4 Dicas de Finanças de Academias que prosperaram no lockdown

Hoje nós separamos 4 dicas de finanças para academias que estão com dificuldade durante o lockdown.

A pandemia causada pelo Covid-19 deu uma chacoalhada nas academias do mundo inteiro. No entanto, muitas delas conseguiram superar o período de portas fechadas e voltaram até mais fortes.

Quais dicas de finanças essas academias podem passar para empreendedores de outros segmentos? 

Em parceria com a Tecnofit, empresa especialista na gestão de negócios fitness, preparamos este conteúdo com alguns segredos que fizeram academias prosperarem durante o lockdown. 

1. Nada fica parado! 

Tem um ditado na aviação que diz que “pior que um avião voando com poucos passageiros, é um avião parado no solo”. Ou seja, ficar parado é algo que não traz retorno financeiro algum. 

Muitas das academias que conseguiram prosperar durante o lockdown aproveitaram o momento de portas fechadas para alugar seus equipamentos para alunos dedicados. 

Entre os equipamentos mais requisitados pelos alunos estavam as esteiras, e muitas academias enxergaram esse mercado e tiveram êxito na locação de materiais. 

É importante que essa negociação seja feita através de um contrato com prazos bem estabelecidos, para que a empresa não sofra com inadimplência. 

Logo, a primeira dica sobre finanças empresariais que aprendemos com as academias é que todo, e qualquer equipamento, deve ser otimizado, de forma que não fique parado acumulando poeira e prejuízo. 

2. Negociação é a alma do negócio 

Na primeira onda de transmissão, lá em abril de 2020, muitas academias fecharam as portas e deram períodos de carência para seus alunos. 

Por exemplo, eles continuavam pagando os planos durante o lockdown, mas depois poderiam treinar pelo mesmo período sem pagar nada.

Em um primeiro momento, essa solução foi muito útil. No entanto, foi questão de tempo para os problemas começarem a aparecer. Após o lockdown, muitas academias tinham altas porcentagens de alunos treinando de graça. 

Ou seja, essas empresas tinham todo um gasto com contas fixas e funcionários, a academia parecia cheia, mas o dinheiro não entrava. 

Já as academias que conseguiram prosperar foram aquelas que fizeram negociações de valores, ou então criaram planos especiais. Um exemplo foram os negócios fitness que venderam planos anuais pelo valor de planos semestrais. 

Outras academias também atualizaram alguns pacotes, deixando eles mais acessíveis para a maior parte dos alunos. Essas estratégias ajudaram não só na retenção de alunos, como na aquisição de novos clientes também. 

3. Presença online

Uma das dicas de finanças mais importantes que as academias ensinaram é a questão da digitalização. Os treinos online têm o seu valor e as academias que souberam monetizar isso, alcançaram bons números. 

Outro ponto que fortaleceu a presença digital foi a produção de conteúdo para educação e nutrição dos clientes. Muitas academias começaram a produzir conteúdo sobre dietas, treinos rápidos, dicas de saúde, etc. 

Esse conteúdo relevante produzido de forma constante agregou valor ao serviço e fez com que os alunos não cancelassem seus planos. 

A presença em redes sociais e ações de marketing de guerrilha também foram fundamentais para a sobrevivência de muitos negócios fitness no Brasil. 

4. Software de gestão fitness 

Independente do nicho da empresa, ter um software de gestão é fundamental para um negócio crescer. 

As academias que contavam com um sistema capaz de automatizar cobranças, criar uma régua de comunicação com os alunos e transmitir aulas online, conseguiram sobreviver ao lockdown sem grandes traumas. 

O Tecnofit é o sistema de gestão fitness mais completo do Brasil, utilizado por mais de 3.500 empresas do segmento. Se você é gestor de uma academia e ainda não conhece o Tecnofit, está marcando bobeira.

Conclusão 

A pandemia prejudicou muitos negócios no mundo inteiro. O segmento fitness, com certeza, foi um dos mais atingidos de todos. 

Mas com criatividade e estratégias sólidas, muitas academias e empresas do ramo conseguiram sobreviver e se fortalecer. 

As dicas de finanças aprendidas com essas empresas podem ser aplicadas em vários outros negócios, desde que sejam feitas algumas adaptações. Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo. 

Esse artigo é uma parceria de conteúdo da Tecnofit com a Celero.

Sobre o Tecnofit: O Tecnofit é um sistema de gestão para academias, box de CrossFit, studios e demais negócios da área fitness. Com uma solução completa e 100% online, permite que o gestor controle diversas áreas como financeiro, vendas, relacionamento, programa de fidelidade, agenda de turmas, fichas de treinos e muitas outras funcionalidades. Aliado ao sistema, também existem os aplicativos Tecnofit Gestão, para que o gestor tenha acesso aos dados do seu negócio na palma da mão, e Tecnofit, destinado para o aluno controlar ficha de exercícios, avaliação física, resultados, check-in nas aulas, contratos e renovação de planos. Além disso, ainda tem o Tecnofit Box, exclusivo para alunos de CrossFit; e o Personal, feito para a gestão e controle dos personal trainers, possuindo uma versão gratuita.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me