Diferenças entre custos e despesas: tudo o que você precisa saber sobre

Mostraremos as diferenças entre custos e despesas com o intuito de ajudar você a administrar o seu setor financeiro.

No último texto do nosso Blog, trouxemos de forma breve a importância de entender de que forma os custos variáveis podem impactar no seu negócio, mas antes de entrarmos nesse detalhe novamente, vamos aprender a classificar, de uma vez por todas, as diferenças entre custos e despesas.

O que são custos?

Em primeiro lugar, é tudo o que uma empresa precisa gastar para conseguir prestar um serviço ou vender um produto.

Uma companhia que presta serviços, custos são as ferramentas que não podem faltar para que esse serviço seja prestado e as pessoas responsáveis diretamente por essa entrega. Em resumo, os custos podem ser classificados em fixos e variáveis.

Em uma empresa de manutenção de ar condicionado, por exemplo, custos são: as peças necessárias para realizar a manutenção e o técnico que se dirige até os locais para prestar o serviço.

O que são despesas?

Todos os gastos que a empresa tem e que não estão relacionados diretamente com o serviço prestado ou o produto vendido de tal forma que elas também podem ser fixas ou variáveis.

Seguindo o exemplo acima, todas as outras contas desse negócio, como luz, aluguel, condomínio, empréstimos, telefone e internet, são despesas.

Portanto, as demais saídas de capital que não têm envolvimento com a entrega final podem ser despesas administrativas, financeiras ou comerciais – a classificação varia de acordo com a fonte de cada uma.

Em resumo, para definir o que é custo e o que é despesa, é interessante pensar se o gasto em questão faria com que a empresa deixasse de produzir ou prestar o serviço. Se a resposta for sim, estamos falando de um custo. Caso contrário, é uma despesa, como o vídeo a seguir explica:

Por que é tão importante saber as diferenças entre custos e despesas?

Em suma, esses conceitos são fundamentais para realizar as demonstrações financeiras de forma correta, identificando a margem de contribuição – um dos indicadores mais importantes sobre a rentabilidade de um negócio.

Leia também: O que é margem de contribuição?

Em empresas do Simples Nacional, por exemplo, a margem de contribuição é basicamente o resultado da conta:

Margem de contribuição = Receita total – (Impostos + Comissões) – Custos

Ou seja, se o empreendedor não sabe exatamente o que são os custos do seu negócio, a margem de contribuição provavelmente está errada.

Dessa forma, em uma tomada de decisão para aumentar os resultados, o corte de custos pode impactar diretamente na capacidade da empresa de gerar receita. Por isso, quando for necessário, uma boa dica é pensar em diminuir as despesas ou trocar os custos antes de cortá-los efetivamente.

Agora que você já sabe classificar a diferença entre custos e despesas e, principalmente, a importância e o impacto que isso tem no seu negócio, fica mais fácil tomar decisões assertivas quando for necessário.

Continue acompanhando os conteúdos do nosso Blog e conte conosco para ajudar a sua empresa a crescer ainda mais e garantir muito sucesso!

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me