A sua empresa não precisa parar durante a quarentena

Durante a quarentena, acreditamos que apenas a união de forças e a conscientização são capazes de fazer com que tudo isso passe o mais rápido possível!

Nossa preocupação com o futuro das PMEs Brasileiras não é de graça, em 2019 elas representaram mais de 80% dos empregos no país.

São milhões de famílias que DEPENDEM economicamente destas empresas.

Um universo enorme de fontes de receita que geralmente não possuem profissionalização na sua gestão financeira.

Nosso propósito é AJUDAR ESSAS EMPRESAS durante a quarentena!

Levamos esse propósito muito, mas muito a sério… e foi pensando nisso que iremos concentrar nossos esforços em gerar conteúdos gratuitos de alto impacto e que podem fazer toda a diferença em te ajudar a conter da melhor maneira possível o impacto da pandemia no seu negócio.

Antes de pensar no futuro da sua empresa, é fundamental olharmos para o AGORA e entender que você e seus colaboradores precisam estar em segurança: saúde SEMPRE em primeiro lugar!

O primeiro ponto durante a quarentena é que, apesar das mudanças em nossas rotinas, definitivamente não podemos ser egoístas.

Pensar no coletivo é fundamental para que o vírus pare de avançar e que esse período passe o mais rápido possível.

Recomendações das organizações governamentais

Não atoa, o Ministério da Saúde passou algumas recomendações que você pode conferir agora neste link: Saúde anuncia orientações para evitar a disseminação do coronavírus.

É importante que você saiba como se prevenir para não se tornar um propagador do COVID-19.

Além disso, NADA DE PÂNICO, a Associação Brasileira dos Supermercados garantiu no ultimo dia 17/03 que o país não corre risco de desabastecimento de produtos básicos: “Supermercados de todo o país permanecem abertos durante a prevenção ao coronavírus

O governo federal já se posicionou com relação a fornecimento de água e outros recursos: Lobão diz que não haverá desabastecimento

Ou seja, a situação é GRAVE sim, no entanto, o isolamento e as práticas de higiene devem ser suficientes para conter o avanço do COVID-19.

DEPOIS de tomar as medidas de proteção à saúde, aí sim nós vamos pensar no futuro!

Ainda sobre ações governamentais, o Ministro Paulo Guedes comunicou diversas isenções de impostos que impactam de maneira positiva o seu planejamento.

Neste link, falamos de maneira descomplicada a respeito de todas as medidas anunciadas até agora (continuaremos acompanhando tudo isso de perto para que você sempre tenha atualizações confiáveis por aqui).

Agora quais são as primeiras ações que você precisa tomar?

O FOCO É MANTER A EMPRESA FUNCIONANDO DURANTE A QUARENTENA!

Precisamos buscar todas as ferramentas e maneiras possíveis para que nossas vidas continuem apesar da quarentena, afinal de contas QUARENTENA NÃO SIGNIFICA FÉRIAS!

É fundamental alterar o meio que realizamos nossos hábitos de consumo, porém o consumo de produtos e serviços não pode parar…

Por consequência lógica, as operações de nossas empresas também precisam ser mantidas.

Os salários precisam ser pagos e assim como você, seus clientes e fornecedores também tem todas as obrigações vencendo normalmente durante este período.

Então a mentalidade deve ser: opere com o mínimo de recursos possível, preserve o seu caixa para os próximos períodos que estão por vir (ainda não sabemos quanto tempo essa situação vai durar).

Na sequência temos algumas dicas para que sua empresa não pare de rodar.

Veja como manter a rotina da sua empresa

Vários tipos de serviço e vendas de produtos podem (e nesse período DEVEM) ser realizado remotamente.

Essa estratégia pode ser testada, a princípio, pelos seus orçamentos podendo ser feitos à distância (telefone, internet, e-mail, whatsapp, etc).

Para isso existem diversas ferramentas gratuitas de vídeo conferências, como por exemplo o Whereby, Google Hangouts e até mesmo o tão conhecido Skype.

Além disso existe a função de vídeo chamada em qualquer smartphone com câmera frontal no próprio WhatsApp.

Definitivamente, por falta de comunicação, sua empresa não vai parar!

Em caso da necessidade de atendimentos presenciais, É FUNDAMENTAL que você capacite a sua equipe para que ela trabalhe respeitando todas as normas de segurança e viabilizando situações onde os serviços não sejam prestados em ambientes com muitas pessoas.

Para quem trabalha com venda de produtos, existe uma tendência muito grande do aumento do uso das redes sociais.

Então manter os seus produtos anunciando nesses meios, com ofertas atualizadas e com o máximo de detalhes possíveis, pode te ajudar consideravelmente a não desacelerar completamente as vendas.

Não tem experiência com mídias sociais?

Existem DIVERSOS cursos acessíveis sobre o tema, lembre-se estamos falando sobre manter o seu patrimônio VIVO, então todo o esforço empregado não será em vão!

Cursos da Udemy podem fazer a diferença no seu negócio.

Se precisa de algo mais específico, recomendamos os cursos da Ana Tex (Instagram para Negócios) ou do Luciano Larrosa (Facebook para Negócios).

E quando eu precisar entregar alguma coisa?

Hoje existem diversas soluções para realizar entregas. Não tem motoboy

Sem problemas, a Loggi tem valores acessíveis para realizar qualquer tipo de entrega para que suas vendas não parem!

Precisa mandar para outras cidades e estados, por hora os correios estão trabalhando normalmente o que não deve afetar as suas vendas para distâncias mais remotas.

A maioria das empresas de ônibus intermunicipais e interestaduais também possuem serviço de transporte para portes menores de mercadoria.

Já para grandes entregas existem as startups como a CargOn e a Trizy, um marketplace que promete conectar todas as pontas da cadeia logística.

Para quem quer ainda mais facilidade com vendas online há também a curitibana OLIST que consegue conectar o seu estoque físico diretamente com os principais marketplaces que operam no Brasil, com valores atrativos, a ferramenta ainda por cima é super intuitiva e fácil de usar.

Vendas parcialmente resolvidas? Agora é hora de efetivamente começarmos a olhar para o financeiro e as operações da sua empresa e nos próximos materiais aprofundaremos sobre o tema!

E só pra deixar claro!

Todo o nosso esforço é para manter as empresas operando da melhor maneira possível, diminuindo o risco ao máximo de prováveis perdas.

Nichos e mercados específicos

É claro que existem alguns nichos e mercados específicos que simplesmente não podem abrir as portas nesse período, o que torna a situação ainda mais delicada (daí vem a importância de sempre gerar caixa para a empresa, para que em situações emergenciais seja possível permanecer operando até a tempestade passar).

Acreditamos que nesse período de turbulência, toda e qualquer informação que você tiver sobre como cuidar do dinheiro da sua empresa pode fazer toda a diferença e em nosso blog você encontrará VÁRIOS materiais para te ajudar com isso.

Na sequência falaremos sobre os seguintes temas:

  • Manter a organização da equipe para o trabalho remoto;
  • Como organizar o fluxo de caixa para períodos de crise;
  • Como montar um plano de contingência financeira;

Atualizaremos com fontes confiáveis sobre toda e qualquer determinação do Governo Federal brasileiro.

Desde já, podemos afirmar que estamos na torcida por você, para que todo esse momento passe logo e que sua família passe por tudo isso com saúde, bem como torcemos para que sua empresa saia ainda mais fortalecida!

Toda equipe Celero!

P.S.: O acesso a esse conteúdo é totalmente gratuito, fique a vontade para compartilhar.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me