Capital de giro: o que é e como calcular o da sua empresa

Capital de giro deveria ser um termo bem conhecido para quem tem uma empresa ou trabalha no departamento financeiro de uma, mas algumas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como ele funciona.

Seu principal objetivo é trazer a informação do tempo e da quantidade de dinheiro que a empresa precisa enquanto ela não recebe os produtos que vendeu para que possa pagar todas as suas despesas.

E como calcular o capital de giro?

Isso pode ser feito por meio do prazo médio de pagamento, relacionado com o prazo médio de recebimento.

Para entender melhor e conhecer algumas fórmulas sobre como calcular o capital de giro da sua empresa, continue acompanhando esse post com a gente!

Antes de explicarmos melhor como fazer essa conta, temos uma história que conta de onde veio o famoso capital de giro, que a gente adora contar: o termo surgiu no velho oeste dos Estados Unidos.

Quando os vendedores ambulantes atravessavam o país com suas carroças cheias de mercadoria – que eram financiadas pelos fornecedores e pagas quando eles retornavam para sua origem.

O giro do estoque financiado permitia que, com a margem das vendas, os vendedores comprassem mais carroças e o negócio expandisse.

Agora vamos te explicar o que ele é e como funciona na prática!

O que é capital de giro?

A história faz todo sentido, não é mesmo?

Mas agora, de forma bem simples e prática, capital de giro nada mais é do que o dinheiro que uma empresa precisa ter para manter suas atividades e pagar as despesas operacionais do negócio enquanto não recebe pelo produto ou serviço oferecido.

Esse dinheiro pode estar nas contas a receber, no caixa, no estoque ou na conta bancária da empresa.

Por que ele é um indicador importante?

O capital de giro mantém a empresa de forma saudável e funcionando da melhor forma possível, até receber pelas vendas.

Por isso é tão importante conhecer o tempo que demora para vender um produto ou serviço e receber por ele.

Assim, você pode definir o prazo de pagamento e não deixa de pagar nenhuma das suas despesas enquanto esse valor não chega.

A gente sempre pede um pouco de atenção a mais se a sua empresa trabalha com vendas parceladas. Imagine que um produto é vendido em 10 vezes, mas todos os seus custos são pagos à vista.

Portanto é preciso considerar que durante o intervalo dos 10 meses, você deve manter a operação, os funcionários e tudo o que a empresa precisa para funcionar sem nenhum problema.

Capital de giro x fluxo de caixa:

Aqui no nosso blog, temos um texto inteirinho sobre a diferença entre capital de giro e fluxo de caixa. Para encontrá-lo é só clicar aqui.

Mas como eles se complementam e para entender como calcular o capital de giro é importante conhecer o fluxo de caixa, a gente traz um resuminho aqui também!

O capital de giro é a quantidade de dinheiro que a empresa possui em estoque para manter ou sustentar o fluxo de caixa em dia, que por sua vez, significa a movimentação e o resultado financeiro da empresa, considerando tudo o que foi pago, e recebido.

Calculadora sobre um livro aberto
Saiba como calcular da sua empresa

Como você pode calcular

O capital de giro líquido sofre influência de várias variáveis, como custo e volume de vendas, prazos de estocagem, pagamento de compras, entre outros.

Para calcular o capital de giro é importante que você tenha um fluxo de caixa detalhado e transparente e que tenha conhecimento dos resultados da sua empresa. Sendo assim, a fórmula fica bem simples:

Capital de giro = AC – PC, sendo AC = ativo circulante (contas a receber, aplicações financeiras, banco, caixa e outros recursos) e PC = passivo circulante (contas a pagar, empréstimos, fornecedores).

É muito importante que você ou que a pessoa responsável pelo departamento financeiro da sua empresa faça esse cálculo com frequência.

Assim, você consegue garantir que sua empresa não tenha surpresas desagradáveis que podem causar um furo nos resultados.

A Celero te ajuda a calcular o capital de giro

A Celero é uma empresa de automação financeira que promete ajudar principalmente pequenos e médios empreendedores a colocar o departamento financeiro em modo automático para que eles possam focar nas atividades-chave do negócio.

Nossa plataforma de gestão financeira que faz o controle de receitas, despesas e do fluxo de caixa, agenda as contas a pagar.

Também faz a emissão de boletos, notas fiscais e extratos unificados, acompanha as metas financeiras e emite relatórios confiáveis.

Agora que você já sabe a importância e como calcular o capital de giro da sua empresa, a melhor notícia é que você não precisa mais perder tempo adicional com essas questões.

Basta clicar aqui, falar com um dos nossos consultores especializados e deixá-los te mostrar como a Celero pode ajudar a sua empresa!


Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me