Os benefícios da gestão de contratos digitais na área financeira

Os benefícios da gestão de contratos digitais na área financeira

Antes de tudo, você sabia que a gestão de contratos digitais na área financeira pode trazer inúmeros benefícios para a sua rotina?

Além de mais organização e produtividade aos funcionários, essa gestão também pode transformar o seu negócio através da tecnologia!

Primeiramente, antes de citar estes benefícios, queremos te contextualizar sobre esse universo dos documentos eletrônicos e assinaturas digitais.

Por isso, vamos começar explicando rapidamente sobre a Lei 14.063/20 e os tipos de assinaturas digitais.

Lei 14.063/20

A Lei 14.063/20 entrou em vigor no final do mês de setembro de 2020, com o objetivo de possibilitar a simplificação das assinaturas eletrônicas de documentos e ampliar o acesso a serviços públicos digitais, a fim de reduzir contatos presenciais (essencial em tempos de pandemia).

Esta lei amplia a lista de documentos públicos que poderão ser validados digitalmente por meio de assinatura eletrônica, acima de tudo, sem perder a validade jurídica da assinatura tradicional.

A sanção da Lei 14.063/20 significa um verdadeiro avanço rumo à desburocratização de processos em diversos setores, incluindo o setor de saúde e o financeiro.

Além disso, a nova Lei categoriza as assinaturas digitais em três tipos: simples, avançada e qualificada.

Assinatura simples

A assinatura simples é utilizada em transações que não envolvem informações sigilosas.

Possibilitando, dessa forma, a conferência de dados pessoais básicos (nome, endereço, filiação). Se baseia em algo como login e senha.

Assinatura avançada

A assinatura avançada é algo como dupla verificação, assim sendo para processos e transações que envolvam informações protegidas por sigilo.

Além dos casos previstos para assinatura simples, a assinatura do tipo avançada poderá ser utilizada em processo de abertura, alteração ou fechamento de empresas, por exemplo.

Assinatura qualificada

A assinatura qualificada é aquela emitida com certificado digital da ICP-Brasil.

Aliás, é o único tipo de assinatura autorizada em qualquer ato ou trâmite com o poder público.

A assinatura do tipo qualificada pode ser utilizada em atos de transferência e registro de bens imóveis, por exemplo.

Migre para o mundo digital

Migração para o mundo digital

Como citamos acima, a aprovação da Lei 14.063 é um verdadeiro avanço para diversos setores, e isso não seria diferente para a área financeira.

As empresas que lidam com finanças costumam ter uma alta demanda em relação a contratos, e fazer toda a gestão destes documentos importantes de maneira manual não deve ser uma tarefa fácil.

Ainda bem que, atualmente, existem diversas maneiras de deixar este fluxo tradicional, burocrático e lento para trás.

As empresas da área financeira podem migrar essa operacionalização de documentos para a gestão de contratos digitais, o que traria muito mais agilidade, segurança e organização ao dia a dia.

Aderir à assinatura digital na área financeira é ter mais praticidade, menos burocracia e, também, ajudar na preservação do meio ambiente, já que estas são ecologicamente mais viáveis.

Além destes motivos, as assinaturas eletrônicas têm se mostrado muito vantajosas em tempos de pandemia, pois evitam contatos físicos, visto que as pessoas podem assinar de qualquer localização.

Ainda falando sobre a migração da sua instituição para o mundo digital, podemos citar diversos benefícios da gestão de contratos digitais na área financeira. Separamos alguns dos principais abaixo.

Principais benefícios da gestão de contratos digitais na área financeira

Economia de papel

Em primeiro lugar, uma das principais imagens que vêm à cabeça quando pensamos em instituições financeiras é o acúmulo de papéis: pilhas e mais pilhas de papelada ocupando espaço em um escritório desorganizado.

Um dos principais benefícios da gestão de contratos digitais na área financeira é acabar com o acúmulo de papel.

Segundo dados da Contraktor, o uso da assinatura eletrônica e a gestão de documentos feita em ambiente virtual pode trazer até 84% de economia com papéis, tinta e logística!

Se você quer saber mais sobre o assunto, aqui vão 5 motivos para reduzir o consumo de papel na sua empresa.

Mais produtividade

Você sabia que uma gestão de contratos digitais na área financeira pode aumentar em até 60% a produtividade da sua equipe?

Portanto, ao invés de seus colaboradores perderem tempo procurando documentos em papel e perdendo prazos de assinaturas com um controle manual, os contratos digitais e assinaturas eletrônicas tendem a otimizar a produtividade através da digitalização deste fluxo de trabalho.

Aumente a sua produtividade e da sua equipe

Redução de custos

A gestão de contratos digitais na área financeira tende a trazer um resultado muito positivo em relação à redução de custos.

Em um fluxo de contratos tradicional você gasta dinheiro com impressões, motoboy, transporte, correios, papéis, cartórios…

Ao digitalizar esse processo, sua empresa conseguirá economizar até 85% com esses custos operacionais!

Trabalhar manualmente com processos contratuais pode gerar informações desalinhadas, lentidão e baixa produtividade dos departamentos.

Investir em tecnologia e ferramentas que melhoram esse processo é um bom caminho para que a sua organização tenha credibilidade e alcance o sucesso.

Conheça a Contraktor

Ficou interessado na gestão de contratos digitais?

Fundada em 2017, a Contraktor é uma plataforma no segmento de Contract Lifecycle Management (CLM) e Assinatura Digital, que une a assinatura de documentos e a gestão fácil de todo o ciclo de vida de um contrato.

De lá pra cá, são mais de 1 bilhão de reais em contratos já gerenciados dentro da plataforma e mais de 100 mil usuários assinando pela ferramenta.

Na Contraktor, dependendo do plano escolhido, você pode criar, editar, revisar, enviar e armazenar documentos em um único software, eliminando a descentralização de dados.

Tudo é armazenado em nuvem, ou seja, as informações são guardadas em um servidor online, munido de criptografia, garantindo segurança, e evitando alterações e fraudes.

Monitore os status das suas assinaturas e gerencie seus contratos digitais tudo em um só lugar!

Se você quer transformar digitalmente o seu negócio e acabar com a burocracia na gestão de contratos, fale com a Contraktor.

2 Comentários
    1. Bom dia Eduardo, tudo bem? Vou pedir para alguém entrar em contato com você, tá bom? Boa semana e até mais.

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