2ª parcela do 13º salário: tudo que você precisa saber

O ano de 2021 já está terminando e com a proximidade das festas de fim de ano, o 13º salário é um dos assuntos mais comentados entre os trabalhadores.

Talvez você já tenha realizado o pagamento do 13º dos seus colaboradores, ou pelo menos uma parte dele, já que a lei trabalhista permite que as empresas paguem o valor em até duas parcelas. 

Mesmo que agora você seja gestor ou empresário, provavelmente, um dia você recebeu o décimo terceiro e sabe que a maioria das pessoas fazem planos para a quantia. 

Esses planos vão desde viagens, compra de presentes, compras de materiais escolares ou até mesmo o pagamento de dívidas. 

Por isso é tão importante realizar o planejamento do pagamento das duas parcelas dentro do prazo imposto pela lei. 

Como já estamos em dezembro e o prazo para o pagamento da 1ª parcela foi até 30 de novembro, neste artigo listamos dicas para te ajudar a planejar o pagamento da 2ª  parcela. 

Quando é pago o 13º salário

O primeiro passo é entender que funcionários que prestam serviço em regime de carteira assinada têm direito ao recebimento do 13º salário.

Esse direito dos trabalhadores é garantido no Brasil pelo artigo 7º da Constituição desde 1988.

Ele é literalmente um salário extra e pode ser pago em duas parcelas. A primeira delas deve ser feita entre fevereiro e novembro, já a segunda até o dia 20 do mês de dezembro. 

Quando o empregador atrasa o pagamento da segunda parcela ou deixa de realizá-lo, ele está sujeito a pagar esse valor acrescido de multas e outros encargos trabalhistas. 

Sem falar, que existe o risco da empresa passar por ações trabalhistas, o que prejudica a aquisição de novos talentos e diminui as chances da empresa conseguir crédito bancário. 

Além de sair mais caro para empresa, como citado no início deste artigo, os planos dos funcionários também são prejudicados, o que leva a desmotivação da equipe. 

Por isso é tão importante realizar o planejamento adequado do pagamento da 2ª parcela do décimo terceiro. 

Faça o planejamento do pagamento da 2ª parcela do 13º salário

Como calcular o 13º salário

Talvez você não goste de cálculos, mas alguns são necessários para o seu planejamento, é o caso de calcular o valor de cada parcela do décimo. 

Ao realizar esse cálculo com antecedência é possível não ser pego de surpresa quando o mês de dezembro chega. 

Isso quer dizer que você vai ter em caixa a quantia necessária para pagar seus colaboradores, sem realizar empréstimos ou tirar dinheiro de contas pessoais, por exemplo.

O pagamento da parcela deve incluir também o pagamento de tributos, como: imposto de renda, INSS e FGTS

Ao calcular o valor de cada parcela e o pagamento desses tributos você consegue organizar as finanças da empresa e evitar um impacto financeiro prejudicial. 

O ideal é que você faça isso no início do ano, junto com o planejamento financeiro da empresa.

Mas fique calmo, caso ainda não tenha feito, você pode colocar em prática o que está aprendo neste artigo em 2022. 

Crie um calendário de pagamentos

Definir a data dos pagamentos vai te ajudar a organizar as retiradas do caixa da empresa. 

Assim você não retira uma quantia alta em uma única semana, o que pode prejudicar o pagamento de despesas fixas mensais. 

O ideal é que você separe o pagamento por setores, por exemplo:

  • Semana 1: RH
  • Semana 2: Comercial 
  • Semana 3: Administrativo
  • Semana 4: Marketing 

Organizando o pagamento em semanas diferentes, você faz retiradas menores a cada semana e pode acompanhar melhor as finanças. 

Sem falar que permite que você consiga entender para onde o dinheiro foi de maneira mais clara. 

Pois sabe que a cada semana tem um valor fixo para retirar dos lucros da empresa, até porque o décimo terceiro é proporcional ao salário de cada funcionário. 

O calendário te permite entender com antecedência quanto sua empresa precisa lucrar para cobrir os gastos com pagamento de décimo terceiro. 

Faça provisionamentos mensais

Caso este ano você não tenha planejado o pagamento do décimo terceiro com antecedência, uma dica valiosa para 2022 é realizar provisionamentos mensais. 

Agora você deve estar se perguntando o que é isso, não é mesmo

Provisionamento mensais são reservas que você faz mensalmente no valor de 1/12 do salário do funcionário. 

Por exemplo, você vai separar R$125,00 por mês para um funcionário que recebe um salário de R $1.500,00 mensais. 

Esse valor não vai ser descontado do salário e sim das reservas da empresa para pagamento. 

Também é importante não esquecer de acrescentar o valor dos encargos tributários que devem ser pagos com o décimo. 

Como a Celero pode ajudar no planejamento para o 13ª salário 

Utilizando o sistema da Celero, você pode programar tanto a data para o pagamento dos valores, como definir as quantias de reserva mensais para esse pagamento. 

Além disso, você também pode fazer a análise de relatórios que demonstram como está a saúde financeira da sua empresa. 

Ou seja, você pode analisar o impacto das retiradas que realiza, conferir se o planejamento financeiro está dentro da estimativa e checar se vai conseguir realizá-lo como deseja. 

Tudo te ajuda a garantir que o pagamento das parcelas do 13º salário sejam feitas sem problemas e dentro do prazo exigido pela lei.

Para acompanhar mais dicas de finanças para sua empresa é só acompanhar nosso blog. Toda semana você confere conteúdos exclusivos e educativos.

Gostou do artigo? Compartilhe com amigos ou nas suas redes sociais.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me