3 estratégias das seleções da Copa do Mundo para aplicar no seu financeiro

Obviamente, não somos só nós que estamos em clima de Copa do Mundo. Para quase todo brasileiro a competição não passa desapercebida, e na Celero não é diferente.

A copa do mundo da Rússia é composta por 32 seleções. Algumas com os astros mais bem pagos da história do futebol e outras com elencos não tão prestigiados assim. Na maioria dos casos essas seleções são compostas por jogadores que não atuam juntos em seus clubes de origem, muitas vezes jogam em países distintos e possuem características das mais variadas nos seus estilos de jogo.

São muitas as variáveis para montar um time forte em um ambiente altamente competitivo e ainda por cima gerar resultado.

Agora pense na sua empresa e no cenário atual do empreendedor brasileiro:

  • Ambiente altamente competitivo;
  • Gerar resultado;
  • Alguns com muitos recursos, outros com nem tanto;
  • Diversos fatores que podem gerar instabilidade no seu planejamento.

As variáveis encontradas na hora de montar uma seleção para o mundial também podem ser vistas no dia a dia do financeiro da sua empresa. Para contextualizar um pouco melhor vamos para algumas analogias:

O objetivo da Copa do Mundo

Assim como em qualquer competição, as seleções têm o objetivo de voltar para casa com a taça. Se uma seleção entra em campo sem um objetivo claro, dificilmente sairá de maneira bem-sucedida de lá.

No financeiro das empresas as coisas não são diferentes, se não existe um objetivo claro que vá além de “pagar as contas em dia e ver o que sobra” a probabilidade de encontrar problemas no caminho é altíssima.

Ler também: Inteligência financeira: muito mais do que contas a pagar e a receber

Os recursos

Olhando para a seleção brasileira podemos nos deparar com alguns dos jogadores mais caros da história do futebol, mas eles não têm valores astronômicos apenas por terem nascido em terras tupiniquins, existe todo um processo de formação de base, passaram por diversos clubes até chegar ao ápice de suas carreiras. Meninos que se transformam em Astros, recebem salário mínimo e alguns anos depois ganham milhões por ano.

Com os recursos da empresa a história não se altera, com o passar dos anos, a empresa se profissionaliza, cresce, valoriza e multiplica. Todo mundo conhece as histórias da Amazon, Apple, Google e tantas outras empresas, não é? O fundamental é entender que os recursos, de todos os tipos, são necessários para fazer a sua empresa decolar.

Ler também: Planejamento garante longevidade nos negócios

A estratégia

Todos os times querem ganhar a Copa do Mundo, porém para cada jogo é estabelecida uma estratégia diferente. Um exemplo claro disso foi a última derrota da poderosa Alemanha contra seleção do México. Ganhou quem tem mais recurso ou quem teve a melhor estratégia?

Se você já está no mercado sabe que não necessariamente quem tem mais recursos tem os melhores resultados, o mais importante de tudo é saber a melhor maneira de alocar as suas forças em busca dos objetivos que existem para a sua empresa.

Ler também: A importância de cuidar do Fluxo e Caixa

Resumindo

A analogia é clara e fácil de entender, porém sem controle efetivo dos seus números não é possível fazer quase nada para o planejamento estratégico da sua empresa. Controlar toma tempo e dá trabalho, mas o resultado de tudo isso pode ser uma empresa sólida e lucrativa por um longo período.

Agora é a hora de você arregaçar as mangas e garantir que os seus projetos tenham tudo isso!

Sobre a Celero

A Celero é uma plataforma de automação financeira que oferece os recursos de um sistema de gestão de alta tecnologia e a capacidade técnica de especialistas da área financeira que acompanham as rotinas diárias de seu negócio. Oferecemos tempo para que o empreendedor se dedique a atividade chave do negócio e dados para auxiliar a construir a melhor estratégia possível para empresa.

Clique aqui e descubra como otimizar o tempo que você gasta com a gestão financeira empresarial.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me