Cobrança de clientes: 3 dicas para fazer de maneira eficiente

A cobrança de clientes não é uma tarefa fácil, principalmente quando esses clientes estão inadimplentes. 

Por isso, para te ajudar nessa tarefa desafiadora, no artigo de hoje vamos falar sobre algumas dicas e técnicas que podem te ajudar a cobrar de maneira mais justa e agradável. 

Deixando claro que o objetivo não é ser desagradável e sim fechar o caixa da empresa de maneira positiva no final do mês, podendo cumprir todos os compromissos. 

Sem falar que ao cobrar um cliente, você não deve ser agressivo, mas sim mostrar os benefícios do produto ou serviço que ele comprou/ contratou. 

Preparado para conferir essas dicas? Então vamos lá! 

Abordagem positiva

O primeiro passo para realizar a cobrança de clientes é entrar em contato com um discurso agradável e positivo. 

Isso é, você não deve ligar ou enviar mensagens já pedindo que o pagamento seja efetuado ou dizendo que ele está em atraso. 

O mais indicado é cumprimentar esse cliente, falar que se recorda dele, chamá-lo pelo nome e perguntar se o produto está atendendo a expectativa, por exemplo. 

Assim você já quebra uma situação que poderia ser rígida e ele pode relaxar para conversar com você de maneira franca. 

Quando o cliente se sente processo da empresa ou dos funcionários dela, ele tende a cumprir com seus compromissos financeiros e quitar sua dívida, pois se importa com a opinião de quem prestou ou vendeu o produto ou serviço. 

Ofereça opções 

Outra forma de fazer a cobrança de clientes é levantando todas as opções possíveis de pagamento, antes de entrar em contato. 

Assim, você pode oferecer a forma que fica melhor para o cliente, boleto, link de cartão de crédito ou pix. 

Ter tudo isso em mãos, antes de fazer o contato para cobrar, é uma ação fundamental para ter sucesso. 

Dessa maneira o cliente enxerga que você pensou nele, ou seja, que você buscou maneiras que fossem mais fáceis dele cumprir o pagamento. 

Uma dica importante é ter um layout pronto, que pode ser enviado por whats ou e-mail, com dados bancários e formas de pagamento que sua empresa aceita. 

Automatize seu processo de cobrança de clientes

Você pode, por exemplo, emitir boletos de maneira automática, que serão enviados nas datas desejadas ao seu cliente.

O boleto  é um documento muito utilizado no Brasil como forma de pagamento de aquisição de um produto ou por um serviço prestado.

Assim o emissor (a empresa nesse caso) pode receber o preço acordado do pagador (o cliente).

E não é só isso, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) cerca de 4 bilhões de boletos são emitidos anualmente.

Esse é um número bem significativo para um país que possui uma população de mais de 200 milhões de pessoas.

Os motivos para os consumidores optarem pelo pagamento via boleto variam, pode ser por preferência pessoal porque não gosta de usar cartão de crédito por medo de ficar endividado.

Utilizando a Celero, plataforma de gestão e automação financeira, por exemplo você tem algumas vantagens.

Confira as vantagens: 

  • Economia de dinheiro: em bancos tradicionais, além de pagar por boleto emitido, se você precisar cancelar esse boleto ou fazer alguma alteração, na maioria das vezes você pagará uma taxa extra para realizar esses processos, coisa que não acontece na Celero
  • Redução de inadimplência de até 80%: a plataforma envia e-mails automáticos de lembrete de pagamento para o seu cliente.
  • Economia de tempo: é muito fácil emitir cobranças pela Celero. Antes que eu entre em mais detalhes, eu vou deixar um vídeo logo abaixo onde você comprovar essa facilidade, mas em resumo, você pode emitir boletos parcelados e programar emissão recorrente para o mesmo cliente. Centralizando todos os dados em um só lugar.
  • Relatórios mais precisos e mais dados para análise: na tela de entradas da plataforma você tem acesso a mais detalhes do que você recebe ao emitir um boleto pelo banco ou fazer uma TED. Além disso, ao centralizar as contas a receber na Celero, você terá dados completos para análise.
  • Relatório de Inadimplentes: no dia seguinte ao vencimento, tenha acesso rápido aos clientes inadimplentes e faça o controle de suas contas a receber.

Conclusão

Agora que você já sabe como abordar seus clientes para fazer cobranças de maneira mais assertiva e efetiva, você já pode colocar as dicas em prática. 

Mesmo clientes inadimplentes são importantes para sua empresa e a qualidade do atendimento inicial deve ser mantida até mesmo quando você precisa cobrar essa pessoa. 

Saber como fazer a cobrança de clientes de maneira agradável é uma estratégia que faz o seu negócio ter um grande diferencial.

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Todas as semanas temos conteúdos inéditos para ajudar você e sua empresa aqui no Blog da Celero!

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

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