Quais são as principais rotinas de RH no final do ano

Inegavelmente, todos os meses os profissionais de Recursos Humanos do Departamento pessoal se envolvem em muitas tarefas. Mas as principais rotinas de rh no final do ano conseguem acumular ainda mais atividades o que exige muita atenção e trabalho nessa época.

É extremamente importante ficar atento aos prazos para não correr o risco de gerar alguma multa para a empresa. Saber as principais rotinas dessa época do ano e estar atento aos detalhes é imprescindível.

Por isso criamos esse artigo. Para listar as principais rotinas de rh no final do ano e ajudar você a não deixar nada esquecido.

Pagamentos

Assim como em todos os outros meses do ano a Folha de Pagamento, CAGED, GPS, SEFIP e DARF também acontecem em Dezembro. Mas é preciso se atentar aos pagamentos do 13º salário.

O prazo para pagamento da primeira parcela acontece ainda em novembro (até o dia 30). A segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

Esquecer o pagamento, ou não cumprir os prazos acarreta em uma multa de R$ 170,16 por empregado. Por isso atenção com as datas limites!

Férias

Mesmo não sendo regra, a maioria das pessoas costuma marcar suas férias para a época de final de ano. Ou, no caso de algumas empresas, recebem as férias coletivas.

Por isso, é muito importante ter em mente todas as rotinas de rh no final do ano que envolvem as férias dos colaboradores. O profissional deve fazer o cálculo das férias, realizar o pagamento até 2 dias antes do início das férias do colaborador.

Confraternizações

Final de ano também é conhecido como época de festa. As comemorações são as mais variadas. Algumas empresas fazem grandes festas para celebrar não somente as festas tradicionais de natal e ano novo, mas também para comemorar seus resultados ao longo do ano.

Em outros casos as comemorações são menores, mas isso não quer dizer que são menos importantes. É válido fazer comemorações entre os times para aumentar o nível de integração, por exemplo.

Uma coisa é certa, nessa época todos precisam de um ânimo extra, tanto para terminar bem o ano, quanto para iniciar o novo ciclo com mais energia. Por isso é extremamente importante avaliar qual o melhor formato para a confraternização para sua empresa.

Banco de Horas

Para as empresas que usam o sistema de banco de horas esse é outro item que precisa estar na lista de atenção do rh. Isso porque algumas convenções coletivas estabelecem que o banco de horas deve ser zerado no final do ano.

Ou seja é importante acordar com os colaboradores para que eles façam a compensação das horas positivas ou negativas, para fechar o ano com o banco o mais enxuto possível.

Nesse momento é muito importante ter um controle automatizado do banco de horas dos colaboradores, para diminuir o trabalho operacional e evitar erros, que podem gerar multas e processos trabalhista.

Ter um sistema de controle de ponto online vai te ajudar a ter um controle mais simples e fácil da jornada dos seus colaboradores.

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me