Amadorismo no setor financeiro: como falir uma empresa?

Conheça o passo-a-passo do amadorismo no setor financeiro que levam muitas empresas à falência.

Você consegue se lembrar de grandes empresas brasileiras que faliram e fecharam suas portas aparentemente, do nada?

Ou pelo menos, sabe de alguma empresa do seu bairro ou da sua cidade que parecia ser muito boa, que prestava bons serviços ou produzia bons produtos, mas de repente, faliu e sumiu do mercado?

A Celero resolveu estudar um pouco mais sobre o que acontece nesses casos. E não demorou muito tempo para percebemos que, em 90% das vezes, o amadorismo no setor financeiro é o responsável por falir tantas empresas.

Também temos vários casos em que empresas foram abertas por necessidade, principalmente em época de crises financeiras.

Na maioria dessas situações, o empresário não passou muito tempo planejando e preparando o passo a passo da abertura de sua empresa e, por isso, não estava preparado para encontrar com os obstáculos e desafios da vida de um empreendedor.

Em todas essas situações, os responsáveis não olham para o seu dinheiro com aqueles 3 pilares básicos que sempre falamos por aqui: 1) controle 100%, 2) noção clara dos objetivos da empresa e 3) a previsibilidade de curto e médio prazo.



1. Controle total do financeiro da empresa

Significa ter o conhecimento e domínio de onde vem as receitas, quais são os motivos dos custos e despesas e garantir que o seu controle esteja coincidindo com o saldo da sua conta no banco. Ou seja, saber com clareza tudo que está acontecendo dentro do financeiro da empresa.

2. Traçar objetivos e colocá-los em ordem de prioridade

Isso faz com que você consiga manter o foco e saber para onde e porque de cada um dos passos durante o processo. Além disso, é importante saber para onde você quer ir para que possa medir os resultados depois.

3. Previsibilidade sobre os recursos e compromissos

Acompanhar se os recursos são suficientes para arcar com os compromissos previstos ajuda a entender como agir em determinadas decisões.

E sabe qual é a pior parte de tudo isso? Muitas dessas empresas têm certeza de que a culpa da falência é de algum sócio, do governo, do mercado, até da posição dos astros, mas não conseguem entender que elas precisam olhar para dentro do próprio financeiro e procurar pontos de melhoria para conseguir deixá-lo.

É claro que não estamos falando de empresas ruins, que são aquelas que só estão preocupadas com o dinheiro que vão tirar de seus clientes, mas não estão nem aí para o produto que estão vendendo ou o serviço que estão prestando.

Conclusão

E você, tem uma empresa boa? Já parou para pensar se o seu financeiro é amador ou se não pode ser um pouco mais profissional? Será que você não pode contar com a gente para te ajudar a reduzir o risco do fracasso da sua empresa?

A Celero existe justamente para isso: ajudar a reduzir a chance de falência das empresas e superar as dificuldades, encaminhando o negócio para o sucesso que todo empresário deseja desde que pensou em criar um CNPJ.

E sabe qual a melhor parte de tudo isso? Com a gente, você pode ter um departamento financeiro profissional na sua empresa, custando menos do que um estagiário. Isso parece uma oferta irresistível, não é mesmo?

Queremos que você, definitivamente, não faça parte da estatística de empresas que vão à falência todos os dias no Brasil. Chega de perder horas de sono.


Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me