Como usar o PIX na sua empresa: guia de funcionalidades

O PIX é um dos assuntos mais falados entre os empresários, muitos querem saber como usar o PIX na sua empresa.

De acordo com o Google, as buscas pelo termo PIX aumentaram 850% após a data inicial de cadastro das chaves.

A questão é que são muitas informações e, ao mesmo tempo, muitas dúvidas dos usuários, principalmente dos empresários. 

Pensando nisso, neste artigo, você confere um guia do PIX. Por isso, separamos algumas funcionalidades e como usá-las na sua empresa. 

Antes de conhecer as funções do sistema de pagamento alternativo, você precisa entender primeiro o que ele é e porque foi desenvolvido.

Traduzindo o PIX

O PIX é um sistema de pagamento instantâneo, que serve tanto para realizar transferências bancárias, quanto para efetuar pagamentos. 

Ao fazer transferências utilizando o PIX os usuários, que podem ser empresas, têm algumas vantagens comparando o sistema com as transações via TED e DOC.

Uma dessas vantagens é que a transferência por PIX leva apenas 10 segundos para cair na conta do destinatário e ela também pode ser realizada 24 horas por dia, incluindo os finais de semana.

Isso quer dizer, que com o PIX, as transações da sua empresa não precisam esperar até o próximo dia útil para serem realizadas.

Além disso, as transferências por PIX são gratuitas independente do banco que as empresas utilizam.

Essa era uma das principais reclamações de quem utilizava as operações por TED ou DOC que cobravam uma taxa quando a operação envolvia bancos diferentes.

Assim, independente se as contas são do mesmo banco ou não, a transação será gratuita para pessoas físicas e MEIs. 

Chave PIX:

Para realizar essas transações sem custo, a única coisa que você  precisa é de uma chave PIX.

A chave PIX é escolhida por você e cadastrada no aplicativo do seu banco ou no caixa da agência bancária. 

Ela é uma informação sua, que pode ser desde o seu CPF, e-mail ou celular. No caso da sua empresa, você pode escolher utilizar o CNPJ. 

Além disso, você também pode escolher uma chave PIX aleatória, que é um código gerado automaticamente. 

Ao fazer isso, você pode ter uma chave para realizar movimentações sem passar suas informações pessoais. 

Sem falar que é possível criar uma nova chave aleatória sempre que quiser ou manter uma única e reutilizá-la.

Exemplificando o que foi dito anteriormente: Uma pessoa física pode cadastrar até 5 chaves no banco onde é cliente e uma empresa pode cadastrar até 20. 

Quando você for realizar uma transferência ou pagamento, você só precisa informar uma dessas opções.

Agora que você já sabe como funciona o PIX, já pode partir para como usar na sua empresa! 

Como cadastrar o PIX  da minha empresa 

O cadastro para Pessoa Jurídica (PJ) funciona da mesma maneira que o da Pessoa Física.

Dessa forma, só é necessário que a empresa possua uma conta corrente ou poupança. 

Assim, para realizar o cadastro da chave PIX do seu negócio é só acessar o aplicativo do banco que sua empresa possui conta.  

Também é importante lembrar que não existem restrições sobre o tamanho da empresa. 

Isso quer dizer que não importa se você é microempreendedor individual (MEI) ou se você é CEO de uma grande empresa corporativa. 

Uma dica importante dada pelo CFO aqui da Celero, João Augusto, é criar chaves específicas para a empresa.

Como assim? Por exemplo, um e-mail que só seja utilizado para questões que envolvem a empresa e que tenha o nome dela. 

Por outro lado, isso cria uma padronização nas movimentações financeiras que são feitas. 

Até mesmo demonstra profissionalismo para o cliente que vai transferir um pagamento ou para o fornecedor que vai receber de você. 

Essa dica também serve para o telefone celular cadastrado, o ideal é que seja o número do telefone de contato da empresa. 

A personalização também ajuda na hora da prestação de contas e da análise financeira da empresa, que leva em conta as entradas e saídas do caixa da empresa. 

Por onde as empresas podem receber dinheiro via PIX

Atualmente, existem três formas principais de receber o dinheiro via PIX de acordo com as informações oficiais do Banco Central.

Esses recebimentos podem acontecer por transferências que utilizam as chaves PIX da empresa e QR Codes, em casos que o cliente vai realizar o pagamento no balcão ou caixa. 

Como também por NFC (Near Field Communication), que pode ser utilizado por meio de tecnologias que realizam transações por aproximação.

O que é NFC 

NFC em português significa comunicação por campos próximos. Essa comunicação é feita por  uma tecnologia de comunicação de curto alcance, no máximo 10 cm.

Ela  funciona de maneira semelhante ao Bluetooth, só que com intenção diferente, pois só permite pequenas trocas de informação. 

A forma de utilizar essa tecnologia é encostando o celular na máquina de cobrança para realizar o pagamento de um show, por exemplo. 

Uma alternativa segura, rápida e moderna, que pode ser utilizada pelas empresas para receber pagamentos de produtos ou serviços. 

Custo do PIX para empresas: 

Muitos empresários questionam se o PIX é cobrado quando utilizado por empresas. 

Segundo o Banco Central informou, as instituições financeiras podem definir uma taxa fixa para transações e pagamentos realizados por empresas. 

A princípio, nesse primeiro momento não existe uma cobrança, mas que a cobrança dessa taxa é opcional para os bancos ou instituições financeiras. 

Conclusão

Enfim, agora que você sabe que o PIX é um sistema de pagamento que está revolucionando o setor financeiro, já pode implementá-lo na sua empresa. 

Afinal, o objetivo desse sistema é tornar as transações financeiras mais fáceis e ágeis tanto para consumidores como para as empresas.

Em síntese, se você ainda não cadastrou a sua chave PIX e quer usar o sistema, entre no aplicativo ou internet banking e faça o cadastro por lá.

Logo, depois de realizar o cadastro é só começar a usar! 

Gostou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários e compartilhe o texto nas redes sociais.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me