4 erros que você está cometendo nas finanças da sua empresa

Hoje você vai aprender quais os 4 erros mais comuns que os empresários cometem nas finanças da sua empresa. 

O primeiro passo é entender que não é o fim do mundo cometer alguns erros, porque errar é uma ótima forma de aprender. 

Dessa maneira, você precisa descobrir quais são seus erros e o que está motivando você a cometê-los, para aprender como solucioná-los. 

Neste artigo você vai aprender quais são esses erros e como evitá-los. Vamos lá? 

1. Não manter a Saúde Financeira da sua empresa

Você com certeza já escutou o termo “Saúde Financeira”, mas o significado dessa expressão, você sabe qual é? 

Uma empresa com saúde financeira é uma empresa que está com as contas em dia, sem dívidas e com o fluxo de caixa em ordem. 

Desse modo, para medir a saúde financeira são analisadas métricas como, liquidez, rentabilidade e correlação de custos com a receita.

Ao analisar essas métricas, que podem ser visualizadas em números, você consegue entender qual caminho seguir. 

Isso é, saber onde investir, quanto investir e se realmente vale a pena gastar com novos produtos, por exemplo, ou manter o estoque atual.

Sua empresa pode ser comparada ao corpo humano, um corpo saudável é um corpo em equilíbrio, uma empresa com saúde financeira, é um empresa sem risco de falir. 

Manter a saúde financeira da sua empresa é fundamental para não cometer erros durante a gestão das finanças. 

2. Não saber quanto custa a própria empresa

Sim, muitos empresários não sabem quanto custa a própria empresa. Esse é um dos erros mais comuns, por incrível que pareça. 

Assim, conhecer bem as finanças da sua empresa te ajuda a entender o real valor dela para o mercado, principalmente, caso pretenda receber investimentos. 

Alguns até sabem qual o faturamento anual do próprio negócio, mas o valor patrimonial é o mais importante. 

Para calcular o valor patrimonial da sua empresa, você precisa usar a seguinte fórmula: 

TODOS OS BENS OFERECIDOS + TODOS OS SERVIÇOS OFERECIDOS

Ao realizar esse cálculo seus investimentos ou pretensões de crescimento não serão prejudicados. 

3. A folha de pagamento da sua empresa não fecha

Todo mundo sabe que manter um quadro de funcionários qualificados e de bom rendimento é o ideal para uma empresa dar certo. 

Mas, isso não significa que você pode fazer contratações novas todas as vezes que desejar ou que surgir um grande talento em busca de oportunidade. 

Até porque as contratações custam dinheiro e os custos com a folha de pagamento precisam ser planejados de acordo com as finanças da sua empresa.

Então, tanto para manter o pagamento dos funcionários atuais em dia, como para guardar reservas para novas contratações, é necessário planejamento.

Isso tudo deve ser levado em consideração, pois às vezes a demanda por algum serviço aumenta e você não tem dinheiro para contratar um novo funcionário. 

Por isso, não esqueça de fazer análises constantes das reservas da empresa e buscar criar um planejamento financeiro para novas contratações. 

4. Não usar um software para gestão das finanças da sua empresa

Ainda existem aqueles que não confiam na Inteligência Artificial para ajudar na gestão financeira, mas esse é um dos piores erros.

Hoje em dia ela é uma das maiores aliadas para fazer análise de dados financeiros com segurança e sem erros que os seres humanos podem cometer.  

Por meio de inteligência artificial e machine learning, a automação financeira controla várias operações do departamento financeiro ao mesmo tempo 

Um exemplo é a emissão de NFs e boletos, agendamento de contas a pagar, conferência das contas a receber e a geração de relatórios confiáveis e em tempo real.

Portanto, contar com um parceiro especializado para cuidar das rotinas financeiras pode representar uma enorme liberação de tempo e energia para as atividades mais estratégicas.

Atualmente existem softwares especializados para fazer a gestão financeira da sua pequena ou média empresa.

Um deles é o Celero, você  consegue automatizar toda a gestão financeira do seu negócio, agendar pagamento e ainda ter acesso a relatórios das suas finanças.

Conclusão

Agora que você sabe quais erros deve evitar ao fazer finanças da sua empresa é só colocar as dicas em prática. 

Você não tem mais desculpas para continuar errando na gestão financeira do seu negócio.

Gostou deste artigo? Quer aprender mais sobre finanças para empresas? É só acompanhar nosso blog que liberamos conteúdos exclusivos semanalmente. 

Não esqueça de compartilhar este conteúdo nas redes sociais e com os amigos que precisam saber sobre finanças. 

Deixe sua opinião nos comentários e qual o próximo tema deseja ver por aqui. 

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me