A importância de cuidar do Fluxo de Caixa

Uma vez, Mario Bethlem, ex-presidente da IBM Brasil, disse que faturamento é ego, lucro é ilusão e o que realmente importa é o fluxo de caixa. Mas o que de fato isso significa?

É comum muitas empresas orgulharem-se de faturamentos astronômicos, porém em seu dia a dia, o que realmente importa é como a empresa usa todos esse dinheiro que recebe.

O que você prefere?

  • a) faturar 1 Milhão e ter disponível no final do mês 5 mil?
  • b) faturar 100 mil e ter 10 mil como resultado no final do mês?

Se você escolheu a alternativa B, concorda comigo, e desta forma, percebemos que Bethlem realmente estava certo quando afirmou que faturamento não é nada além de ego.

Agora você deve estar se perguntando: “Como alguém em sã consciência pode afirmar que lucro é ilusão?” Repare que ninguém aqui falou que o lucro é ruim, e sim, que o lucro é um motivo para ligar o sinal de alerta. Explico!

Quando uma empresa está gerando lucro, isso quer dizer que ela está trabalhando de maneira suficiente para gastar menos do que arrecada, o que não impede que erros aconteçam.

A “margem” pode esconder diversas ineficiências, o que no médio prazo, talvez cause impactos drásticos no resultado da empresa. Chamar o lucro de ilusão não é nada mais do que justo!

Ter lucro não significa que você pode sair torrando o resultado de sua corporação por aí. Se uma empresa não tem controle de suas variáveis e um planejamento bem feito, o cenário pode mudar abruptamente e lá se vai o seu patrimônio!

O que o fluxo de caixa tem a ver com tudo isso?

Para entender de uma vez por todas o que é fluxo de caixa vou tentar fugir do “financês”.

Simplificando, fluxo de caixa é a visão de todas as entradas e saídas previstas, possibilitando identificar pontos de necessidade de capital (falta de dinheiro) ou oportunidades de investimento (sobra de dinheiro).

Leia também: Inteligência financeira: muito mais do que contas a pagar e a receber

Cuidar bem dessas “sobras” e estruturar um caixa sólido, possibilita liberdade para a empresa desenvolver o seu planejamento custeado por si mesma, entendendo desde o começo quanto vai custar a execução do seu plano, tendo recursos em caixa e podendo trabalhar tranquila atrás dos resultados esperados.

Existe uma citação no livro “Sonho Grande”, a qual reproduz uma fala frequente de Jorge Paulo Lemann: “A única forma de matar um concorrente é pelo caixa”Esta é uma baita verdade: em uma concorrência acirrada na busca por fatias de mercado, quem tem mais caixa pode arriscar mais! E, como você empreendedor deve saber, quanto maior o risco, maior o retorno.

Trabalhar com esse mindset é o que muitas vezes determina se uma corporação vai crescer ou se será uma eterna pequena empresa. Reparou que essa ótica acaba com aquela máxima “vender o almoço para comprar a janta” que muitas instituições vivem?

Se você acompanha corretamente o seu fluxo de caixa, parabéns! Você está entre menos de 15% das empresas brasileiras. Se você não acompanha, agora a decisão é sua, vai ficar até quando andando no escuro?

Sobre a Celero

A Celero é uma plataforma de automação financeira que oferece os recursos de um sistema de gestão de alta tecnologia e a capacidade técnica de especialistas da área financeira que acompanham as rotinas diárias de seu negócio. Oferecemos tempo para que o empreendedor se dedique a atividade chave do negócio e dados para auxiliar a construir a melhor estratégia possível para empresa.

Clique aqui e descubra como otimizar o tempo que você gasta com a gestão financeira empresarial.


João Tosin
CEO – Chief Executive Officer
É administrador, financista, empreendedor e apaixonado por PME’s. Quer revolucionar o jeito que empresários gerenciam as finanças de suas empresas.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me