Balanço Patrimonial: para que serve, quando e como fazer?

No artigo de hoje, você confere o que é Balanço Patrimonial, como calculá-lo e qual a importância dele para manter uma empresa. Tudo isso de maneira prática e estratégica. 

O que é Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonial é um relatório que representa a situação financeira de uma empresa ou negócio. Nele são levados em consideração todos os ativos e passivos do empreendimento em questão, isso quer dizer, seus bens, dívidas e lucros.

Para que serve o Balanço Patrimonial?

A finalidade do Balanço Patrimonial é demonstrar a contabilidade da empresa, com o objetivo principal de apresentar a situação contábil e financeira do negócio, dentro de um período específico pré-definido.

Quando fazer o balanço patrimonial?

O momento ideal para fazer o Balanço Patrimonial é quando surge a necessidade de ter um relatório que visa apresentar a situação financeira de uma empresa para entender quais passos seguir em relação a um objetivo específico, que pode ser expandir a empresa ou conquistar investimento, por exemplo. 

Qual a estrutura do Balanço Patrimonial?

Ele deve ser composto por duas colunas, a da esquerda apresenta dados representando aos ativos da empresa e a da esquerda constando as informações sobre os passivos e o Patrimônio Líquido (PL) da mesma.

Já em relação aos dados dos ativos, na coluna é necessário apresentar os bens e direitos da empresa, discriminando de forma qualitativa cada um deles e também declarar seus valores, que representam o valor quantitativo desses ativos.

A coluna dos passivos deve demonstrar os dados referentes às obrigações que a empresa tem, isso quer dizer, as dívidas explicadas de acordo com a sua natureza e representação monetária. Assim, ele é constituído pelas obrigações da empresa para se manter aberta, como também, pelos investimentos feitos no próprio negócio e reserva de lucros, por exemplo.

De maneira simples, ele se refere à igualdade que as duas colunas precisam demonstrar ao final da listagem de ativos e passivos, como se esses elementos fossem colocados em uma balança comparativa.

O que é Ativo, Passivo e Patrimônio líquido na contabilidade?

Ativo

Os ativos de uma empresa são todos os bens da companhia, como os imóveis, os móveis, o dinheiro em caixa, o estoque de mercadoria e os direitos dela, como as dívidas, por exemplo.

Passivo

Os passivos são aquelas obrigações que o empreendimento possui, ou seja, as despesas da empresa que são as contas a pagar para os fornecedores, para o governo ou para o banco, em alguns casos.

Patrimônio líquido z

O patrimônio líquido é o resultado da diferença entre os ativos e os passivos empresariais. Ele é um dos principais indicadores do balanço patrimonial, levando em consideração o fluxo de caixa, o capital social, os lucros acumulados, por exemplo. 

A fórmula para calcular o patrimônio líquido é:

Patrimônio líquido = ativos – passivos

Como fazer o balanço patrimonial de uma empresa?

  1. Determine o período
  2. Determina os ativos
  3. Determine os passivos
  4. Calcule o patrimônio líquido
  5. Compare o total de passivos e patrimônio líquido com os ativos

Exemplo de balanço patrimonial

A seguir você confere um exemplo de balanço patrimonial para fazer na sua empresa: 

Como analisar o balanço patrimonial?

Para analisar um balanço patrimonial, a principal forma é por meio do cálculo de indicadores utilizando dados que podem ser coletados no demonstrativo.

Para ajudar nisso, a seguir listamos os principais indicadores e a fórmula para calculá-lo: 

Indicadores de renda

Retorno sobre os Ativos = Lucro Líquido/Ativo Total

Giro de Ativos = Vendas /Ativo Total

Indicadores de liquidez

Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

Liquidez Seca = (Ativos Circulantes – Estoques) / Passivos Circulantes

Liquidez Geral = (Ativos Circulantes + Realizáveis a Longo Prazo) / (Passivo Circulantes + Exigível a Longo Prazo)

Liquidez Imediata = Disponível /Passivos Circulantes

Indicadores de dívidas

Endividamento = Passivo Total /Ativo Total

Grau de Endividamento = Passivo / Patrimônio Líquido

Patrimônio líquido

Ativos (bens e direitos) – Passivos (obrigações) = Patrimônio Líquido da sua empresa

Conclusão

Agora que você já sabe a importância do Balanço Patrimonial e como calcular o da sua empresa, é importante entender que a tecnologia pode te ajudar a ter os dados necessários para esse cálculo. 

Plataformas de gestão financeira podem te ajudar nisso, já que centralizam todos os dados financeiros importantes da sua empresa. Gostou? Você pode testar a Celero agora mesmo gratuitamente: 

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me