exemplo, ao receberem investimento em tecnologia podem mudar da água para o vinho.

Mas do que exatamente estamos falando? Será que a sua empresa já aposta em tecnologia e você ainda não se deu conta?

Em mais um post da nossa série de conteúdos sobre organização financeira, entenda como e quando usar tecnologia na sua empresa e quais são os benefícios para quem decide investir da maneira correta. Vem com a gente!

O significado de “tecnologia”

Nos últimos tempos, temos escutado muito sobre negócios que quebram os padrões, assim como, em empresas que apostam em tecnologia.

Mas o que nem todos nos contam é que a tecnologia não tem a ver apenas com inteligência artificial, aprendizado de máquina e todas estas palavras que as pessoas ficam repetindo como se fossem palavras mágicas.

O título deste post foi inspirado no artigo “Every Business Is A Technology Business — Some Just Don’t Know It” da revista Forbes, que com certeza me instigou a levantar o questionamento sobre o que, na verdade, é tecnologia. 

E acreditem, fui até procurar no dicionário, porque apesar de passar todos os meus dias dos últimos anos da minha vida estudando e trabalhando com tecnologia nunca tinha me questionado sobre o significado desta palavra.

Olha só o que encontrei: “Tecnologia é a teoria ou análise organizada das técnicas, procedimentos, métodos, regras, âmbitos ou campos da ação humana.”

Podemos perceber que, lexicalmente, tecnologia é mais amplo que o nosso senso comum nos diz, e que, com certeza, o seu negócio carrega uma série de teorias ou análises, documentadas ou não, de técnicas, procedimentos, métodos e regras que você utiliza para entregar valor aos seus clientes.

Ou seja: parabéns, seu negócio já entrega tecnologia!

Você é uma empresa de tecnologia?

Uma vez que entendemos que já apostamos em tecnologia em nossos negócios o tempo todo, qual será o motivo pelo qual ainda precisamos usar novas tecnologias já que estamos muito acostumados com as técnicas que já utilizam há anos?

Basta olharmos para as listas das empresas que mais cresceram nos últimos anos ou para a lista das empresas mais valiosas do momento. Todas têm algo em comum: uso exaustivo de tecnologia.

E isso se explica de uma maneira muito simples, as novas tecnologias são apenas técnicas mais novas e mais eficientes de se realizar as tarefas para se entregar valor aos clientes.

Tratando-se de computação, muitas vezes o empreendedor quer usar novas tecnologias no seu negócio, automatizar tarefas, diminuir falhas e aproveitar todos os benefícios disponíveis, mas ao pesquisar, descobre que fazer um software do zero pode lhe custar milhões e ainda precisa esperar mais de um ano para a implementação.

Mas então, por que não utilizar as tecnologias que outros gastaram milhões para desenvolver? Por que não trazer o conhecimento de outras empresas por meio de softwares e serviços que custariam anos e demandariam de muito esforço para serem construídos internamente?

Fica aqui a nossa dica: não é necessário reinventarmos a roda apenas pelo prazer de dizer que foi desenvolvida por nossa empresa.

Use tecnologia nos processos

Em dúvida sobre como usar tecnologia nos processos? O primeiro passo é identificar e avaliar as dificuldades que você encontra dentro da sua área ou em tarefas do dia a dia. A Celero é um ótimo exemplo de como usar a tecnologia para programar as tarefas do financeiro automaticamente.

No caso das finanças, uma das principais dificuldades é a alta demanda de tarefas burocráticas (agendamento de contas a pagar, conferência dos recebimentos, e a emissão de boletos e NFs). Nesse caso, a automação financeira tira essas atividades da sua rotina, proporcionando mais tempo e dados para que você foque em atividades mais estratégicas.

A sua lista de ferramentas está pronta? Organize por ordem de prioridade e avalie se as despesas adicionais estão de acordo com o seu fluxo de caixa. A nossa planilha de controle de contas a pagar e a receber pode te ajudar nessa etapa.

Sobre a Celero

A Celero é uma plataforma que promove tempo para que você, empreendedor, se dedique às questões estratégicas do negócio. Clique aqui e descubra como otimizar o tempo que você gasta com a gestão financeira empresarial investindo na tecnologia da Celero.


Eduardo Machado

Eduardo Machado
Tech Lead
Formado em Ciência da Computação, apaixonado por inovação, busca sempre adquirir mais conhecimento e tem como objetivo ajudar a mudar o mundo através do uso da tecnologia.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me